Início Blacklist Consultar Blacklist: Como verificar se seu site está listado

Consultar Blacklist: Como verificar se seu site está listado

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
Como saber se meu site está numa blacklist?

Você sabia que é possível consultar blacklist para saber se o seu site está listado numa lista negra? De fato, uma blacklist é uma lista de sites ou endereços IP relatados como fontes de spam, vírus, fraude e outras atividades maliciosas. 

Sem dúvidas, se o seu site está numa blacklist, você pode sofrer quedas no tráfego ou, simplesmente, não vai gerar nenhum tráfego.

Certamente, os clientes de e-mail ou usuários de programas antivírus que usam esses bancos de dados podem ter acionado esses recursos e ferramentas que sinalizam quando um site infringe as leis, políticas ou vem com conteúdo ilegal ou vírus maliciosos. 

Mas e se meu site não infringe a lei, não tem conteúdo impróprio e muito menos, arquivos maliciosos? Nem sempre seu site pode estar errado e apenas está sofrendo consequências de usuários mal intencionados ou que apenas não desejam mais receber o seu conteúdo.

Então, a maneira mais fácil de evitar estar em uma lista negra é não enviar e-mails de spam e ser cauteloso com o que você vincula. Este artigo vai fazer você descobrir como usar um verificador de lista negra e sua importância no SEO.

Como consultar blacklist e saber se o seu site está listado

Essa verificação é feita por ferramentas que fazem a verificação para saber se o site está numa blacklist, essa ferramenta permite que você veja se seu site foi bloqueado ou não. Primeiramente, é extremamente importante usar a ferramenta, afinal, a lista negra impede que os visitantes acessem seu site. De fato, isso acontece devido a reclamações de spam de outros sites que hospedam seu domínio ou endereço IP. 

Se você está preocupado com a segurança do seu site e com sua presença na internet, é importante saber que essa lista negra de endereços de IP ou URLs que foram identificados como perigosos ou suspeitos, podem causar um bloqueio do seu site e emails.

Fale com um especialista para resolver problemas de blacklist

Mas como saber se o seu site está na lista negra?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir para consultar blacklist:

Use ferramentas online para consultar blacklist

Existem diversas ferramentas online para fazer o monitoramento de lista negra. Alguns exemplos incluem o MXToolBox, Sitechecker, o Norton Safe Web e o Siteadvisor. Portanto, basta digitar o endereço do seu site e verificar o resultado.

Verifique as configurações do seu provedor de e-mail

Se você está tendo problemas para enviar ou receber e-mails, pode ser que seu site esteja na lista negra de alguns provedores de e-mail. Então, verifique as configurações de segurança do seu provedor de e-mail para ver se o seu site está sendo bloqueado.

Verifique os registros de erro do seu servidor

Se você está tendo problemas para acessar seu site, verifique os registros de erro do seu servidor para ver se há mensagens relacionadas a bloqueios ou problemas de segurança.

Se você descobrir que o seu site está na lista negra, é importante tomar medidas imediatas para removê-lo. Isso pode incluir corrigir problemas de segurança, contatar um especialista para solicitar a remoção ou melhorar a segurança do seu site.

Em resumo, verificar se o seu site está na lista negra é uma etapa importante para garantir a segurança e a integridade de sua presença na internet. De fato, use as ferramentas e passos para descobrir se o seu site está ou não na lista negra e, se necessário, tome medidas para corrigir o problema.

Com um verificador blacklist, você pode descobrir bem rápido e de maneira muito fácil se o seu site está numa blacklist. Além disso, pode  começar a trabalhar para colocá-lo na lista branca antes que muitos danos sejam causados ​​à reputação da sua empresa.

Veja o artigo sobre: Whitelist – O que é? Como configurar no servidor?

Como usar um verificador quando o site está numa blacklist

Se o seu domínio ou endereço IP for sinalizado como spam, a pesquisa da lista negra vai mostrar isso. De fato, o SiteCheker é uma das melhores ferramentas atuais para Website SEO Analyzer que funcionam em prol de uma Auditoria Técnica Gratuita e Rápida.

Através do Sitechecker, é possível receber um relatório de SEO detalhado com uma lista de verificação personalizada, com intuito de melhorar o seu site e alcançar o topo do Google.

Você poderá usar várias ferramentas online para consultar blacklist e verificar a presença de um site em listas negras de spam. Algumas delas incluem:

  • MX Toolbox Blacklist Check: Esta ferramenta permite que você verifique se o seu site está em uma lista negra de spam, incluindo várias das maiores listas, como Spamhaus, Spamcop e SORBS.
  • Google Safe Browsing: Este é um recurso do Google que verifica se o seu site está em uma lista negra de sites maliciosos. Para usá-lo, basta digitar o URL do seu site no campo de pesquisa da página de verificação de segurança do Google.
  • McAfee SiteAdvisor: Este é um recurso que oferece verificações de segurança para sites e verifica se eles estão na lista negra de spam.

Por que os domínios são registrados na consulta blacklist?

Existem várias razões que podem fazer com que o seu site seja colocado em uma blacklist. Algumas delas são:

  • Seus e-mails foram reportados como spam.
  • Seu servidor (ISP, provedor de e-mail) não possui configuração adequada ou possui malware.
  • Seu IP foi detectado em um ataque de comprometimento de e-mail comercial devido a comportamento criminoso.

Esses são alguns dos motivos mais comuns que podem levar você a ter um site numa blacklist baseada em DNS. Portanto, a exclusão depende da lista específica e do motivo que o levou até lá.

Aproveite e veja: Barracuda blacklist – Como funciona? Como remover site?

É importante para SEO a consulta blacklist?

Primeiramente, se um site não for otimizado corretamente, pode ter um impacto negativo, principalmente, na forma como seu site aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisa. 

Em segundo lugar, existem muitas listas negras diferentes que os resultados de pesquisa usam. De fato, é importante saber o que é cada uma delas e como evitá-las. Portanto, publique conteúdo original, forneça segurança aos usuários e evite postar conteúdos com spam.

Pode parecer difícil, mas não é. Afinal, todas essas coisas podem fazer a diferença quando se trata de manter sua presença online.

Em terceiro lugar, a análise da blacklist não é suficiente para otimizar seu site nos mecanismos! Portanto, faça uma auditoria completa para descobrir qual a causa raiz para que seja possível corrigir seu SEO técnico e melhorar seus resultados de SERP.

 

Mais motivos que podem deixar o site na lista negra…

Com certeza, o seu site está numa blacklist se alguém relatar seu endereço IP/domínio como spam, inclusive, quando outra pessoa registrou seu IP ou domínio por engano. Além disso, existem dezenas de razões diferentes pelas quais você pode encontrar uma listagem errada na blacklist de alguém:

  • Alguém digitou incorretamente seu endereço IP na barra do navegador.
  • Eles pensaram que você era uma versão falsa de outro site legítimo.
  • Um concorrente de alguma forma sequestrou seu(s) registro(s) DNS.
  • Um ou mais visitantes do seu site baixaram malware e, assim, envenenaram a reputação/histórico do seu IP com o host da web.
  • Alguém denunciou seu site (ou IP) por hospedar conteúdo malicioso.
  • Você copiou parte do material protegido por direitos autorais de outra pessoa e o publicou em seu próprio site sem permissão.
  • Alguém encontrou conteúdo ofensivo em seu site e fez um relatório em massa contra endereços IP conectados a páginas que contêm esse conteúdo (mesmo que não haja conexão)

O que acontece se meu domínio estiver na lista negra?

Quando um site está numa blacklist, isso significa que o mecanismo de pesquisa o expulsou de sua lista. De fato, essa circunstância pode ter um impacto significativo na receita do site, pois ele perderá cerca de 95% de seu tráfego orgânico.

Aliás, existem vários motivos pelos quais um site pode ser colocado numa blacklist, esses motivos você viu aqui. 

Portanto, se você deseja garantir que seu site não esteja em qualquer tipo de  lista negra, seja do Google ou outras,  siga as etapas a seguir. Com certeza, estar na lista de bloqueio afetará sua classificação de SEO. 

Sem dúvidas, é importante fazer a verificação regularmente!

Visite o Relatório de Transparência do Google

  • Digite o URL do seu site no campo de pesquisa Verificar status do site.
  • Envie sua pesquisa para visualizar o relatório.
  • Se declarar que não há conteúdo inseguro, o Google não está bloqueando seu site e nenhuma outra ação é necessária.

Acabei de realizar uma consulta blacklist. Como consertar?

Se você tiver um site numa blacklist, existem algumas coisas que você pode fazer para removê-lo. Antes de mais nada, você precisa entrar em contato com cada Web Host/ISP e perguntar por que eles o colocaram em sua lista negra. Às vezes,  apenas um site (talvez o seu) foi abusado por um hacker de alguma forma.

Como resultado, se esse site não estiver mais ativo, tudo o que você precisa fazer é perguntar gentilmente se eles também podem remover seu servidor da blacklist. Geralmente, as pessoas ficam mais do que felizes em ajudar a tirá-lo de uma lista negra se você:

  • Explicar o que aconteceu.
  • Fornecer uma data específica em que seus sites não estavam acessíveis.
  • Informe-os sobre quaisquer fatores atenuantes (alterações que foram feitas, etapas que você tomou para que o site não seja comprometido novamente, etc.)
  • Enviar uma solicitação para remover seu IP do banco de dados anti-spam é a melhor abordagem para se livrar de uma blacklist. Antes de enviar a solicitação, verifique se você corrigiu todos os erros. 

Conclusão

Essas foram algumas dicas da i7 Host sobre como consultar blacklist de sites e conselhos sobre o que fazer se meu site está numa blacklist. 

Caso o seu site ou e-mail esteja enfrentando problemas de blacklist, entre em contato conosco agora ou clique no botão abaixo. Nós podemos te ajudar com a remoção do seu endereço listado.

Atendimento via WhatsApp

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×