Início Blacklist Spamhaus Blocklist (SBL): Saiba o que é e como evitá-la

Spamhaus Blocklist (SBL): Saiba o que é e como evitá-la

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 2 comentários
Blacklist Spamhaus (SBL): Saiba o que é e como evitá-la

Neste artigo você conhecerá uma das Blacklists que mais afeta os e-mails corporativos, a Spamhaus Blocklist. Além disso, você verá como ficar longe dela e como remover seu e-mail caso esteja listado. 

Vamos lá?!

O que é a Spamhaus Blocklist (SBL)?

A Spamhaus Blocklist (SBL) é uma lista de banco de dados que inclui, em tempo real, endereços IP de fontes de spam, abusadores de e-mail, spammers conhecidos, gangues de spam, operações de spam. Este banco de dados é monitorado todos os dias, 24 horas por dia, cerca de três milhões de domínios e conexões SMTP são verificadas por especialistas da SBL, em todo o mundo.

Se seu e-mail esta nessa Blacklist, há formas de detecção muito precisas, pois possuem sensores que detectam qualquer tipo de dados relacionados ao spam.

O objetivo da SBL é tornar a internet mais segura e longe do spam.

Motivos para ser listado na Spamhaus

Motivos para se listado na spamhaus

A lista da Spamhaus pode incluir quaisquer IPs que espalhem ou enviem emails em massa não solicitados, mas, também incluirá IPs com:

  • Configurações de estilo de spam, ou seja, domínios com identificação ruim ou que muda com frequência;
  • IPs que hospedam sites anunciados por spam ou outros recursos usados ​​por spammers ou operações de malware;
  • Operações conhecidas de spam ou malware listadas no Spamhaus Register of Known Spam Operations;
  • DNS, web, correio ou outros serviços fornecidos com ações explícitas ou tácitas para não desconectar clientes que enviam spam ou se envolvem em crimes cibernéticos;
  • Provedores de listas de e-mail sem consentimento explícito, informado e prévio;
  • IPs que hospedam sites infectados por malware ou outros recursos que participam de qualquer aspecto da tentativa de infectar outros computadores ou extrair dados ou informações pessoais, sem o conhecimento ou consentimento de seus proprietários.

A principal causa para ser listado a essa blacklist é relacionado a segurança, que em alguns casos acontece devido aos provedores de baixa qualidade que não oferecem a segurança necessária para evitar cair nessa Blacklist. Quer segurança em seus e-mails? Invista em um provedor como a i7 Host!

Veja abaixo um exemplo de um provedor muito reconhecido no mercado, que não possui proteção e segurança em seus serviços. Sendo assim, ele está listado em diversas blacklists, inclusive na Spamhaus.

IP listado na Blacklist Spamhaus

Como remover meu IP listado na SBL?

Primeiramente, você deve verificar se o seu IP está realmente listado na Spamhaus. Para isso, vá até o site da SBL.

Dentro do site, você deve colocar seu endereço IP e verificar se ele está listado.

Site Spamhaus

Após identificar que o seu e-mail está listado, a própria Spamhaus informará sobre os passos para a remoção do IP listado, pois as remoções de listagens da Spamhaus são regidas apenas pela própria  política de remoções da SBL.

Quando o dono do endereço IP listado seguir as práticas de remoção, ele deve solicitar a remoção enviando uma solicitação de remoção para a fila de remoção do SBL. Isso pode ser feito clicando no link “entre em contato com a equipe SBL” na parte inferior de cada página de listagem da SBL. Quando a solicitação for aceita, seu IP será removido da lista.

Conclusão

Estar listado na Spamhaus Blocklist não é nada legal para seu e-mail corporativo, ainda mais se você contratou um servidor de e-mail que é totalmente desprotegido e permite práticas de spam.

Contar com um provedor seguro e contra a prática de qualquer tipo de spam, pode ser a melhor forma de retirar o seu IP dessa lista negra. Desta forma, para ter uma solução para esse problema, você pode entrar em contato conosco que nós iremos te apresentar a maneira mais eficiente de resolver esses problemas causados por Blacklist.

Atendimento via WhatsApp

Posts Relacionados

2 comentários

Barracuda blacklist - Como funciona? Como remover site? - i7 Host 09/08/2023 - 09:03

[…] lembrar que existem outros tipos de blacklist, como a Spamhaus. Essas listas negras podem prejudicar sua reputação, então fique atento a todas essas […]

Resposta
Barracuda email - Como funciona? Como remover site? 14/08/2023 - 10:23

[…] lembrar que existem outros tipos de blacklist, como a Spamhaus. Essas listas negras podem prejudicar sua reputação, então fique atento a todas essas […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×