Início DicasE-mail Marketing: como funciona? Dicas e melhores práticas.

E-mail Marketing: como funciona? Dicas e melhores práticas.

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 2 comentários

E-mail marketing: Viver em um mundo conectado significa ter acesso a informações em milésimos de segundo, ter conversas na palma da mão e enviar mensagens para diversas pessoas com apenas poucos cliques. Desde o começo da internet e do uso de computadores pessoais a agilidade com que os processos de comunicação são realizados passou a ser estupenda. 

As empresas começaram a ver a agilidade com que a comunicação é feita entre pessoas e logo começaram a adaptar suas estratégias para se adequar ao paradigma tecnológico atual. As estratégias de marketing, comunicação e tecnologia começaram a conversar, portanto não fazia mais sentido aderir a técnicas antigas de contato com o cliente, como o marketing por interrupção, por exemplo.

Um dos principais meios de comunicação que existe nos dias de hoje é o e-mail. O e-mail surgiu por volta dos anos 70 com a intenção de conectar duas pessoas sem elas estarem devidamente conectadas, como no caso de uma ligação por exemplo. Considerado um dos primeiro meios de comunicação assíncrono, vários outros tipos de comunicação surgiram a partir dele. Contudo o e-mail não se tornou obsoleto, muito pelo contrário. Empresas, universidades e usuários em todo o globo se utilizam do e-mail. 

Algumas das técnicas mais efetivas de marketing digital utilizam essa ferramenta para alcançar seus clientes, uma dessas técnicas se chama e-mail marketing. Nesse artigo vamos entender o que é e-mail marketing e quais práticas você deve adotar para que seu empreendimento tenha sucesso utilizando essa estratégia que promete resultados muito positivos!

E-mail marketing estratégia

O que é e-mail marketing?

O e-mail foi inventado por um engenheiro vindo do MIT, o instituto de tecnologia de Massachusetts. Ray Tomlinson enviou o primeiro e-mail no ano de 1971 e, segundo ele, seu objetivo era facilitar a comunicação entre duas pessoas, sem haver a necessidade de uma conexão em tempo real durante essa determinada comunicação. O e-mail nada mais é do que uma imitação da instituição de comunicação via cartas. Temos um remetente e destinatário, e cada um deles tem um determinado endereço, onde recebem as “cartas eletronicas”.

Profissionais advindos da área de marketing e publicidade logo perceberam o poder dessa ferramenta, então as estratégias de e-mail marketing começaram a surgir no mercado. 

Essa estratégia consiste no envio de e-mails em massa para clientes. Esse tipo de abordagem tem a intenção de criar um vínculo mais íntimo com os clientes. Os e-mails enviados contém informações personalizadas, de acordo com o perfil do usuário. A maioria dos profissionais nos dias de hoje tem que checar suas caixas de e-mail todos os dias, é uma obrigação máxima. Caso você tenha enviado alguns e-mails para clientes desse tipo,  o objetivo do e-mail marketing será atingido. 

O problema dessa “proximidade” é que a maioria dos usuários de e-mail passou a achar essa abordagem um tanto invasiva, além da irresponsabilidade de algumas empresas de enviar mensagens sem pé nem cabeça para os clientes. 

Por isso leia nosso artigo e conheça algumas práticas de como gerar um bom relacionamento com seus clientes.

Outras práticas

Uma outra prática que prejudicou essa estratégia foi a venda de lista de e-mails, principalmente alguns anos atrás. Imagine o seguinte caso: você efetuou algumas compras em um e-commerce, vamos chamar ele de empresa A, para terminar a compra você forneceu seu endereço de e-mail para receber informações pertinentes ao produto comprado. A empresa A manteve seu e-mail no seu banco de dados, até aqui tudo normal. Contudo, uma segunda empresa, a empresa B,  oferece um valor para comprar a lista de e-mails cadastrados no site de e-commerce da empresa A. Essa venda ocorreu e logo você começa a receber inúmeros e-mails de algo que você nunca ouviu falar, e-mails da empresa B.  

Essa prática fez com que os clientes começassem a torcer um pouco o nariz para o e-mail marketing. Os próprios provedores começaram a tratar essas mensagens como spam e elas são automaticamente deletadas da caixa do usuário, comprar essas listas é deveras arriscado, e pode prejudicar mais do que ajudar. 

Existem outros tipos de práticas que podem prejudicar seu e-mail marketing, vamos ver algumas delas!

estratégias com e-mail marketing

Práticas nocivas para seu e-mail marketing

1. Falta de um endereço de e-mail corporativo.

O e-mail corporativo é uma prática que deve ser adotada por todas as empresas que têm um empreendimento na internet. Quando você contrata um serviço de hospedagem que venha com um e-mail personalizado você pode escolher o domínio, e isso passa uma imagem mais séria para os clientes. Caso você tenha um e-mail pessoal e use ele para fins empresariais, como disparar uma lista de e-mails, os destinatários vão analisar a mensagem enviada como um e-mail duvidoso, uma empresa que tem @gmail.com, ou @outlook.com no seu endereço parece ser algo duvidoso, ou até mesmo golpe.

2. Mensagens demais, ou mensagens de menos.

Quando se tem uma lista, que foi adquirida pela sua própria empresa, é comum que essa lista de clientes se condense em uma pessoa. A persona é uma prática de marketing digital que consiste na criação de uma pessoa fictícia que é um amálgama de todos os clientes daquele empreendimento. Caso você tenha essa pessoa definida é possível enviar e-mails que tenham assuntos do interesse do seu público alvo, além de definir uma periodicidade para o envio destes e-mails.

Caso essa periodicidade não exista e as mensagens sejam enviadas a esmo seu cliente vai estranhar ou nem vai ler, pois as mensagens podem ser deletadas pelo provedor. Por outro lado, enviar muitas mensagens gera o mesmo resultado, o cliente acaba incomodado e querendo sair do serviço.

3. Enviar e-mails que não geram interesse algum.

A explicação acima da compra de listas vem a calhar nesse caso. As pessoas que estão recebendo e-mails da empresa B, não tem nada a ver com a empresa em si. Os e-mails disparados são completamente desinteressantes e, conforme o tempo passa, esses e-mails vão caindo em caixas de spam. Logo a estratégia afunda e só gera gastos, nenhum resultado é apresentado. Essa prática pode até enviar seu e-mail para uma Blacklist.

Para que as mensagens tenham resultado elas devem ser específicas, conversando com a persona do seu cliente e gerando interesse.

O que é uma Blacklist e como evitar uma?

E-mail listado em blacklist

A blacklist, como o próprio nome já diz, é uma lista negra de e-mails. Essa lista tem a capacidade de avisar o destinatário que os e-mails vindos do domínio inserido na lista são spam, ou até mesmo e-mails de uma procedência, contendo arquivos maliciosos. 

As blacklists são muito usadas e difundidas entre diversos clientes de e-mail. Elas têm a capacidade de bloquear não apenas e-mails esporádicos mas todos os que são enviados de um determinado domínio ou servidor. Isso ocorre porque o IP do servidor que envia os e-mails é bloqueado e armazenado nessas listas.

Para evitar esse tipo de situação procure usar e-mails que foram cadastrados na sua base local, nesse caso um cliente cadastrou seu e-mail de livre e espontânea vontade. Evitar os casos de listas e e-mails comprados, essas podem enviar mensagens indesejadas e até mesmo se deparar com e-mails inexistentes, gerando os famosos “bounces”. Bounces são e-mails que vão e voltam, pois seu destinatário não existe.

É importante contratar uma empresa de hospedagem e provedora de e-mail que forneça uma boa ferramenta para a gestão das suas listas de e-mail marketing. Isso se deve ao fato que essas ferramentas fazem uma auto gestão das listas, eliminando bounces e contatos que não demonstram interesse nas mensagens enviadas.

Conclusão

A prática de e-mail marketing deve ser executada de forma cautelosa. Esse tipo de abordagem é extremamente incisiva e conversa direto com o cliente, no âmago da sua privacidade digital: o e-mail pessoal.

Siga as dicas acima para ver que os resultados aparecem ao longo do tempo, e eles vão ser excelentes para o seu empreendimento! Para colocar todas as dicas acima em prática com segurança e evitando a tão temida blacklist, convidamos você a conhecer os serviços da i7 Host, além de nossa estrutura com tecnologia de ponta para hospedagem de sites e e-mails, temos uma equipe especializada para auxiliar você, que está sofrendo com os e-mails da sua empresa caindo na blacklist. Entre em contato conosco!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais