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Se você caiu neste post, com certeza está procurando maneiras de tirar seu IP de uma Blacklist SpamCop (delist Spamcop). Ou se o seu IP ainda não está listado, você deve estar procurando formas de evitar cair em blacklist e-mail que levam os e-mails a não chegarem na caixa de entrada dos clientes, não é mesmo?
Quando um e-mail corporativo ou endereço IP cai em uma blacklist SCBL, o impacto pode ser tão grande que pode fazer com que algumas empresas listadas sofram perdas de resultados.
Aqui neste post, você saberá o que é a blacklist SCBL e como evitar ser listado nela, caso você queira sair da blacklist SCBL, também ensinaremos aqui.
Continue a leitura para saber tudo sobre essa blacklist!
O que é o SCBL e por que um e-mail é listado nesta blacklist?
O SCBL, ou Blacklist SpamCop como muitos conhecem, é uma ferramenta agressiva de combate ao spam, que inclui endereços IP ‘s que de alguma forma foram denunciados por transmitirem spam. Assim como a Blacklist SpamCop e outas, como a Spam Titan, elas tem o objetivo de bloquear o spam com o mínimo de bloqueio ou identificação incorreta do e-mail desejado.
Normalmente, para que um e-mail seja listado, o SCBL detecta um spam através dos usuários finais. Os usuários finais são incentivados a encaminhar cópias de seu spam para o sistema SpamCop. Esses e-mails são então analisados, se o e-mail não atender a determinados critérios, o endereço IP do servidor SMTP de envio será listado na SpamCop.
Vale ressaltar que o sistema do SpamCop só lista um IP se ele possuir mais de um relatório de spam arquivado, ou seja, se o seu e-mail tiver dois relatórios, seu IP ficará listado por 12 horas. Caso possua mais do que dois, o SpamCop determinará seu tempo de listagem.
Também é importante dizer que nem sempre é sua culpa, talvez você nunca tenha enviado um spam, mas pode ser que o seu servidor de e-mail tenha transmitido. É bem comum que emails de provedores gratuitos, como, Hotmail, Gmail e Yahoo caiam na lista por serem fontes de spam. Isso acontece devido à falta de segurança que esses provedores possuem e por serem grandes alvos de e-mails relatados pelos usuários do SpamCop.
Se você contratou um provedor de baixo custo, fique ciente de que 99% dos casos de Blacklist acontecem devido a esses provedores de baixa qualidade. É extremamente essencial que você procure por um provedor que ofereça máxima proteção aos seus e-mails, como a i7 Host.
Processo de consulta e delist Spamcop
A remoção do SpamCop é um dos processos mais simples em comparação com outras Blacklists. Geralmente, o e-mail é notificado através de um erro de devolução de e-mail, após receber essa notificação, o IP terá um tempo para analisar o problema e resolvê-lo o mais rápido possível.
Existem também algumas ferramentas que você pode utilizar para consultar blacklists e saber se seu site está listado nessa ou em outras listas.
Caso você não receba essa notificação de erro, relacionada ao Spamcop, você deve entrar no site da SpamCop e verificar se o seu e-mail se encontra listado. Para isso, você deve digitar seu endereço IP e clicar enter.
Após verificar que seu e-mail está listado o Spamcop irá informar o motivo pelo qual seu e-mail foi listado. Você deve realizar algumas práticas de correção e esperar que o SCBL remova seu e-mail automaticamente. Lembrando que a remoção automática ocorre após um tempo, esse tempo é determinado conforme os relatórios de spam.
Para solicitar uma remoção expressa, você deve selecionar a caixa de formulário após realizar a pesquisa do seu IP. Fazendo isso, é só preencher o formulário e enviar, assim seu endereço IP será removido dessa Blacklist.
Atenção: Não esqueça de verificar novamente se seu IP está listado.
Como evitar ser listado na SCBL
Listamos alguns pontos para evitar cair nesta Blacklist, entre eles temos:
- Evite contratar provedores que não possuem segurança;
- Evite utilizar contas de usuários comprometidos;
- Evite transmitir mensagens e palavras classificadas como spam;
- Evite comprar listas de e-mail;
- Evite enviar campanhas de e-mail sem a autorização do usuário.
Conclusão
Caso você faça o delist spamcop ele for incluído novamente, o problema pode ser com o seu servidor de e-mail. Por isso, tome cuidado ao contratar um provedor de e-mail. Alguns provedores possuem servidores listados em blacklists e isso pode afetar diretamente o seu negócio!
Entre em contato conosco, que nós podemos te ajudar a resolver qualquer problema relacionado a blacklist.