Início E-mailSpam – o que é e como proteger seu email corporativo

Spam – o que é e como proteger seu email corporativo

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários
Spam - o que é e como proteger seu email corporativo

Os meios de comunicação sempre foram uma parte vital para o funcionamento e progresso da humanidade. Com o crescimento constante das metrópoles e os mercados desenvolvidos em nível internacional a importância de estratégias de marketing se tornou cada vez mais evidente no mundo atual. Diversas estratégias surgiram e foram parar de ser usadas, como o marketing por interrupção, por exemplo. Todas essas abordagens se utilizam desses meios de comunicação, afinal o marketing partiu disso.

O e-mail é o principal formato de comunicação existente na internet, sendo que ele ajudou tudo a começar e até hoje está consolidado como a principal maneira de se comunicar na internet. Isso se deve ao fato dos e-mails manterem um log, ou registro, da sua comunicação. Esses logs podem ser usados para recuperar informações e ajudar em investigações tanto internas quanto externas.

A maioria das empresas que têm seus serviços tanto físicos quanto online se utilizam de uma estratégia chamada e-mail marketing. Essa estratégia consiste em mandar e-mails personalizados para os clientes, promovendo produtos e serviços da empresa. Contudo, alguns desses e-mails podem ser considerados spam para seus clientes, atrapalhando a imagem do seu negócio e o alcance do seu marketing.

Além disso, o recebimento de spam no seu e-mail pode ser extremamente prejudicial para a sua empresa.

Neste artigo vamos entender o que é o spam, como ele pode prejudicar empreendimentos online e o que podemos fazer para que ele possa ser evitado.

O que é spam?

O que é spam

A sigla SPAM (Sending and Posting Advertising in Mass) significa Enviar e Postar Publicidade em Massa. Essa prática consiste em enviar uma enxurrada de mensagens, seja por qualquer meio possível, com a intenção de promover um produto ou serviço. O meio de comunicação mais utilizado para essa prática geralmente é o e-mail.

A maioria das mensagens de spam partem de empresas promovendo algum produto ou serviço, podem haver casos de spams maliciosos que contém notícias falsas, rumores e até mesmo links maliciosos com a intenção de espalhar malwares, vírus e dar golpes, roubando dados de usuários.

Como o spam prejudica seu negócio?

Quanto ao recebimento de spam, a sua empresa pode ser prejudicada por diversos motivos. Caso você não possua um e-mail corporativo o seu cliente de e-mail gratuito pode não filtrar direito as mensagens de spam que você recebeu. Caso você já saiba identificar um spam, você ainda vai perder um bom tempo apagando mensagens e anúncios indesejados.

Caso você não saiba identificar um spam é possível que você acabe clicando em uma mensagem maliciosa, pensando que é o contato de um cliente ou empresa, e pode acabar caindo num golpe e instalando um malware em seu computador ou servidor.

Isso pode acontecer com e-mails gratuitos e serviços de e-mails corporativos, ou seja, pagos. Cada vez que você for contratar um serviço de e-mail juntamente com hospedagem analise se o provedor do serviço oferece bloqueios e proteção contra esse tipo de prática.

Agora, quanto ao envio de spam: você deve tomar muito cuidado com os envios em massa de e-mails para seus clientes. Envie e-mails personalizados, de acordo com o que cada cliente gostaria de ver. Você pode enviá-los periodicamente, mas não em massa. Caso seu cliente acabe não abrindo nenhum e-mail seu, há algumas chances que seu endereço de e-mail acabe parando em uma blacklist.

A blacklist é a lista negra de e-mails. Ela armazena os domínios que aderem à prática de spam e acabam bloqueando esses domínios. Já falamos sobre isso por aqui, se quiser saber mais acesse: Seu e-mail está em Blacklist? Saiba como Resolver!

Como evitar o spam?

Use um e-mail corporativo

Contratar um e-mail corporativo traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Um deles é o fator credibilidade com os seus clientes. A maioria dos usuários de e-mail afirma que confia mais em empresas que utilizam um e-mail corporativo do que as que usam e-mails gratuitos. Ter esse tipo de conta faz com que as mensagens enviadas acabem não sendo consideradas spams maliciosos e seu domínio acabe não indo para blacklist.

A contratação de um provedor também é benéfica para as mensagens recebidas pela empresa, assim como as internas. Existem softwares que podem ser instalados via software gerenciador de contas de e-mail, como o Cpanel por exemplo, que acabam filtrando as mensagens e deixando somente as que são importantes para o funcionamento da empresa.

Leia nosso artigo sobre e-mail corporativo para entender mais sobre como ele funciona: E-mail Corporativo – vantagens e como contratar

O MagicSpam

Ferramenta MagicSpam

Um desses softwares mencionados acima é o MagicSpam. Essa plataforma foi desenvolvida com o intuito de barrar mensagens maliciosas e ter um gerenciamento simples, para que qualquer usuário consiga fazer o gerenciamento da sua conta de e-mail. Ela é usada em serviços de e-mail pagos, sendo que ela pode ser instalada pelo cPanel. Caso deseje saber mais sobre o cPanel leia nosso artigo sobre: Cpanel – O que é e como funciona?

A partir do momento que ela é instalada você pode personalizar o tipo de proteção que você deseja na sua conta de e-mail. Você pode bloquear contas usando diversos parâmetros, sendo eles: IP, domínio de e-mail, contas e até mesmo alguns países.

O MagicSpam ainda faz um registro de todas as mensagens recebidas para que você tenha dados e parâmetros o suficiente para decidir se alguma mensagem é spam ou não. Vale lembrar que essa lista de bloqueio pode ser alterada, deixada em modo manual ou automático.

Digamos que você esteja usando o MagicSpam no modo automático e para de receber alguns e-mails de contas que você conhece. Lá nos registros é possível averiguar se essa conta foi bloqueada automaticamente. Logo após isso você pode tirar o bloqueio e continuar com o fluxo de mensagens padrão.

Melhore a estratégia de E-mail Marketing

Para evitar que as mensagens enviadas através do e-mail da sua empresa caiam em spam e o seu domínio vá para blacklist é importante avaliar como está a sua estratégia de e-mail marketing.

O conceito de spam parte que esses e-mails não são desejados pelo indivíduo que está recebendo eles. Quando você coleta o e-mail dos seus clientes deixe sempre claro uma opção para que eles possam aceitar, ou não, recebimento de e-mails partindo do seu empreendimento.

Sempre customize as mensagens para que elas sejam recebidas pelo cliente certo. Não faça apenas e-mails padrões para todos os clientes, eles são diferentes. Ofereça o produto certo para o comprador certo.

Mantenha uma periodicidade, seja mensal ou semanal e sempre envie um e-mail de cada vez. Muitas mensagens de uma vez só vão fazer com que o cliente não abra a maioria delas, e é aí que a  blacklist pode acontecer.

Para entender como o e-mail marketing funciona leia mais aqui: E-mail Marketing: como funciona? Dicas e melhores práticas.

Conclusão

Apesar de ser ideal, apenas uma em cada dez empresas de hospedagem que provêm serviços de e-mail corporativo usam softwares de proteção contra mensagens de spam. É muito importante que você contrate um serviço que ofereça um e-mail corporativo. Mas preste atenção no tipo de serviço que está sendo oferecido, sempre opte pelo que mais vai proteger a sua empresa. Após isso você vai ver os inúmeros benefícios que vão vir ao longo do tempo.

Aqui na i7 Host temos os melhores serviços de hospedagem e oferecemos serviços de e-mail corporativo que contam com o Cpanel e com o MagicSpam. Todo o gerenciamento da sua conta de e-mail fica extremamente intuitiva e facilitada, para que você tenha o poder de deixar suas mensagens organizadas, com diversos plugins e com a melhor otimização e funcionamento do mercado. Contamos com suporte 24h e uma taxa de Uptime de 100%, com servidores disponíveis tanto nos EUA quanto no Brasil!

ATENÇÃO: Caso o seu site esteja listado em uma Blacklist, clique aqui imediatamente!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais