Índice
Saber como evitar a Spam Titan Blacklist é de vital importância para qualquer organização que depende do e-mail como canal de comunicação, pois, as consequências de ser inserido em uma lista negra podem ser prejudiciais para sua empresa.
Estar listado em uma blacklist representa perigos na hora de enviar e-mails como ser classificado como spam ou diminuição na entregabilidade.
Por isso, hoje falaremos sobre como funciona a Spam Titan e como remover seu servidor, caso já tenha sido incluído nesta lista negra.
Como funcionam os filtros de e-mail do Spam Titan Blacklist
Independentemente de como são implantados, os filtros de e-mail da Spam Titan Blacklist funcionam efetivamente da mesma maneira que os outros: usando testes rápidos de front-end para detectar e rejeitar a maioria dos e-mails de spam antes que uma análise mais profunda seja realizada no e-mail restante.
Um desses testes de front-end é uma comparação de cada e-mail com uma lista de fontes conhecidas de spam. Essa lista é conhecida como Lista de Bloqueios em Tempo Real ou RBL.
Se o endereço IP da sua organização aparecer nesta lista, todos os seus e-mails serão rejeitados pela maioria dos filtros de e-mail até que ele seja removido, algo que pode levar de 24 horas a seis meses para ser resolvido completamente.
Durante este tempo será necessário solicitar aos seus clientes e outros contatos para adicionarem o seu endereço de e-mail a uma lista segura ou “whitelist”.
Por isso, é muito importante estar atento ao tipo de endereço IP utilizado pela sua empresa, pois esta escolha pode influenciar diretamente na sua inclusão nesta e em outras listas.
Por que meu servidor foi colocado na blacklist?
Existem vários motivos pelos quais um endereço de e-mail (ou endereço IP) venha a ser colocado na lista negra e, antes de tentar removê-lo, é muito importante descobrir o ou os motivos para isso.
Se você não conseguir identificar a causa e não tomar medidas para evitar a lista negra do servidor de e-mail no futuro, pode ser muito mais difícil remover a lista negra na segunda vez.
A lista negra geralmente ocorre por um dos vários motivos:
- Seu sistema foi infectado por um robô de spam que criou várias contas de e-mail no domínio de sua organização e está usando essas contas para enviar e-mails de spam.
- Alguém em sua organização pode ter revelado suas credenciais de login e um spammer está usando essas informações para enviar e-mails de spam da conta de e-mail do usuário final.
- E-mails enviados inocentemente de uma ou mais contas de usuário final têm uma alta proporção de palavras-chave relacionadas a spam ou arquivos infectados anexados a eles.
O último cenário é totalmente possível se um usuário final preparou uma apresentação ou planilha em um computador doméstico infectado e comprou o arquivo infectado no local de trabalho em uma unidade flash.
A maioria dos filtros de e-mail possui software antivírus para identificar malware em anexos. Se o anexo infectado for enviado para vários destinatários – e identificado por vários filtros de e-mail – o endereço IP da sua organização será rapidamente colocado na lista negra.
Como o Spam Titan Blacklist filtra os conteúdos?
Através de um filtro que ajuda a detectar se um e-mail recebido é de um robô spam ou se contém malware. Um e-mail será rejeitado para entrega se falhar nesta verificação:
- Verificação do Spam Titan Blacklist detecta se o e-mail recebido foi enviado por um servidor de e-mail válido. A verificação do remetente irá essencialmente realizar uma pesquisa reversa de DNS para descobrir qual é o IP do e-mail recebido. Se o IP não apontar para um servidor de e-mail válido, o e-mail em questão será rejeitado.
- Verificação de RBL (blacklist/lista negra). O endereço IP de um e-mail recebido é executado por 2 a 3 serviços RBL para verificar se o IP já foi colocado na lista negra devido a ter sido identificado como spam por natureza. Consequentemente, o e-mail recebido será rejeitado se o IP estiver na lista negra. Há várias outras verificações realizadas.
Como evitar a Spam Titan Blacklist?

Idealmente, as organizações devem ser capazes de evitar a lista negra de servidores de e-mail com uma proteção antivírus robusta e educar seus usuários finais sobre segurança online.
Também deve haver uma política de uso de e-mail que evite a lista negra do servidor de e-mail devido a conteúdo inapropriado ou anexos inseguros – mesmo quando esses eventos ocorrem inadvertidamente.
Infelizmente, os usuários finais são o elo mais fraco na cadeia de segurança e basta um usuário final clicar em uma URL maliciosa ou revelar suas credenciais de login para que o endereço IP de uma organização seja colocado na lista negra.
Consequentemente, a melhor maneira de evitar a lista negra do servidor de e-mail é com um filtro de e-mail que possui bloqueio de URL malicioso para impedir que os usuários finais visitem sites infestados de malware, com proteção contra phishing para rejeitar e-mails que direcionam um usuário final para um site falso e verificação de saída para identificar possíveis spams e infecções contidos em – ou anexados a – e-mails enviados.
Como tirar meu servidor da Spam Titan Blacklist?
- Usando suas credenciais de e-mail, faça login no seguinte URL: https://spamtitan.digitimber.com
- Se você tiver acesso de administrador de domínio à sua conta, poderá ser solicitado para selecionar o nível de acesso. Clique em Usuário para visualizar sua quarentena e configurações pessoais.
- Clique na guia Regras de Filtro (Filter Rules);
- Clique em User Allow List ou User Block List , dependendo do tipo de entrada que você gostaria de adicionar.
- A primeira seção, Endereços de e-mail bloqueados ou Endereços de e-mail permitidos, inclui endereços de e-mail do remetente que foram bloqueados (Blocked Email Adresses) ou permitidos (Allowed Email Adresses), respectivamente.
- A segunda seção, Domínios bloqueados (Blocked Domains) ou Domínios permitidos (Allowed Domains), inclui os domínios do remetente que foram bloqueados ou permitidos, respectivamente.
- Para adicionar uma nova entrada para bloqueio ou permissão, clique no botão Adicionar (Add) na respectiva seção.
- Digite o endereço de e-mail ou domínio do remetente (Sender Domain), conforme apropriado. O campo Comentário é opcional.
- Clique no botão Salvar (Save).
Pronto! É só colocar o seu e-mail na whitelist ou bloquear algum servidor indesejado na blacklist.
Conclusão
A i7 Host é a escolha definitiva quando se trata de proteger seu site contra spam e manter uma reputação online impecável.
Conosco, você terá a tranquilidade de saber que seu site estará constantemente protegido contra atividades maliciosas, preservando assim sua reputação e garantindo a confiança dos usuários e clientes.