Índice
Seus e-mails não estão chegando na caixa de entrada dos seus clientes? Com certeza seu endereço IP está listado em uma Blacklist, como a Sorbs Blacklist.
Problemas relacionados a Lista Negra estão em alta nos últimos tempos, pois a disseminação de mensagens classificadas como fontes de Spam aumentou significativamente nos últimos 4 anos.
Hoje iremos falar sobre a Sorbs Blacklist, mostraremos quais são as principais causas para estar listado e maneiras para evitá-la.
O que é a Blacklist?
Se você caiu aqui de paraquedas e não sabe o que é uma Blacklist, fique tranquilo(a)! Nós iremos te explicar.
A Blacklist, significa em tradução “lista negra”, ela é um banco gigante que contém inúmeros domínios e endereços IPs suspeitos por praticarem Spam. O propósito é evitar que mensagens spams cheguem aos e-mails dos usuários. Por isso, existem os perigos de enviar e-mails sem verificar blacklist, como impacto na entregabilidade e desconfiança dos usuários com seu conteúdo.
A verdade é que não existe apenas uma Blacklist, a própria tem diversas listas que possuem impactos diferentes, algumas são mais devastadoras, outras nem tanto.
Devemos entender que existem privadas e públicas. As principais Blacklists privadas são aquelas que não podem ser consultadas, entre elas temos: McAfee e Cloudmark. As Blacklists públicas, são as que mais impactam nas entregas de e-mail, entre elas temos: Spamhaus, Spamcop e a SORBS, também existe a Blacklist Uceprotect.
Sorbs Blacklist
A Sorbs Blacklist (Spam and Open Relay Blocking System), que significa em português “Sistema de bloqueio de spam e retransmissão aberta”, é uma Blacklist que bloqueia endereços IPs e servidores hosts de e-mail, suspeitos de retransmitir ou disseminar e-mails mal-intencionados, ataques de phishing e Spam. Além disso, essa lista bloqueia servidores com IP alocados ou que foram invadidos.
Motivos para ser listado na SORBS
Listamos os principais motivos que levam os endereços IPs a serem listados nessa Blacklist, entre os motivos estão:
- Disseminação e envio de Spam;
- Utilização de contas em risco;
- Open Relay;
- Entrega de conteúdo com vírus, malware ou com infecções de botnet;
- Não seguir as práticas conforme o Can-Spam Act 2003.
- Falta de segurança no provedor de hospedagem de e-mail.
Veja abaixo um exemplo de um provedor muito reconhecido no mercado, que não possui proteção e segurança em seus serviços. Sendo assim, ele está listado em diversas blacklists, inclusive na SORBS.
Como saber se estou listado e remover meu IP da SORBS?
Existem duas maneiras para consultar blacklist e ver se o seu IP está listado nela. A primeira é através da própria plataforma da SORBS, nela você consegue fazer a consulta e exclusão do seu IP listado. Para isso, você deve registrar uma conta, verificar se seu IP está no banco de dados e abrir um registro de suporte para removê-lo da lista. No próprio site da SORBS, mostra como realizar uma solicitação de remoção.
Caso você só queira validar se seu IP está listado em blacklist, você pode verificar no site da Mxtoolbox, lá você consegue consultar se o seu e-mail está listado em alguma blacklist existente.
Quero evitar ser listado na SORBS Blacklist, o que devo fazer?
Para evitar que esse tipo de situação cause grandes consequências para o seu negócio, procure seguir as orientações abaixo:
- Possua uma segurança máxima no envio de e-mails;
- Evite usar palavras classificadas como spam em suas campanhas;
- Monitore os ciclos de envio e procure enviar conteúdos somente para usuários ativos;
- Valide se os seus servidores estão configurados corretamente e não possuem Open Relays;
- Verifique se seus e-mails correspondem com a Lei CAN-SPAM.
Conclusão
Agora que está ciente das consequências que a Sorbs Blacklist pode causar, é só seguir todos os passos que citamos para ficar longe dela.
Se você já segue essas orientações para evitar a blacklist e o seu IP persiste na lista do SORBS, o problema pode estar no seu provedor. Por isso se fazer a pergunta quem hospeda meu site é tão importante, já que é comum que alguns provedores de baixo custo não possuam segurança para evitar blacklists.
Caso queira uma solução para isso, nós da i7 Host podemos te ajudar! Basta entrar em contato conosco, que a nossa equipe de abusos/segurança resolverá todos os problemas relacionados a blacklist.