Índice
- Porque é importante conhecer o Sender Score
- Fatores que afetam o Sender Score
- Como melhorar o Score Sender
- consistente com o volume de e-mail
- Ter um cronograma fixo para quando os e-mails são enviados
- Removendo endereços de e-mail incompletos ou inválidos
- Fornecendo uma opção de exclusão para assinantes
- E as Blacklists?
- Estou na blacklist, e agora?
- Conclusão
Uma Sender Score (pontuação do remetente) é um conjunto de números, variando de 0 a 100, que revela a reputação do endereço IP usado para enviar os e-mails.
Essa pontuação determina a qualidade da reputação do remetente, que determina se uma campanha de e-mail terá sucesso ou não. Se o resultado é abaixo de 70, isso significa que a reputação do Sender Score precisa ser reparada.
Porque é importante conhecer o Sender Score
Os servidores de e-mail fazem uma verificação constante da pontuação do Sender Score para determinar o que fazer com o e-mail que foi enviado.
A pontuação pode interferir na capacidade de entrega de e-mail, caso a pontuação do remetente for sólida, o provedor garantirá que chegue à caixa de entrada do destinatário.
Além disso, também traz dados cruciais sobre o sucesso de uma campanha de e-mail. Quando uma empresa tem uma forte reputação de Sender Score, isso significa que os envios de e-mail estão funcionando, ou seja: há uma alta taxa de engajamento, os assinantes estão abrindo os e-mails e até mesmo respondendo e interagindo com eles.
Uma pontuação e reputação do Sender Score fortes indicam que o e-mail é de uma fonte confiável.
Fatores que afetam o Sender Score
Existem vários elementos que influenciam o resultado de uma pontuação do Sender Score, como por exemplo:
- Frequência e volume de e-mail: O número de e-mails enviados por uma empresa ou organização pode afetar a pontuação. Por exemplo, se uma campanha de e-mail for bem-sucedida, ela revelará uma alta taxa de abertura ou taxa de engajamento. Uma boa taxa de engajamento melhora a pontuação. No entanto, o oposto também é verdadeiro, se uma empresa enviar 10 e-mails por mês e receber 9 reclamações, isso resultará em uma pontuação baixa.
- Relatórios de spam: A pontuação considera quantos assinantes marcaram o e-mail como spam.
- Taxa de rejeição: Registra-se quantos e-mails de um endereço IP específico são devolvidos em comparação com outros endereços IP. Existem duas formas de rejeição: Uma rejeição “suave” ocorre quando o servidor nega o e-mail temporariamente porque está cheio ou indisponível quando o e-mail foi enviado. No entanto, uma rejeição “grosseira” ocorre quando o e-mail é marcado pelo servidor como spam, o domínio está incorreto ou o endereço de e-mail não existe.
- Taxa de abertura e engajamento. Essa é a taxa na qual um e-mail é aberto pelo destinatário e inclui quantas vezes ele foi respondido, encaminhado ou quantas vezes os assinantes clicaram nos links incluídos.
- Taxa de cancelamento de inscrição: Este é o número de vezes que os leitores cancelaram a inscrição depois de receber o e-mail.
- Reputação do endereço IP: Considera-se a reputação do endereço IP, anotando quantos provedores de serviços de e-mail ou provedores de serviços de Internet o têm em sua lista negra (blacklist) ou em sua lista branca (whitelist).
Como melhorar o Score Sender
Há algumas dicas que as empresas podem seguir para melhorar a pontuação de Sender Score:
consistente com o volume de e-mail
Manter a consistência no volume de e-mails, enviando números semelhantes de e-mails durante cada programação, sinaliza confiabilidade.
Ter um cronograma fixo para quando os e-mails são enviados
Um cronograma de e-mails fixos também ajuda a aumentar a reputação. Neste caso, o ideal é não passar longos períodos sem enviar e-mails e ter uma quantidade fixa como dois por semana, por exemplo.
Removendo endereços de e-mail incompletos ou inválidos
Depois de uma campanha, é importante remover os usuários dos quais e-mails foram devolvidos, visto que isso acontece em casos onde os endereços apontados são inválidos.
Fornecendo uma opção de exclusão para assinantes
Assim como as empresas facilitam a inscrição em sua lista de e-mails, elas também devem oferecer aos clientes uma opção fácil e rápida para deixarem de receber o conteúdo
Por isso, é muito comum ver e-mail promocionais com botões de “Cancela assinatura” ou “Unsubscribe”
E as Blacklists?
As “listas negras” foram criadas para ajudar empresas e pessoas a lidarem com mensagens indesejadas ou atividades maliciosas.
Se um endereço de e-mail ou servidor de envio for incluído em uma blacklist, seus e-mails podem ser bloqueados ou enviados diretamente para a pasta de spam dos destinatários.
Por isso, monitorar regularmente a presença de seu email em blacklists é uma boa prática para identificar e solucionar problemas antes que causem danos significativos.
Para verificar se o seu endereço de email ou servidor de envio está em uma blacklist, você pode utilizar ferramentas e serviços como MXToolbox, MultiRBL, DNSChecker ou SenderScore, muitos são gratuitos.
Estou na blacklist, e agora?
Se você descobrir que seu email está em uma blacklist, siga as etapas a seguir para solicitar a remoção:
- Identifique qual ou quais as listas ele foi incluído: As ferramentas recomendadas acima vão resolver isso.
- Identifique o motivo de estar em uma lista negra: Os principais são envio de spam, falta de autenticação de segurança (SPF, DKIM e DMARC) e violação de políticas do provedor de email.
- Corrija os erros identificados: A única maneira garantida de fazer isso é seguindo as práticas recomendadas de email marketing. Mais sobre isso no próximo tópico.
- Entre em contato com a organização responsável pela blacklist e siga o processo de remoção específico.
Cada blacklist tem seu próprio processo, uns simples e outros bastante burocráticos. Como essa retirada pode levar de dias até meses, o jeito mais fácil e rápido de remediar essa dor de cabeça é juntar provas de que você segue as boas práticas.
Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre Sender Score e Blacklist, poderá regularizar o seu e-mail e tomar cuidado para não cair em uma lista negra.
Assim, você conseguirá ter excelentes resultados nas suas próximas campanhas de e-mails.
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Caso esteja enfrentando problemas com blacklist, não hesite em nos contatar!