Início AntiSpam Compreendendo as diferenças entre spam e email Marketing

Compreendendo as diferenças entre spam e email Marketing

por Heloisa
Publicado: Ultima atualização em 0 comentário
spam e email

No mundo digital atual, a comunicação por e-mail desempenha um papel fundamental nas estratégias de marketing e na comunicação comercial. No entanto, é crucial saber distinguir a diferença entre dois temas muito comuns: spam e email marketing.

Neste artigo você entenderá as diferenças principais entre as duas práticas.  

 

Entendendo o Spam

O spam é uma prática de envio massivo de e-mails não solicitados para um grande número de destinatários.

Geralmente, os e-mails de spam são enviados sem o consentimento dos destinatários e muitas vezes promovem produtos, serviços ou conteúdo sem relevância para o público-alvo.

Essa prática é frequentemente associada a táticas agressivas de marketing e pode ser prejudicial para a reputação do remetente.  

 

Entendendo o Email Marketing

Entenda o e-mail marketing e o spam

O e-mail marketing, por outro lado, é uma estratégia de comunicação mais refinada e orientada para o cliente. Envolve o envio de mensagens relevantes e valiosas para uma lista de contatos que optou por receber informações da empresa.

O e-mail marketing busca estabelecer um relacionamento genuíno com os destinatários, fornecendo conteúdo personalizado, promoções ou atualizações que agregam valor à experiência do cliente.  

 

Principais diferenças entre spam e email Marketing

Agora que você já conhece ao que as duas práticas se referem, vamos às principais diferenças entre elas:  

 

Consentimento do destinatário

Enquanto o spam não requer consentimento dos destinatários e muitas vezes é enviado para listas de e-mails adquiridas de forma ilegítima, o e-mail marketing requer um opt-in ativo, onde o destinatário demonstra interesse em receber comunicações da empresa.  

 

Relevância do conteúdo

O conteúdo do email spam pode ser genérico, não específico para o destinatário e, muitas vezes, não tem relação com seus interesses ou necessidades.

Já no e-mail marketing o conteúdo é direcionado e personalizado para atender às necessidades e interesses específicos do destinatário.  

 

Transparência do remetente

Muitas vezes, os remetentes de spam tentam esconder sua identidade ou utilizam endereços falsos.

O remetente de email marketing, por outro lado, é transparente e fornece informações de contato válidas, incluindo um método para cancelar a inscrição.  

 

Opção de cancelar inscrição

spam de email

Geralmente, o spam não oferece uma opção clara e fácil para os destinatários cancelarem a inscrição ou deixarem de receber futuras mensagens.

Enquanto o email marketing deve incluir uma opção clara de cancelamento de inscrição, permitindo que os destinatários optem por não receber mais e-mails da empresa.  

 

Conclusão

A prática do spam pode trazer muitos retornos negativos para uma empresa, principalmente na sua reputação, e deve ser evitada.

Diferentemente do e-mail marketing que, quando executado corretamente, pode ser uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos duradouros e gerar negócios.

Pensando nos benefícios do email marketing, a i7 Host oferece aos seus clientes as melhores soluções para quem deseja aplicar a prática como parte da sua estratégia de comunicação.

Entre em contato conosco caso ainda esteja em dúvida sobre as diferenças entre spam e e-mail marketing ou para conhecer nossos serviços!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×