Índice
- A popularidade do Wordpress
- O Wordfence Security
- Características principais
- Prós:
- Contras:
- Preço:
- Como configurar o plugin Wordfence Security (em 3 passos simples)
- Etapa 1: configurar medidas de segurança de login do Wordfence
- As opções de segurança de login
- Etapa 2: como executar uma verificação em todo o site
- Etapa 3: como configurar alertas de segurança
- O que torna o WordFence eficaz e melhor do que outros?
- Conclusão
Ao contrário do que você imaginava, o WordPress não é 100% seguro, mas sua segurança pode ser melhorada com o Wordfence.
De fato, existem diversos invasores muito mal-intencionados e, por isso, neste artigo, vamos te mostrar os motivos que tornam o Wordfence Security a melhor escolha para proteger seu site e o passo a passo da sua instalação.
A popularidade do Wordpress
Obviamente, a popularidade do WordPress deriva do fato da plataforma ser muito útil. Pensando nisso, ferramentas como o Wordfence, Rank math SEO e o Arquivo .htaccess são projetadas para ajudar seus usuários a proteger seus sites por completo.
E, no que nos diz respeito, o Wordfence Security é uma das melhores opções disponíveis para quem deseja cuidar da segurança do site WordPress e evitar que seu site fique fora do ar.
O Wordfence Security
Atualmente, o Wordfence Security é um dos plugins de segurança WordPress mais completos disponíveis no mercado. De fato, ele permite que os usuários gerenciem a segurança dos seus sites e permite a automatização, no caso de usuários premium.
Inicialmente, o grande número de recursos que o plugin oferece pode ser impressionante. Felizmente, ele vem com recursos gratuitos excelentes que cumprem o seu desejo de permanecer seguro gratuitamente. Veja!
Características principais
Veja agora algumas das funções oficiais que o Wordfence pode executar. Além disso, vamos descobrir os prós e os contras, além de algo muito importante, que, no caso, é o preço.
- Permite que você escaneie seu site WordPress em busca de vulnerabilidades.
- Alerta você por e-mail se alguma ameaça aparecer.
- Oferece suporte a medidas avançadas de segurança de login.
- Pode bloquear IPs automaticamente dependendo da atividade suspeita.
Prós:
A versão gratuita do plugin Wordfence inclui todos os recursos necessários para proteger seu site. Além disso, ele suporta alertas automáticos para as ameaças de segurança. Ao mesmo tempo, é um código totalmente aberto.
Contras:
Antes de mais nada, somente usuários premium podem agendar e automatizar verificações de segurança.
Preço:
Para fazer esse tutorial, usamos informações da versão do Wordfence gratuita. Atualmente, as licenças da versão premium começam em $ 99 dólares por ano por site.
Em contrapartida, aqui no Brasil você pode adquirir uma licença por até no máximo 50 reais. Além disso, as regras dos preços variam dependendo de quantas licenças você compra.
Como configurar o plugin Wordfence Security (em 3 passos simples)
Antes de começarmos a configurar o plug-in Wordfence Security, precisamos fazer a instalação do plugin. Depois de instalar e ativar o plugin, uma notificação aparecerá no seu painel.
Enfim, assim que aparecer a notificação do Wordfence, você pode digitar o seu e-mail no campo correspondente e clique em “Receber alertas”. Em seguida, feche a notificação e vá para a nova guia do Wordfence no seu painel, do lado esquerdo.
Vamos começar a configurar para termos medidas avançadas de segurança de login. Veja a seguir:
Etapa 1: configurar medidas de segurança de login do Wordfence
Vamos começar clicando em Wordfence > Opções e ao encontrar a seção Opções básicas, localize e marque a caixa que diz Ativar segurança de login.
Isso vai ativar todos os recursos básicos de segurança de login do plugin, incluindo autenticação de dois fatores (2FA), sendo que um dos requisitos é o de ter uma senha forte e limitar as tentativas de login.
Com isso resolvido, desça mais até chegar à seção Opções de segurança de login
As opções de segurança de login
De fato, as opções de login padrão do Wordfence Security consistem em forçar os administradores e autores a usar senhas fortes para evitar a revelação de erros de login e bloquear usuários após muitas tentativas de login.
Acima de tudo, a única opção que você deve mudar é quantas tentativas são necessárias, antes que os usuários sejam temporariamente bloqueados.
Portanto, já que 20 é um número muito alto (em nossa humilde opinião), três tentativas já são suficientes, sendo que a melhor opção é evitar tentativas forçadas. Depois de atualizar suas configurações, vá até o final da página e clique em Salvar alterações .
Etapa 2: como executar uma verificação em todo o site
Primeiramente, a função Wordfence Scan permite que o plugin faça uma varredura em todo o site para encontrar códigos maliciosos ou padrões de infecção.
Basicamente, o Wordfence é um aplicativo antivírus que escaneia seu computador. Portanto, você pode usá-lo para localizar e corrigir vulnerabilidades existentes, mas é sempre melhor escanear seu site regularmente, apenas por precaução.
Para usar esse recurso, você precisa ir para Wordfence/Scan e clicar no botão Start a Wordfence Scan, na parte superior da página:
As caixas amarelas exibem o progresso e os resultados de sua verificação à medida que avança. Além disso, na seção Atividade detalhada da varredura, caso a verificação encontre algum problema de vulnerabilidade em seu site WordPress, ela apresentará a você a opção de excluir ou restaurar os arquivos infectados para a versão original.
Afinal, o que você deve fazer? Neste caso, depende apenas de você, mas esteja ciente de que a exclusão de qualquer arquivo crítico pode danificar seu site. Portanto, se você encontrar uma vulnerabilidade, na maioria dos casos, criar um backup limpo para restaurar caso perca algo pode ser a melhor opção.
Etapa 3: como configurar alertas de segurança
No início desta seção, orientamos você no processo de inserir seu e-mail para receber alertas de segurança do Wordfence Security. Quando estiver configurado, o plugin pode enviar notificações para vários problemas de segurança, desde bloqueios automáticos de IP até bloqueios de login. Portanto, vá para Wordfence / Options e role para baixo até encontrar a seção Alerts
Nas configurações de alertas de segurança do Wordfence, a maioria das opções padrão são excelentes, do ponto de vista de segurança, mas outras podem ser irritantes se você receber e-mails de notificação a todo momento.
Por exemplo, recomendamos que você desative a opção de receber um alerta sempre que alguém usar a função ‘senha perdida’. É um evento relativamente padrão e que, na maioria dos casos, resultará apenas em lotar a sua caixa de entrada ou de spam.
Da mesma maneira, o recebimento de alertas quando um administrador faz login pode ser configurado. Afinal, dependendo do número de administradores do seu site WordPress, isso pode se tornar chato, então desmarque essa caixa. Ao invés disso, ative a opção que notifica você quando um administrador faz login em um novo dispositivo:
Além disso, existe a opção de alertá-lo quando um administrador fizer login usando um novo dispositivo.
Nesse caso, você pode avaliar rapidamente se um login de administrador é incomum, dependendo de sua localização e de qual dispositivo está usando. De fato, é muito mais prático do que a configuração padrão, sendo que tudo o que você precisa fazer é apenas marcar uma caixa para ativá-lo.
Com isso resolvido e devidamente configurado de acordo com o seu gosto, abordamos todas as etapas básicas para proteger seu site WordPress usando o Wordfence Security!
O que torna o WordFence eficaz e melhor do que outros?
Primeiramente, o WordFence é um plugin de segurança do WordPress usado por mais de 1 milhão de sites. Portanto, ele foi criado para proteger seu site contra hackers, malware, ataques de força bruta e outras atividades maliciosas.
O que torna o WordFence diferente de outros antivírus? A resposta a essa pergunta é sua capacidade de detectar e bloquear ataques a sites. Em segundo lugar, este plugin também oferece um firewall para o seu site que bloqueia todo o tráfego indesejado.
O plugin de segurança WordFence protege seu site contra ataques de força bruta e malware, bem como tentativas de hacking.Então, ele fornece proteção contra ataques DDoS e impede que comentários de spam sejam publicados em seu site.
Conclusão
De fato, a segurança do WordPress não é algo para ser considerado bobo ou inútil. Portanto, por melhor que seja a plataforma, ela não é 100% segura – mas, como mencionamos anteriormente, nenhum CMS é. No entanto, desde que você tome medidas preventivas e aprenda o básico sobre como proteger seu site WordPress, estará bem à frente quando se trata de segurança.
Se você está pronto para colocar a segurança em suas mãos, veja um resumo de como proteger seu site WordPress usando o Wordfence Security:
- Instale e ative o plug-in Wordfence Security.
- Atualize suas medidas de segurança de login.
- Aprenda a executar varreduras em todo o site.
- Configure alertas de segurança avançados.
Seu site WordPress é seguro? Você já fez o suficiente para proteger seu site WordPress? Compartilhe sua experiência conosco na seção de comentários abaixo.
Aproveite e vejas nossos planos, aqui na i7 Host contamos com os melhores planos de hospedagem do mercado de web hosting. Ajudamos você a escolher o ideal para a sua empresa. Contamos com total segurança e servidores dedicados com tecnologia de ponta! Somos especialistas em hospedagem WordPress e contamos com uma taxa de uptime de 100%.
Venha se tornar um cliente, converse com um de nossos especialistas agora!