Índice
A internet nos proporciona uma comodidade nunca vista antes. Antigamente, para comprarmos alguma mercadoria ou até mesmo contratar um serviço, era necessário nos deslocarmos para o centro da cidade e ir de loja em loja, de estabelecimento em estabelecimento, até acharmos o que estávamos procurando. Hoje em dia, com poucos cliques, você encontra o que procura online, sem precisar sair de casa.
Além de facilitar a vida dos consumidores, a internet facilitou a vida dos empreendedores. Lojas inteiras estão a poucos cliques de distância. As notícias estão cada vez mais dinâmicas e chegam com uma velocidade impressionante aos nossos computadores.
Da mesma forma que um lojista cuida de seu estabelecimento, os empreendedores que trabalham com web devem cuidar dos seus sites. Escolher o que vender, como vender, qual tipo de hospedagem contratar. Tudo isso importa.
Para a criação de infraestruturas digitais surgiram os CMS (Content Management System), sistemas de criação de sites que facilitam a vida de pessoas que desejam ter um site e manter ele funcionando, mas não querem embarcar no mundo da programação. Neste artigo vamos falar sobre o WordPress htaccess, e como ele pode ajudar a manter o seu site funcional e seguro!
O que é o WordPress ?
O WordPress é um dos maiores CMS’s do mundo. Essa plataforma possibilita a criação e manejamento de conteúdo de uma forma simples e descomplicada. Ele foi criado com o intuito de que qualquer pessoa possa montar um site, mesmo que ela não tenha nenhum conhecimento em programação. Ou seja, ao fazer um site em WordPress você não precisa digitar linhas e mais linhas de código, basta apenas escolher o melhor tipo de conteúdo para ele.
Em um site WordPress é possível colocar diversos tipos de mídia. Como qualquer site de CMS o conteúdo vai ser codificado em HTML (HyperText Markup Language). O HTML é uma linguagem de marcação formada por tags. Essas tags vão englobar o conteúdo para que, quando um usuário faça uma requisição para o servidor em que um site está armazenado, o servidor devolve o conteúdo e o navegador possa renderizar a página.
Caso você esteja pensando em fazer um site nessa plataforma de CMS mas ainda tenha duvidas de como tudo funciona em quetão de hospedagem, plugins, entre outros, leia nosso artigo sobre hospedagem WordPress: Quais fatores são fundamentais para escolher uma hospedagem WordPress?.
Leia também nosso artigo sobre plugins WordPress. Ele vai te ajudar a entender como os plugins são poderosos e ajudam a otimizar e modificar o seu site da maneira que você desejar. Plugins WordPress – veja como ajudam seu site.
O que é o .htaccess?
Ao criar um site WordPress é evidente que você vai querer a melhor performance, com a melhor segurança possível. Afinal de contas, esse tipo de abordagem faz com que os seus usuários criem uma afeição com a sua página. Ela vai ser mais acessada ao longo do tempo e vai beneficiar as suas estratégias de SEO. É aí que o htaccess entra.
O .htaccess é um arquivo de configuração. Esse é o motivo dele ser um pouco difícil de achar, ou talvez nem exista. Esses arquivos possuem um ponto na frente devido a uma convenção de nomenclatura utilizada em sistemas operacionais do tipo Unix. Mas é possível achar eles em sistemas Windows também.
Esse arquivo é criado já na instalação do WordPress. Ao alterar ele é possível modificar certos comportamentos do servidor em que a sua página web está armazenada. Tudo isso pode beneficiar o seu negócio.
Vale lembrar que, ao alterar esse arquivo você vai estar sobrescrevendo as informações e configurações originais da instalação. Ao fazer isso não deliberadamente você pode causar erros e instabilidade na sua aplicação web, podendo até mesmo fazer ela ficar fora do ar. Mas isso não é motivo para causar medo, caso as alterações sejam pertinentes inúmeros benefícios virão junto com a mudança nessas configurações.
O .htaccess vai alterar as configurações no diretório em que está presente e também nos seus subdiretórios. Você pode criar mais de um arquivo .htaccess no diretório, mas deve fazer isso com cautela, para que não haja conflito de configurações.
Qual a importância do .htaccess? Para que ele serve?
Saber configurar corretamente esse arquivo pode alavancar os acessos no seu site ou blog. Ao otimizar as configurações de performance e segurança, além de entregar um site funcional para os seus clientes ou usuários, você vai beneficiar todas as suas estratégias de SEO.
Os motores de busca, principalmente o Google, conseguem identificar se os sites WordPress possuem alterações benéficas em seus arquivos .htaccess. Caso as configurações estejam de acordo com os padrões da plataforma, você pode ter mais resultados mostrados em pesquisas ao longo do tempo.
Em questão de segurança é possível que você bloqueie certos IP’s de acessarem o seu site com o .htaccess. Digamos que você tenha percebido comportamentos suspeitos de um certo IP, ao configurar o .htaccess você pode bloquear aquele usuário de acessar sua página sempre. Outra forma de controle é limitar o upload de arquivos. Caso algum usuário esteja enviando um arquivo muito grande você pode barrar esse tipo de processo.
Além disso, é possível definir páginas de redirecionamento para que seus usuários tenham a melhor experiência possível navegando na sua plataforma.
Como acessar ou criar um arquivo .htaccess?
O arquivo .htaccess é criado quando você faz a instalação da sua plataforma WordPress no servidor. Geralmente ele está localizado na pasta raiz que pode ser tanto /public_html/ ou /www/public/. Vale ressaltar que podem ter outros arquivos nesta mesma pasta, mas mantenha alterações apenas no .htaccess. Você pode acessar esse arquivo também via cPanel, ao clicar no ícone de diretórios é possível que você ache este diretório em uma interface gráfica amigável.
Como sabemos o WordPress possui inúmeros plugins que facilitam a nossa vida, um desses plugins é o Htaccess editor. Ao utilizar ele você consegue abrir um editor que vai ajudar muito na alteração desse tipo de arquivo.
Ao alterar o .htaccess sempre mantenha backups de versões anteriores. Isso deve ser feito pois é uma excelente prática de segurança e vai fazer com que você possa fazer um rollback para versões anteriores para evitar problemas.
Caso você não tenha instalado o WordPress corretamente é possível que você não tenha esse arquivo por padrão. Isso não é problema! Ao utilizar o cPanel é possível que você crie e configure esse arquivo como preferir. Basta abrir o seu diretório raiz e clicar em novo arquivo.
Digite o nome do arquivo “.htaccess” e ao abrir o editor digite as seguintes informações:
Pronto! Seu arquivo já foi criado e você pode fazer as alterações pertinentes na sua página web!
Conclusão
Ao criarmos um site sempre procuramos fazer algo da melhor maneira possível, para alcançarmos um resultado quase perfeito. Isso nem sempre acontece. Mas ao utilizarmos todos os recursos ao nosso alcance chegamos muito perto. Utilizar o WordPress é uma dessas maneiras. Essa plataforma possui inúmeras ferramentas que podem alavancar empreendimentos do dia para a noite. Hoje aprendemos uma delas. Se você se interessou sobre o .htaccess você pode gostar deste artigo: Aprenda a forçar o HTTPS por meio do arquivo htaccess
Caso você tenha lido este artigo e se interessado mais sobre o WordPress venha ser um cliente i7 Host! Nós possuímos a melhor hospedagem WordPress do mercado, com uma taxa de uptime de 100% e certificados SSL incluso para aumentar a segurança do seu site. Venha conhecer nossos serviços, converse com um de nossos especialistas!