Início Blacklist Barracuda blacklist: como funciona e como remover seu site

Barracuda blacklist: como funciona e como remover seu site

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 2 comentários
Barracuda blacklist - Como funciona? Como remover site?

O Barracuda Reputation System é um serviço de lista negra em tempo real usado para identificar fontes de spam. Portanto, ele mantém um banco de dados de endereços IP, domínios e endereços de e-mail conhecidos por estarem associados a spam, phishing e outras formas de abuso de e-mail. 

Além disso, os servidores de e-mail podem consultar o Barracuda Reputation System para determinar se aceitam, rejeitam ou sinalizam mensagens como spam com base na reputação do remetente. 

Enfim, as pontuações de reputação são atualizadas em tempo real para refletir rapidamente as mudanças no cenário de ameaças de e-mail. Descubra como funciona cada detalhe do Barracuda blacklist.

Como funciona o Barracuda email?

O sistema de reputação do Barracuda blacklist funciona avaliando constantemente o tráfego de correio eletrônico que passa pela rede de sensores de e-mail. De fato, cada endereço IP, domínio e endereço de correio eletrônico (e-mail) é avaliado em tempo real e é atribuída uma pontuação de reputação em função de seu histórico de atividades e comportamento. 

Primeiramente, as direções IP e domínios com um histórico de correspondência não desejado ou atividade mal-intencionada recebem uma pontuação baixa de reputação e estão incluídos na lista negra do Barracuda blacklist.

Inclusive, os servidores de e-mail, assim como Gmail, Yahoo e afins, podem consultar a lista negra do Barracuda antes de aceitar ou atualizar uma mensagem de correio eletrônico. 

Em segundo lugar, se uma mensagem fornecida por um IP de endereço ou domínio com uma pontuação baixa de reputação, pode ser rechazada ou marcada como correio não desejado. Desta forma, o sistema de reputação do Barracuda ajuda a proteger os destinatários de correio eletrônico de spam e outros tipos de abuso por correio eletrônico.

Remova o domínio/IP da lista negra/spam

Eu sei como é quando seu site ou endereço IP está na lista negra ou na lista de spam. Felizmente , é possível removê-lo.

Existem duas maneiras possíveis…

  • Manualmente – você precisa enviar uma solicitação para remover o domínio das respectivas autoridades da lista negra. A maioria dos resultados do teste acima oferece a opção de enviar a remoção diretamente do resultado.
  • Contrate um especialista – se você não tem tempo ou não se sente à vontade para fazer o trabalho manual, pode aproveitar os serviços a seguir, que farão o necessário para garantir que um site seja removido da lista negra.
  • SUCURI – um dos especialistas do setor na remoção da lista negra, malware e no fornecimento de proteção de segurança completa.

Por que seu IP está na lista negra da Barracuda email?

Como descobrir se o seu site está na lista da Barracuda Blacklist?

Existem várias razões pelas quais um endereço IP pode estar na lista negra da Barracuda email. Algumas dessas razões incluem:

Envio em massa de correios indesejados ou spam: Se o seu servidor de correio eletrônico estiver enviando uma grande quantidade de correios indesejados ou spam, é provável que seu endereço IP esteja incluído na lista negra da Barracuda Blacklist.

Atividade maliciosa: Se o seu endereço IP estiver sendo usado para realizar atividades maliciosas, como phishing ou envio de vírus, pode ser incluído na lista negra da Barracuda Blacklist.

Configuração errada do servidor de e-mails: Se o seu servidor estiver configurado de forma errada, ele pode levantar suspeitas, pois a maioria dos transmissores de spam não possuem boa configuração.

Mas o motivo nº 1 para o Barracuda Blacklist colocar seu servidor na lista negra é uma violação de segurança, seja uma conta de usuário comprometida ou um aplicativo da web que está enviando spam.

As fontes primárias do spam são:

  • Contas de usuário comprometidas.
  • Formulários de contato inseguros.
  • Aplicativos da Web comprometidos.

Você pode identificar contas de usuário comprometidas verificando os logs do servidor. Então, as contas de e-mail invadidas geralmente enviam milhares de mensagens. Portanto, pesquise os logs do servidor de e-mail em busca de logins e verifique as contas de usuário com logins anormalmente altos. De fato, esse usuário geralmente é a fonte de spam. Depois, altere a senha do usuário e entre em contato com o usuário final para verificar se há malware no sistema.

Fale com um especialista para resolver problemas de blacklist

Geralmente, os formulários de contato inseguros são fáceis de detectar em seus blogs. Portanto, se você observar uma alta taxa de solicitação em seu formulário de contato, o formulário pode estar enviando spam. Então, se você descobrir atividades questionáveis, verifique a versão de seus formulários de contato. 

Sem dúvida, certifique-se de ter as atualizações mais recentes para não ter futuros problemas e muito menos ser incluído na Barracuda Blacklist.

E por último, as explorações de aplicativos da Web podem ser mais difíceis de rastrear. Inclusive, as técnicas vão muito além desta postagem no blog, mas posso abordá-las no futuro. Normalmente, você precisa contar com scanners de malware e fazer uma análise de log para identificar o site ou scripts que enviam spam.

Formulário de Remoção da Lista Negra de Barracuda email

Com certeza, corrigir a origem do spam é a parte mais difícil. Ao contrário da lista negra do Gmail, o processo de remoção do Barracuda Blacklist é rápido e fácil.

Simplesmente, basta acessar o formulário de solicitação de remoção da lista negra.

Dentro de algumas horas, você receberá um e-mail de intent@barracuda.com notificando que seu IP não está mais na lista de bloqueio.

Como descobrir se o seu site está na lista da Barracuda Blacklist?

Você pode descobrir se seu site está na lista negra da Barracuda Blacklist verificando os seguintes passos:

  • Verifique o endereço IP do seu site: Você pode usar uma ferramenta on-line para verificar o endereço IP do seu site.
  • Verifique a lista negra da Barracuda: Acesse o site da Barracuda Central ( https://www.barracudacentral.org ) e utilize a ferramenta de seleção de endereço IP. Insira o endereço IP do seu site e clique em “Verificar”.
  • Análise dos resultados: Se o seu site estiver na lista negra da Barracuda, você verá uma mensagem indicando isso. Caso contrário, você verá uma mensagem informando que o endereço IP não está listado.

Lembre-se de que as listas negras podem mudar com frequência, então é sempre uma boa ideia verificar periodicamente se o seu site está em blacklist.

A seguir, veja outros lugares em que é possível verificar se seu site está na lista negra. 

Navegação segura do Google

Navegação segura do Google

Esse é um dos mais populares e importantes lugares que você pode verificar se o Google categorizou seu site como inseguro.De fato, o Status do site verifica instantaneamente o URL fornecido e fornece um resultado seguro ou inseguro.

SUCURI

O SUCURI Site Check, um dos grandes scanners, faz verificações de segurança GRATUITAS para malware, SPAM injetado, desfigurações e status das seguintes autoridades populares.

  • ESET
  • Yandex
  • Spamhaus
  • Conselheiro do Site
  • Ópera
  • tanque de phishing
  • Norton
  • Laboratórios de malware SUCURI
  • sucuri-lista-negra-status

A SUCURI oferece segurança abrangente na Web para várias plataformas, incluindo WordPress, Joomla, PHP, Drupal, Magento, etc., que cobrem monitoramento, detecção e proteção. Eles também ajudam a limpar os sites hackeados, infectados por malware, desfigurados e na lista negra.

Solicite uma revisão do site por meio das Ferramentas do Google para webmasters

Portanto, com base nisso, você deve solicitar uma análise de malware por meio das Ferramentas do Google para webmasters após limpar todas as ameaças existentes para tirar seu site da lista negra e da Barracuda Blacklist. Em seguida, o sistema fará a varredura de seu site em algumas horas. De fato, esse passo é muito importante!

Quando tiver certeza de que seu site está livre de malware, você pode solicitar uma revisão das Ferramentas do Google para webmasters, que é a maneira mais rápida de remover seu site da lista negra do Google. 

Se você não solicitar uma revisão, o sistema pode pensar que você ainda está limpando seu site. Nesta situação, você corre o risco de manter seu site na lista negra por muito tempo.

O principal objetivo que todo proprietário de site hackeado deve perseguir é tirar o site da lista negra e da Barracuda email o mais rápido possível. Como resultado, é melhor pedir ajuda a profissionais. Inclusive, a equipe da i7 Host é capaz de detectar malware ou outras ameaças, limpar o código malicioso e colocar seu site na lista branca novamente no menor tempo possível.

Conclusão

A conclusão sobre a lista negra da Barracuda Blacklist é que é uma ferramenta importante para identificar e proteger contra ameaças de e-mail, como spam, phishing e malware. 

Vale lembrar que existem outros tipos de blacklist, como a Spamhaus. Essas listas negras podem prejudicar sua reputação, então fique atento a todas essas blacklists.

Ao incluir um endereço IP ou domínio na lista negra da Barracuda email, os administradores de sistema podem bloquear o tráfego de e-mail malicioso e proteger sua rede contra ameaças de segurança. 

No entanto, às vezes, endereços IP legítimos podem ser incluídos na lista negra por engano, então, é importante verificar periodicamente e solicitar a remoção se necessário.

Caso esteja enfrentando problemas, entre em contato com a i7 Host e conte com o auxílio dos nossos especialistas! 

Atendimento via WhatsApp

Posts Relacionados

2 comentários

UceProtect: entenda o que é e os níveis dessa blacklist 04/08/2023 - 17:21

[…] várias blacklists como a Barracuda  e a UceProtect, que tem o objetivo de manter a prática de Spam bem […]

Resposta
Blacklist email: Saiba o que é e como sair dela 08/08/2023 - 11:28

[…] vários tipos de blacklists como Uceprotect e Barracuda e, no post de hoje, te ajudaremos a desmistificar um pouco as temida listas negras, te explicando o […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×