Início TutoriaisSaiba como testar a velocidade do site e evitar lentidão

Saiba como testar a velocidade do site e evitar lentidão

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 0 comentários

A era da informação nos trouxe inúmeros benefícios. A evolução da transmissão de dados via nuvem e o advento de smartphones mais poderosos que computadores fizeram com que a era da informação fosse, aos poucos, se tornando a era do imediatismo.

É muito comum encontrar pessoas que ficam extremamente irritadas se não conseguem acessar a informação desejada num simples clique, até mesmo você já deve ter ficado insatisfeito com uma página ou serviço que você acessou e acabou demorando mais de um minuto para carregar. Ou seja, quanto mais lentidão, maior será a taxa de rejeição do site.

 Vamos descobrir o que pode causar esse tipo de lentidão e algumas ferramentas que podem ajudar a medir a velocidade do seu site ou aplicação web!

O que pode interferir na velocidade do meu site ?problema com velocidade do site

Vários fatores podem impactar a velocidade do seu site, por isso, antes de você subir a sua aplicação ou página na web, você deve verificar esses fatores para que não haja imprevistos depois. Vamos listar alguns casos típicos que podem causar lentidão no seu site, pegue papel e caneta, vai ser importante anotar cada um deles.

Muitos dados

Imagine que você quer abrir uma loja online e, após muito planejamento escolheu trabalhar com uma certa linguagem de programação ou até mesmo usar o Wordpress. A sua loja imita seu acervo físico, e seu acervo físico tem uma quantidade considerável de produtos. Logo, na sua home page você decide que quer que todos os produtos fiquem disponíveis na mesma página, uma lista de produtos com fotos, preço dos produtos e uma enxurrada de informações.

Caso você tenha escolhido esse tipo de opção, você pode estar deixando o seu site um pouco lento.

Toda vez que um usuário clica em uma URL ele faz uma requisição do protocolo HTTP. Essa requisição é enviada ao servidor – cuja responsabilidade por manter seu bom funcionamento e estabilidade é do serviço de hospedagem que você contrata. O servidor, ao receber a requisição, vai procurar em seu banco de dados todos os arquivos e informações pertinentes para enviar para o cliente ou usuário. Estando todos os dados prontos, o servidor envia a resposta, e essa resposta é a enxurrada de dados que falamos anteriormente. 

Caso a sua aplicação seja muito pesada, por exemplo, contendo várias imagens ou vídeos, a sua aplicação web pode apresentar lentidão. Uma boa solução para isso é sempre comprimir as imagens e vídeos, usar formatos de arquivos que não sejam tão volumosos e não exijam muito da banda de internet dos seus clientes. Quanto menor for o número e volume de arquivos, mais rápida será a resposta da requisição. 

Existem certos casos onde a localidade do servidor onde o site está hospedado é um fator determinante para a velocidade de resposta do site. Algumas ferramentas oferecem esse teste para o seu site, possibilitando que você teste o acesso a partir de um outro país e veja como as requisições se comportam!

Códigos ruins

codigo mal feito

Códigos mal feitos existem em todo lugar, e eles são os vilões da área de computação. Um código mal feito em uma aplicação web pode ser a principal causa da lentidão e da taxa de reprovação do seu site.

Caso existam muitas requisições para o servidor no código fonte e essas requisições sejam só abertas, sem motivo algum, o impacto já é gigante. Processar muitos dados de uma vez, repetir processos, entrar em laços de repetição indevidos, tudo isso tem um “custo computacional”, e quanto maior o custo, mais vai exigir dos nossos computadores, gerando cada vez mais lentidão. Escolher a framework ideal e um bom profissional faz com que a sua aplicação fique mais “enxuta” e, portanto,  dinâmica.

Além desses vilões, o sistema de cache também pode fazer o seu site ficar lento. Por isso, fazer a limpeza de cache é essencial para deixar um site ainda mais veloz.

As melhores ferramentas para verificar velocidade do site

Essas ferramentas são responsáveis por avaliar a URL inserida e testar as requisições que são feitas a partir dessa URL. Ao final da avaliação, as ferramentas devolvem um relatório onde estão contidas informações essenciais para que você possa avaliar o que está acontecendo e quais são os motivos da lentidão do seu site.

GTMetrix

O GTMetrix é uma ferramenta completa caso você queira fazer esse teste de performance. A ferramenta oferece planos pagos e gratuitos, oferecendo relatórios e dashboards. Com ele é possível medir a velocidade de mais de um site ao mesmo tempo, assim como testar um volume de requisições. O teste de velocidade é duplo, baseado e ranqueado em plataformas da Google e do Yahoo. 

Page Speed Insight

Oferecido pela Google. Essa ferramenta pode fazer a avaliação de sites tanto em ambiente desktop quanto mobile. O teste é extremamente intuitivo, dando uma nota para a avaliação por números de 0 a 100 e por cores. Os resultados desse relatório são baseados nos princípios do departamento de UX (User Experience) da Google. Veja como funciona:

  • Pontuação de 0 a 49: site lento, cor vermelha;
  • Pontuação de 50 a 89: site com velocidade média, cor amarela;
  • Pontuação de 90 a 100: site rápido, cor verde.

YSlow

Ferramenta de código aberto implementada para o navegador Firefox. Foi desenvolvido pela Yahoo com base nas regras de sites de alta performance definidas pela empresa. Essa ferramenta possui plugins em diversos navegadores, mas quando é utilizada no Firefox oferece uma gama de opções maior para o usuário. Além disso, existem scripts para programadores fazerem testes em suas aplicações e confirmarem se tudo está certo com o site.

Pingdom

O Pingdom, além de oferecer os mesmos serviços e recursos que as ferramentas acima, oferece um monitoramento minucioso do seu site, verificando se houve quedas ou não e como está o acesso ao seu site a partir de diversos locais do mundo. Caso você opte pelo plano pago, o Pingdom vai oferecer até mesmo dicas de como otimizar o seu site, além de monitorá-lo todo dia, 24 horas por dia, mandando notificações e oferecendo relatórios sobre o acesso e o tráfego de dados.

Conclusão

Ter um site na internet é oferecer um serviço, e estar oferecendo esse serviço de maneira não adequada para o seu público irá trazer resultados negativos para o seu negócio. Caso você seja um empreendedor que possua um negócio online, você já deve ter esquentado muito a cabeça quanto a assuntos como quedas e lentidão de sites. 

Outra coisa que pode te ajudar a superar este problema, é uma hospedagem de qualidade e, neste quesito, a i7 Host pode ser sua maior aliada!

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar a alavancar seu negócio!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais