Índice
A inclusão em uma blacklist de e-mails pode ser um golpe para qualquer empresa e recuperar sua reputação de e-mail pode parecer complicado.
Principalmente para quem pratica estratégias de e-mail marketing os impactos da lista negra podem trazer muitos malefícios como a diminuição da entrega do conteúdo e o impacto na credibilidade.
No entanto, é importante lembrar que essa situação não é irreversível e, por isso, hoje falaremos sobre algumas dicas essenciais para quem quer voltar a ter bons resultados após a inclusão em blacklist.
Compreendendo a inclusão em uma blacklist
Antes de abordarmos como recuperar sua reputação de e-mail, é crucial entender por que um remetente pode ser incluído em uma blacklist.
Geralmente, isso ocorre devido ao envio de e-mails em massa não solicitados (spam), a práticas de segurança cibernética inadequadas ou a reclamações de destinatários.
A blacklist e-mail tem muitos impactos nos resultados de uma campanha já que, uma vez listado, os provedores de e-mail tendem a filtrar ou bloquear as mensagens do remetente, dificultando sua entrega.
Estratégias para recuperar sua reputação de e-mail

Agora que você já sabe como pode acontecer a inclusão na blacklist, vamos falar das boas práticas que você pode adotar para recuperar sua reputação de e-mail:
Investigue e corrija o problema
O primeiro passo é identificar a causa da inclusão na blacklist. Pode ser devido a um aumento no volume de e-mails enviados, conteúdo inapropriado ou práticas de autenticação inadequadas.
Uma vez identificado, corrija o problema para evitar recorrências na inclusão e dificultar ainda mais o processo de recuperar sua reputação de e-mail.
Limpeza da lista de contatos
Remova endereços de e-mail inválidos, inativos ou desengajados da sua lista de contatos.
Listas desatualizadas e com baixo envolvimento podem ser sinalizadas como spam pelos provedores de e-mail.
Reconstrua a confiança gradualmente
Recuperar sua reputação de e-mail pode ser um processo demorado, por isso, comece enviando e-mails apenas para destinatários que tenham uma forte afinidade com sua marca e que tenham interagido positivamente no passado.
Isso, aliado a dica de limpeza da sua lista de contatos, ajuda a demonstrar aos provedores de e-mail que você está comprometido com a entrega de conteúdo valioso para quem deseja recebê-lo.
Peça feedback aos assinantes

Incentive os destinatários a fornecer feedback sobre a relevância e a qualidade dos seus e-mails.
Assim, você não vai apenas ajudar a melhorar a comunicação, mas também indica aos provedores de e-mail que suas mensagens são bem recebidas.
Além disso, será possível avaliar o que está ou não dando certo na sua atual estratégia e observar possíveis mudanças.
Mantenha um compromisso com boas práticas
Evite práticas de envio de e-mails agressivas ou questionáveis, siga as diretrizes de consentimento e respeite as preferências dos destinatários em relação às comunicações.
Desta forma os provedores de e-mail entenderão que você está comprometido com a entrega de conteúdo relevante para seu público e te ajudará a recuperar sua reputação de e-mail.
Conclusão
Embora ser incluído em uma blacklist de e-mails possa ser desanimador, é importante lembrar que a situação pode ser corrigida e é possível recuperar sua reputação de e-mail.
Se você pratica e-mail marketing e está desanimado com os resultados após sair de uma lista negra, não se preocupe! Ao adotar as práticas que listamos acima é possível restabelecer a confiança dos provedores de e-mail e garantir a entrega de mensagens valiosas aos destinatários.
Além disso, a i7 Host, com sua experiência em E-mail marketing poderá te auxiliar neste momento crucial, oferecendo um serviço de qualidade acompanhado de um suporte especializado.
Entre em contato conosco e saiba como otimizar suas campanhas de e-mail marketing após sair de uma blacklist!