Início Servidor Qual a diferença entre o servidor Cloud e o Dedicado?

Qual a diferença entre o servidor Cloud e o Dedicado?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários
Diferença entre Cloud e Dedicado

Separamos as principais diferenças entre ambos para você tomar a melhor decisão para seu negócio!

Fazer escolhas referentes ao seu negócio ou projeto nem sempre é uma tarefa  fácil. Quando se trata de armazenamento de dados e o universo tecnológico, é comum que as dúvidas surjam, visto que a gama de opções e informações está cada vez maior. Para saber se é recomendado optar por utilizar o Servidor Cloud ou um Servidor Dedicado, é preciso levar em consideração alguns pontos cruciais, como: qual terá maior desempenho? Quais as vantagens de cada um? Qual opção terá menor custo? Quais os termos de uso de cada um? 

As respostas para essas perguntas aparecem quando você elenca com clareza cada uma das suas necessidades, possibilidades e define qual o valor disponível para ser investido. Com essas ideias estabelecidas, traremos aqui as principais vantagens e desvantagens de um Cloud Server e de um Servidor Dedicado. A partir dessa leitura será mais fácil para você decidir de que maneira irá armazenar os dados e informações preciosas do seu projeto e empreendimento. Além disso, ao final da leitura você pode entrar em contato com nosso time de especialistas, que irão te auxiliar na sua escolha.

Conheça aqui a diferença entre Servidor Cloud e Servidor Dedicado que irão impactar diretamente na sua escolha:

Serviços, ferramentas e recursos

Diferença entre servidor cloud e dedicado

Os dois tipos de armazenamento oferecem qualidade no que se refere a suporte e capacidade de processar arquivos pesados. Ambas as opções também costumam disponibilizar aos clientes a oportunidade de expansão de memória. Mas, para escolher, você precisa saber mais detalhes.

O Servidor Dedicado conta com a opção de ser customizado. Caso você precise de mais espaço, é possível aumentar a memória RAM. Às vezes é necessário trocar os modelos de máquinas por novos e otimizados. Esse processo pode ser um pouco mais demorado. 

Já o Cloud Server conta com mais flexibilidade e otimização. Os processos são mais rápidos, devido ao número de máquinas que trabalham para um único cliente. 

Os dois podem ser úteis para a sua necessidade, o que precisa ser avaliado é a quantidade de recursos que a sua empresa ou negócio exige e como os possíveis problemas precisam ser solucionados.

Espaço físico de armazenamento

Muitas pessoas de fora da área de tecnologia e segurança de dados costumam apontar como uma das grandes vantagens do Cloud Server o fato desse tipo de armazenamento não ocupar espaço físico, mas isso é um mito. A grande Diferença entre Servidor Cloud e Servidor Dedicado é que o Servidor Dedicado ocupa um espaço físico, geralmente dentro das empresas e escritórios. 

O Cloud Server também tem armazenamento em espaço físico, que continua exigindo condições como temperatura climatizada, manutenção e sistemas de segurança, porém, ele pode estar localizado em diferentes partes do mundo, distantes do administrador. É comum que a localização não seja divulgada justamente para oferecer mais segurança aos dados.

Podemos concluir assim, que o Cloud Server consegue poupar a utilização de um espaço físico em sua empresa ou escritório exclusivo para ele. Já os Servidores Dedicados precisaram desse ambiente para funcionar. 

A vantagem será interpretada de acordo com a sua necessidade. Se você precisa estar em contato direto com o local de armazenamento e considera mais seguro manter os dados ao seu alcance, o Servidor Dedicado é mais indicado. Mas, se você prefere ter seus dados em locais sigilosos, com acesso restrito e sem ocupar espaço físico no seu ambiente de trabalho, o mais indicado é o Cloud Server.

Manutenção e atualizações

A manutenção é um ponto crucial a ser avaliado na hora de escolher entre um Servidor Dedicado e um Cloud Server. Uma diferença entre Servidor Cloud e Servidor Dedicado é o ponto principal que permeia os dois é o tempo. Se você procura  um serviço rápido e prático, o Cloud Server vai atender suas demandas. Geralmente os processos de atualização e melhorias no sistema são realizados de forma automática e virtualmente. Além disso, diariamente podem ser feitos backups, sem que você precise realizar essa atividade de modo manual. 

Já no Servidor Dedicado, o tempo despendido para manutenções e atualizações é muito elevado, já que será preciso depender de equipamentos e de uma central de controle. No entanto, atualmente existem recursos que ajudam a transformar as atualizações e melhorias de Servidores Dedicados em etapas menos laboriosas. 

Exclusividade 

Exclusividade do servidor dedicado

Já dissemos aqui que o Cloud Server trabalha com máquinas e demais recursos espalhados em servidores ao redor do mundo, sem localização única e fixa. Esse modelo pode ser compartilhado entre diversos clientes (há opção de exclusividade, mas nesse caso o investimento é alto), e isso pode trazer a impressão de menos segurança e exclusividade, o que não necessariamente é verdade. Mesmo trabalhando desta maneira, o Cloud Server é uma das opções com menos chances de risco de invasão de dados. Mas, se você busca algo dedicado somente a você, busque um servidor premium como o Dedicado, como o nome já diz, traz essa exclusividade. Trata-se de um servidor focado apenas em atender a demanda de um único cliente. As ferramentas disponíveis podem ser de uso apenas da sua empresa ou negócio.

Neste caso, mais uma vez, a vantagem se apresentará a partir de uma necessidade. Se o seu desejo é um serviço totalmente exclusivo, opte pelo Servidor Dedicado, mas se você procura mais otimização, o Cloud Server pode ser uma boa opção.

Investimento e valores

O valor do investimento sempre é uma prioridade. Mas, é preciso pensar além disso e a longo prazo. Muitas vezes, por focarmos apenas na questão financeira, acontece o famoso “barato que sai caro”. Então para definir o que é adequado para o seu bolso, entenda quais são as suas reais necessidades e exigências. Não é possível definir com precisão qual opção é mais barata e qual a mais cara, esse número vai depender da quantidade de processos e carga dos seus dados. Quanto mais você precisar, mais irá pagar. No entanto, vale ressaltar que é mais comum encontrar anúncios apontando o Cloud Server com um valor mais alto, justamente por contar com mais máquinas e em mais lugares do mundo.

Conclusão

Esses, são alguns dos tópicos considerados cruciais para você avaliar e  ponderar antes de contratar qualquer serviço de armazenamento. Tenha muito claro em mente que a maioria das vantagens e benefícios vão se apresentar no momento em que você e sua equipe conseguirem definir as demandas e necessidades do negócio e empresa. Para isso, você pode contar com a i7 Host, contamos com ambas as opções em nosso leque de serviços, e nosso time de especialistas possui o conhecimento para auxiliar na escolha da melhor opção para sua empresa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais