Ao usarmos a Internet usamos diversos meios de comunicação, mas, desde sempre, um canal é usado como pilar para a comunicação via web: o correio eletrônico ou, como é mais conhecido, o e-mail.
O e-mail se destaca principalmente quando falamos do meio empresarial e, por isso, é muito importante entender a diferença entre e-mail corporativo e e-mail gratuito para empresas. Hoje falaremos sobre o e-mail gratuito e se essa ferramenta vale a pena.
Como funciona o e-mail ?
O funcionamento do e-mail se baseia em protocolos TCP/IP e em protocolos de troca de mensagem, como o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol). O protocolo TCP/IP funciona mapeando os endereços de IP das máquinas, ou computadores, que irão fazer a transferência de dados – o IP do seu computador é como se fosse seu endereço completo, com CEP e tudo mais.
Já o protocolo TCP vai ser a conexão que irá fazer a transferência de um pacote que você envia do seu endereço ao endereço de destino. Logo, quando você está usando um e-mail, você está usando o SMTP, baseado no TCP/IP. O SMTP é funcional pois, na estrutura dele, existe um remetente e um destinatário, e por isso é muito utilizado em trocas de e-mails.
Importante reforçar que, para um e-mail funcionar, ele precisa estar hospedado em um servidor. No caso da comunicação entre dois indivíduos, com endereços de e-mail diferentes, serão necessários dois servidores.
Os servidores de e-mail devem ter a capacidade de resolver DNS’s de e-mails. DNS significa Domain Name System, ou Sistema de Nome de Domínio, ele serve para localizar onde está o servidor de determinado cliente de e-mail, e, após isso, consegue fazer uma busca do e-mail desejado, para que a mensagem seja enviada para o destinatário correto.
Vamos dar um exemplo prático: você utiliza um e-mail pago, ou seja, você tem um contato com um provedor de e-mail, portanto seu e-mail é da seguinte forma: meu_email@meu_provedor.com.br. Quando qualquer pessoa for enviar um e-mail para você, o servidor de e-mail do remetente vai resolver o endereço do destinatário, você, começando pelo DNS, que nesse caso é meu_provedor.com.br.
E-mail Grátis vale a pena?
Existem diversos servidores de e-mail em todo lugar da internet. Os mais comuns são: hotmail.com, yahoo.com.br e gmail.com. Você deve ter algum desses ou até mesmo um e-mail em cada um deles. Porém, será que eles são ideais para uso profissional?
Um provedor de e-mail grátis geralmente é mais utilizado no âmbito pessoal. É comum sua utilização para efetuar cadastros em sites, lojas, aplicativos, jogos e afins, o que vai fazer com que sua caixa de entrada esteja sempre movimentada por ofertas e notícias de tais sites e lugares. Fica difícil filtrar, em meio a tantos e-mails de diversos lugares, quando chega, por exemplo, um e-mail de um cliente importante.
Além disso, por serem servidores gratuitos, o filtro para impedir a chegada de e-mails mal intencionados é menor, por isso é possível que seu e-mail esteja recebendo várias mensagens de spam, mensagens maliciosas e até mesmo e-mails de listas que você nem mesmo se cadastrou!
Lembrando que a maioria desses e-mails maliciosos acarreta em malwares, ou vírus, no seu computador e até mesmo roubo de dados. É uma grande dor de cabeça que você pode ter escolhendo um plano simples e gratuito. Caso você queira saber se o seu e-mail foi vazado existem algumas ferramentas que podem te ajudar com esse tipo de situação. Uma delas é o “Have i been pwned”. Essa ferramenta dá informações sobre seu e-mail, onde ele foi vazado e quando ele foi. Também oferece dados sobre qual site foi responsável pelo vazamento.
Também vale ressaltar que, quanto mais mensagem você recebe, mais a sua caixa de entrada enche, e, consequentemente, mais espaço de disco no servidor ela vai usar. Os provedores de e-mail grátis geralmente estipulam um limite de dados que sua caixa pode ocupar e, caso ele seja atingido, você só consegue receber e enviar novas mensagens quando liberar espaço, ou seja, você vai precisar gastar um tempo selecionando e apagando itens.
Alguns servidores realizam uma limpeza automática de tempos em tempos, o que significa que a sua caixa nunca vai atingir o limite estabelecido, mas não existe um filtro para essa limpeza, então alguns e-mails importantes que estão na sua caixa de entrada poderão ser apagados e perdidos para sempre.
Outro fator limitante dos servidores de e-mail grátis é a quantidade de arquivos que você pode enviar para outras pessoas. Eles limitam a quantidade de arquivos e obrigam você a inserir links ou até mesmo a comprimir os arquivos para que o e-mail seja enviado corretamente, gerando, em alguns casos, perda de qualidade de arquivos e outros inconvenientes.
Imagine que você está fazendo uma limpa na sua caixa de entrada e sem querer apaga um e-mail com seus documentos, aqueles que você usaria para fazer uma viagem internacional ou começar um pequeno negócio, por exemplo. Provedores de e-mail grátis não possuem preocupação com backups, ou seja, seus dados podem ser perdidos e a recuperação deles pode ser impossível.
Conclusão
Usar um provedor gratuito oferece benefícios sem custo algum. Mas quando você é uma pessoa autônoma, ou um empreendedor com algum tipo de negócio em crescimento na internet, o melhor a se fazer é contratar um provedor pago.
A segurança proporcionada referente a mensagens de spam ou até mesmo e-mails maliciosos é maior, sem contar que existe sempre uma parte dedicada para o backup das suas mensagens. As chances de vazamento são bem menores e existem diversos planos que você pode contratar para melhorar a sua experiência com o e-mail. Esses planos oferecem maior capacidade de armazenamento, maior largura de banda para enviar arquivos, caixa de entrada customizada, e caso você queira escolher uma limpeza automática de arquivos isso é possível também.
Então lembre-se, caso queira usufruir do correio eletrônico como uma ferramenta poderosa, que vai trabalhar ao seu favor, nunca deixe de considerar uma opção paga.
A i7 Host oferece várias opções para você que busca uma hospedagem de domínio e um provedor de e-mail seguro, com suporte 24h, backups recorrentes e a proteção de dados que você tem direito. Se você busca mais profissionalismo e segurança para seu e-mail, converse com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.