Início Domínio Registrar site – Aprenda como fazer

Registrar site – Aprenda como fazer

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
Registrar site – Aprenda como fazer

Hoje em dia existem diversas maneiras de se fazer um site. Mas existe alguma que seja mais correta que as outras? A resposta para essa pergunta, como a resposta para muitas perguntas na área da tecnologia, é: depende.

Depende para qual fim você vai querer usar o site e de quantas pessoas irão acessar ele. Depende também se o intuito de usar essa aplicação web é profissional ou apenas para hobbies e posts para blog.

Após definir o seu objetivo, você pode seguir por dois caminhos. O primeiro é criar um site do zero, usando HTML/CSS puro ou Content Management Systems, como o WordPress, por exemplo. O segundo caminho possível é utilizar um site que já está pronto, todo customizado para que você já saia usando e não se preocupe com nada.

Com essa pequena introdução já fica mais claro os diversos fatores e opções que você deve levar em conta na hora da criação de um site empresarial, né? Por isso, não existe um jeito certo ou errado, existe apenas o jeito que se adequa melhor às suas necessidades e metas. Contudo, existem alguns processos que devem ser seguidos para todos os sites que vão ser criados na web, e até mesmo os que já estão em funcionamento.

Neste artigo vamos entender um desses processos: como registrar o seu site!

Precisamos falar sobre os domínios.

Quais são os tipos

Registrar um site na internet, para que ele fique funcional e as pessoas consigam acessar ele, nada mais é do que registrar um domínio. Mas o que é um domínio? Vamos explicar.

Para que nós consigamos usar a internet do jeito que usamos em nosso dia a dia,  milhões de dados em banda larga são enviados e recebidos diretamente por inúmeras máquinas, sejam elas computadores, servidores, smartphones etc. A internet nada mais é do que uma conexão em tempo real destes aparelhos.

O acesso aos sites funciona da seguinte forma: para que você interaja com o site desejado, você precisa se conectar ao servidor em que este site está armazenado. A partir dessa conexão o seu navegador vai fazer diversas requisições, o servidor vai responder elas com os dados necessários (códigos em HTML) para renderizar o seu site. Essas requisições são feitas a partir de um protocolo HTTP, que é um dos protocolos TCP/IP existentes hoje em dia.

Essa conexão que possibilita todo o processo mencionado acima é feita via IP, mas,  graças ao uso dos domínios, nós não precisamos ficar memorizando os IP ‘s dos nossos sites favoritos. Ou seja, um domínio é o endereço do seu site, para que não seja necessário ficar sabendo o IP dele.

Como os domínios funcionam?

Quando o usuário abre o seu navegador e digita a url de um site para acessá-lo, o navegador faz uma requisição para os servidores DNS mais próximos, procurando o servidor onde o site está armazenado. Enquanto não é achado, os servidores DNS vão pulando de um em um até acharem o endereço IP. Quando ele é achado, o servidor DNS devolve esse endereço ao navegador.

Só então começam as requisições feitas diretamente para o servidor onde o site está armazenado. Nesse estado já temos um site completamente funcional no navegador do nosso usuário.

Extensões

Como registrar um domínio?

Primeiramente, você deve pensar em um nome que represente seu site ou sua empresa para escolher o domínio e registrar site. Ele deve ser fácil de lembrar e deve representar a imagem do seu negócio. Determinar o seu público alvo pode ajudar muito nessa parte, para que eles lembrem com facilidade do seu site. Evite usar nomes que tenham marcas já registradas para evitar problemas judiciais para a sua empresa ao longo do tempo.

Lembre de verificar se não existem sites usando o domínio que você quer usar. Isso é muito importante para que os seus usuários não acabem caindo em aplicações web concorrentes. Você pode fazer essa verificação em: Registre sua marca na Internet!

Sempre pense na extensão que você for escolher para o seu site. Existem inúmeras e cada uma delas tem um propósito único e individual. Caso você queira saber mais sobre as extensões e categorias que existem e qual escolher, leia nosso artigo sobre o assunto: Qual tipo de categoria de domínio utilizar?

Quando você tiver escolhido, você pode ir em uma empresa que proporcione o serviço de registros de domínios. Neste exemplo vamos mostrar como a I7 Host verifica e registra o seu site de forma simples e intuitiva. Ao entrar em nossa página de registros de domínio, citada acima, você digita o que você deseja registrar e nossa aplicação vai verificar a disponibilidade dele. Caso ele esteja disponível, você pode comprá-lo e começar a desfrutar dos seus benefícios. Para saber os passos subsequentes que você deve tomar após o registro leia nosso artigo sobre:Registrei um Domínio e agora?

Como registrar um site rápido

A importância de renovar o seu domínio.

Existem planos de domínios nacionais e internacionais, alguns deles são pagos e outros são gratuitos. Ao fazer esse registro você faz ele por um determinado período de tempo. Durante esse período o registro vai ser completamente seu, mas caso você esqueça de renovar ele você pode prejudicar o seu site ao longo do tempo.

Os seus usuários podem não conseguir acessar o seu site pelo fato do seu registro estar expirado. As empresas que fornecem serviços pagos de registro podem armazenar seu domínio, mesmo que ele esteja expirado, por algum período de tempo. Caso você não manifeste interesse em renovar o contrato o seu domínio pode ser vendido para outra pessoa!

Esse é um dos perigos de fazer registros em sites gratuitos. Você não sabe ao certo quando seu registro vai expirar e com que facilidade ele vai ser tomado por outra pessoa. Sempre opte por empresas de registro confiáveis!

O domínio estar expirado é apenas uma das razões para seu site estar fora do ar, caso queira saber outras causas e possíveis soluções leia nosso artigo sobre: Site fora do ar – O que fazer para corrigir?

Transferência de domínio.

Caso você tenha feito um registro de um domínio com uma empresa e esteja insatisfeito com os serviços que ela anda providenciando para você, fique tranquilo, é possível fazer uma transferência!

Essa transferência é quando você muda o seu registro para outro provedor. Após você fazer a requisição desse processo seu registro vai ser transferido para outra empresa em poucos dias e você pode contar com um serviço completamente diferente.

Conclusão

Registrar o domínio de um site é um dos pontapés iniciais para a sua construção. Após isso existem diversos outros fatores para manter essa interface web no ar e fazendo sucesso, trazendo cada vez mais usuários para o seu sistema e clientes para o seu negócio.

A maneira mais fácil, e certeira, para registrar site é escolher uma empresa de hospedagem e registro que seja de confiança. Vale lembrar que o sucesso de uma aplicação web não depende só do seu domínio, mas também da hospedagem e da otimização do site em si. Aqui na i7 Host vamos oferecer todos esses serviços para você para que seu empreendimento tenha o maior sucesso possível na web. Nós vamos acompanhar o seu site desde o registro até os momentos finais da sua hospedagem.

Contamos com um suporte 24h para resolver os problemas do seu site de forma rápida e transparente. Temos servidores com a taxa de uptime mais alta do mercado. Contamos com tecnologias de ponta para fazer com que o seu site seja o mais veloz e otimizado na web, e temos especialidade na plataforma WordPress.

Caso você tenha se interessado venha conhecer os nossos produtos e serviços e alavancar o seu site o máximo possível!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×