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Se você está montando um negócio na internet já deve ter se deparado com uma infinidade de termos que nunca viu antes. Contratação de hospedagem, escolha de um domínio, pesquisas de mercado, provedores de e-mail, entre outros. O mais importante de tudo não é dominar todos esses termos e ser um expert em tecnologia, e sim mostrar profissionalismo. Mas como assim?
É preciso saber escolher o melhor serviço para garantir resultados positivos para o seu negócio. Por isso, hoje falaremos especificamente sobre algumas dicas para escolher o provedor de e-mail certo para sua empresa!
O que é um provedores de email?
Um provedor de e-mail nada mais é do que um serviço que você contrata para que possa receber e enviar e-mails para outras pessoas ou empresas. Esse serviço é disponibilizado por diversas plataformas e, para o caso de você usar um e-mail pessoal, a maioria deles é disponibilizado gratuitamente.
Esse tipo de plataforma conecta a sua caixa de e-mails a um servidor, que é responsável por armazenar todas as suas mensagens e disponibilizar elas caso você deseje acessar o seu histórico. É arquitetada uma estrutura de dados particular para que você consiga enviar e receber arquivos, além de organizar caixas dentro de caixas para uma melhor organização e planejamento. Algumas plataformas também têm certos algoritmos que conseguem detectar e-mails maliciosos ou spam.
Mas, como foi dito anteriormente, apesar desses serviços serem gratuitos, eles não oferecem o necessário: uma identidade para seu e-mail corporativo, algo muito importante para que o cliente considere a sua empresa como uma empresa séria.
Quais as vantagens de contratar um provedores de e-mail?
Contratar um provedor de e-mail profissional proporciona algo que os planos gratuitos não conseguem: personalidade. Digamos que você tenha aberto o seu negócio online, uma loja de sapatos e dos canais de comunicação entre cliente e empresa é um endereço de e-mail gratuito. Esse endereço não tem a opção de ser customizado, ele tem a marca do provedor que oferece ele gratuitamente, ou seja, no e-mail definido por você vão ter o nome de duas empresas.
Escolhendo um provedor pago você tem a possibilidade de criar vários endereços de e-mail diferentes com a marca da sua empresa. Usando o exemplo anterior, você estabeleceu 3 canais de comunicação, via e-mail, para que os clientes entrem em contato com a empresa, sendo um deles um canal de suporte, outro é de reclamações e, por fim, um de sugestões para melhorar o serviço. Esses endereços de e-mail ficariam da seguinte forma caso você tivesse contratado um provedor profissional: suporte@minhaloja.com, reclamacoes@minhaloja.com e sugestoes@minhaloja.com.
Caso você deseje usar os provedores gratuitos, como o Gmail, Yahoo ou Hotmail, eles vão obrigar você a ter a assinatura deles. No caso anterior os endereços de e-mail ficariam assim: suporteminhaloja@gmail.com ou reclamacoesminhaloja@hotmail.com. Além de ter a assinatura de outra empresa o endereço fica muito comprido e de difícil memorização.
Dicas para contratar o melhor provedores de e-mail para sua empresa
Agora que você já sabe o que são os provedores de e-mail, separamos algumas dicas para facilitar a contratação do melhor serviço para sua empresa:
Verifique a segurança
Primeiramente, segurança. Escolha por provedores de e-mail que sejam confiáveis, procure avaliações da empresa na internet, quais são os alinhamentos profissionais e se ela atende os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Depois disso, verifique os planos disponíveis, levando em consideração a quantidade de armazenamento oferecida para sua empresa e quais são os serviços oferecidos para cada plano.
Limitação de envio de e-mail
Verifique se existe limitação de transferência de dados por e-mail, assim como a separação automática daqueles que são considerados maliciosos, os famosos spam.
Um plano que proporcione essa separação automática faz com que a sua equipe profissional não tenha imprevistos no dia a dia da empresa, além de ter uma maior segurança para os seus dados e um grande aumento na produtividade. É importante que você escolha um provedor com um servidor de qualidade, de preferência seja um servidor SMTP.
Suporte
Algo que também deve ser verificado é a qualidade do suporte da empresa. Caso você tenha problemas com a plataforma contratada, seja por um serviço que não tenha sido atendido de forma correta ou algum bug que você tenha experienciado, o suporte deve estar lá sempre, oferecendo canais de comunicação de fácil acesso com soluções rápidas para que o seu negócio nunca pare de funcionar.
Custo benefício
Por último, e não menos importante, verifique o custo benefício do plano que você vai contratar. Após ter avaliado todos os requisitos acima verifique se isso cabe no seu bolso e está alinhado com o seu planejamento financeiro.
Verifique se a empresa oferece portabilidade entre planos pois, caso seu negócio e equipe cresçam, o plano vai ter que mudar, ou crescer, junto com o seu empreendimento!
Conclusão
Escolher um provedor de e-mail profissional é um investimento certeiro para a credibilidade do seu empreendimento. A organização oferecida pelos endereços com caixas de mensagens personalizadas irá agilizar muito o processo, principalmente quando entendemos que o e-mail é um dos principais canais de comunicação entre empresas e clientes!
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