Índice
Hoje neste tutorial, iremos te ensinar o passo a passo de como usar e converter imagens do seu site para o formato WebP no Wordpress.
Para usar imagens WebP em seu site é muito simples, a primeira coisa que vamos fazer é acessar o Painel administrativo do nosso Wordpress. Dentro do painel, devemos instalar um plugin para converter as imagens existentes no seu site em WebP.
Com este plugin, todas as imagens que você for colocar no seu site, ficarão em WebP, então para instalar o Plugin, iremos no lado esquerdo, no menu lateral, e iremos clicar no botão chamado plugins.
Convertendo as imagens para Webp
Já na página de plugins, iremos clicar no botão que fica na parte superior chamado adicionar novo.
Na página de instalação de plugins, existe uma barra de pesquisa ao lado direito, pesquise por SMUSH. Então, basta clicar em Instalar agora para baixar o plugin Smush – Lazy Load Images e em seguida clicar no botão ativar.
Novamente iremos no menu lateral do WordPress e selecionaremos o plugin que acabamos de instalar.
Ao clicar no plugin, a primeira coisa que aparece é um popup para fazer algumas configurações, mas não iremos fazê-las. Então, clique em irei configurar depois.
Feito isso, ele irá fazer uma verificação em todas as imagens que você tem no site, então basta aguardar.
Depois de fazer a verificação, ele vai informar o número de imagens que você tem no seu site, no caso do nosso exemplo são 62 imagens.
Então clique no botão escrito compactar em massa.
Como estamos usando a versão gratuita do Smuch, ele compacta apenas 50 imagens por vez.
Neste caso, vamos ter que clicar no botão de continuar duas vezes, para compactar todas as imagens. Se seu site tiver mais de 100 imagens você vai ter que fazer esse processo algumas vezes.
Após o processo ser finalizado, todos os anexos ficaram em formato WebP. Na parte superior irá mostrar a quantidade da biblioteca que foi otimizada no caso 100%.
Pronto! Agora todas as suas imagens serão convertidas automaticamente para o formato WebP.
Agora as imagens do seu site ficarão mais otimizadas no seu WordPress.
Caso fique com dúvidas sobre algum processo que realizamos neste tutorial, entre em contato conosco, pois nós temos um suporte pronto para sanar as suas dúvidas!