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Os meios de comunicação sempre foram uma parte vital para o funcionamento e progresso da humanidade. Com o crescimento constante das metrópoles e os mercados desenvolvidos em nível internacional a importância de estratégias de marketing se tornou cada vez mais evidente no mundo atual. Diversas estratégias surgiram e foram parar de ser usadas, como o marketing por interrupção, por exemplo. Todas essas abordagens se utilizam desses meios de comunicação, afinal o marketing partiu disso.
O e-mail é o principal formato de comunicação existente na internet, sendo que ele ajudou tudo a começar e até hoje está consolidado como a principal maneira de se comunicar na internet. Isso se deve ao fato dos e-mails manterem um log, ou registro, da sua comunicação. Esses logs podem ser usados para recuperar informações e ajudar em investigações tanto internas quanto externas.
A maioria das empresas que têm seus serviços tanto físicos quanto online se utilizam de uma estratégia chamada e-mail marketing. Essa estratégia consiste em mandar e-mails personalizados para os clientes, promovendo produtos e serviços da empresa. Contudo, alguns desses e-mails podem ser considerados spam para seus clientes, atrapalhando a imagem do seu negócio e o alcance do seu marketing.
Além disso, o recebimento de spam no seu e-mail pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa.
Neste artigo vamos entender o que é o spam, como ele pode prejudicar empreendimentos online e o que podemos fazer para que ele possa ser evitado.
O que é spam?
A sigla SPAM (Sending and Posting Advertising in Mass) significa Enviar e Postar Publicidade em Massa. Essa prática consiste em enviar uma enxurrada de mensagens, seja por qualquer meio possível, com a intenção de promover um produto ou serviço. O meio de comunicação mais utilizado para essa prática geralmente é o e-mail.
A maioria das mensagens de spam partem de empresas promovendo algum produto ou serviço, podem haver casos de spams maliciosos que contém notícias falsas, rumores e até mesmo links maliciosos com a intenção de espalhar malwares, vírus e dar golpes, roubando dados de usuários.
Como o spam prejudica seu negócio?
Quanto ao recebimento de spam, a sua empresa pode ser prejudicada por diversos motivos. Caso você não possua um e-mail corporativo o seu cliente de e-mail gratuito pode não filtrar direito as mensagens de spam que você recebeu. Caso você já saiba identificar um spam, você ainda vai perder um bom tempo apagando mensagens e anúncios indesejados.
Caso você não saiba identificar um spam é possível que você acabe clicando em uma mensagem maliciosa, pensando que é o contato de um cliente ou empresa, e pode acabar caindo num golpe e instalando um malware em seu computador ou servidor.
Isso pode acontecer com e-mails gratuitos e serviços de e-mails corporativos, ou seja, pagos. Cada vez que você for contratar um serviço de e-mail juntamente com hospedagem analise se o provedor do serviço oferece bloqueios e proteção contra esse tipo de prática.
Agora, quanto ao envio de spam: você deve tomar muito cuidado com os envios em massa de e-mails para seus clientes. Envie e-mails personalizados, de acordo com o que cada cliente gostaria de ver. Você pode enviá-los periodicamente, mas não em massa. Caso seu cliente acabe não abrindo nenhum e-mail seu, há algumas chances que seu endereço de e-mail acabe parando em uma blacklist.
A blacklist é a lista negra de e-mails. Ela armazena os domínios que aderem à prática de spam e acabam bloqueando esses domínios. Já falamos sobre isso por aqui, se quiser saber mais acesse: Seu e-mail está em Blacklist? Saiba como Resolver!
Como evitar o spam?
Use um e-mail corporativo
Contratar um e-mail corporativo traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Um deles é o fator credibilidade com os seus clientes. A maioria dos usuários de e-mail afirma que confia mais em empresas que utilizam um e-mail corporativo do que as que usam e-mails gratuitos. Ter esse tipo de conta faz com que as mensagens enviadas acabem não sendo consideradas spams maliciosos e seu domínio acabe não indo para blacklist.
A contratação de um provedor também é benéfica para as mensagens recebidas pela empresa, assim como as internas. Existem softwares que podem ser instalados via software gerenciador de contas de e-mail, como o Cpanel por exemplo, que acabam filtrando as mensagens e deixando somente as que são importantes para o funcionamento da empresa.
Leia nosso artigo sobre e-mail corporativo para entender mais sobre como ele funciona: E-mail Corporativo – vantagens e como contratar
O MagicSpam
Um desses softwares mencionados acima é o MagicSpam. Essa plataforma foi desenvolvida com o intuito de barrar mensagens maliciosas e ter um gerenciamento simples, para que qualquer usuário consiga fazer o gerenciamento da sua conta de e-mail. Ela é usada em serviços de e-mail pagos, sendo que ela pode ser instalada pelo cPanel. Caso deseje saber mais sobre o cPanel leia nosso artigo sobre: Cpanel – O que é e como funciona?
A partir do momento que ela é instalada você pode personalizar o tipo de proteção que você deseja na sua conta de e-mail. Você pode bloquear contas usando diversos parâmetros, sendo eles: IP, domínio de e-mail, contas e até mesmo alguns países.
O MagicSpam ainda faz um registro de todas as mensagens recebidas para que você tenha dados e parâmetros o suficiente para decidir se alguma mensagem é spam ou não. Vale lembrar que essa lista de bloqueio pode ser alterada, deixada em modo manual ou automático.
Digamos que você esteja usando o MagicSpam no modo automático e para de receber alguns e-mails de contas que você conhece. Lá nos registros é possível averiguar se essa conta foi bloqueada automaticamente. Logo após isso você pode tirar o bloqueio e continuar com o fluxo de mensagens padrão.
Melhore a estratégia de E-mail Marketing
Para evitar que as mensagens enviadas através do e-mail da sua empresa caiam em spam e o seu domínio vá para blacklist é importante avaliar como está a sua estratégia de e-mail marketing.
O conceito de spam parte que esses e-mails não são desejados pelo indivíduo que está recebendo eles. Quando você coleta o e-mail dos seus clientes deixe sempre claro uma opção para que eles possam aceitar, ou não, recebimento de e-mails partindo do seu empreendimento.
Sempre customize as mensagens para que elas sejam recebidas pelo cliente certo. Não faça apenas e-mails padrões para todos os clientes, eles são diferentes. Ofereça o produto certo para o comprador certo.
Mantenha uma periodicidade, seja mensal ou semanal e sempre envie um e-mail de cada vez. Muitas mensagens de uma vez só vão fazer com que o cliente não abra a maioria delas, e é aí que a blacklist pode acontecer.
Para entender como o e-mail marketing funciona leia mais aqui: E-mail Marketing: como funciona? Dicas e melhores práticas.
Conclusão
Apesar de ser ideal, apenas uma em cada dez empresas de hospedagem que provêm serviços de e-mail corporativo usam softwares de proteção contra mensagens de spam. É muito importante que você contrate um serviço que ofereça um e-mail corporativo. Mas preste atenção no tipo de serviço que está sendo oferecido, sempre opte pelo que mais vai proteger a sua empresa. Após isso você vai ver os inúmeros benefícios que vão vir ao longo do tempo.
Aqui na i7 Host temos os melhores serviços de hospedagem e oferecemos serviços de e-mail corporativo que contam com o Cpanel e com o MagicSpam. Todo o gerenciamento da sua conta de e-mail fica extremamente intuitiva e facilitada, para que você tenha o poder de deixar suas mensagens organizadas, com diversos plugins e com a melhor otimização e funcionamento do mercado. Contamos com suporte 24h e uma taxa de Uptime de 100%, com servidores disponíveis tanto nos EUA quanto no Brasil!
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