Início TutoriaisSite fora do ar – o que fazer para corrigir?

Site fora do ar – o que fazer para corrigir?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 6 comentários
Site fora do ar - o que fazer

Todos os usuários da web já se depararam com esse tipo de situação. Ao acessar uma página ou site desejado o mesmo se encontra fora do ar, inacessível. Isso sempre foi muito comum em sites que tem um grande volume de acessos. Como sites de ingresso, por exemplo. 

Aos poucos esse tipo de situação foi mudando, afinal nunca é bom deixar um site fora do ar. Os sites de vendas de ingresso passaram a melhorar a sua hospedagem e a implementar paradigmas de programação que usam uma lógica de filas. Ao invés de tentar acessar o site e ir logo para a homepage o usuário vai ficar em um outro site, aguardando o volume de acessos diminuir para que ele possa interagir com a loja virtual de ingressos.

Outro tipo de site que costuma ficar fora do ar, devido ao volume gigantesco de acessos, são sites de lojas virtuais em períodos de black friday. Os consumidores acabam congestionando o site e eventualmente isso pode causar uma queda total, fazendo com que as vendas daquela loja diminuam muito até o site voltar a ficar estável e funcionar normalmente para os consumidores.

É interessante analisar esse caso, e a sua principal causa, o fator da queda do site. Não é raro isso acontecer, contudo é possível, na maioria das vezes, evitar esse tipo de situação. Nesse artigo vamos analisar quais as principais causas das quedas de site e como evitar a maioria delas com simples alternativas. 

Site fora do ar – Quais as principais causas?

1.Problemas no código fonte

Uma das principais causas para que sites fiquem fora do ar nos dias de hoje são problemas no código fonte da sua página web. Caso você use um CMS, como WordPress, isso pode ser facilmente evitado. Contudo alguns sites exigem uma maior customização, e precisam ser construídos do zero. Aí entra um programador.

Para construir um site é necessário escolher a linguagem, a framework utilizada e por fim o design da página web. Nessa construção o programador pode cometer equívocos e errar em algumas linhas de código. Isso é muito comum usando linguagens de programação dinâmicas, como Javascript. 

Caso existam erros no código as páginas do seu site podem não ter o comportamento esperado, e às vezes não carregar. Os usuários vão ter a impressão de que a página não funciona, fazendo com que eles migrem de serviço.

 

Problemas no código fonte

 

2. Renovação de domínio

O domínio é a identidade da sua página web, ele é a url do seu site. Ao escolher um domínio é necessário fazer o registro dele. Esse registro é válido por um período de tempo, sendo esses períodos anuais, ou mensais. Caso você tenha se esquecido de renovar o seu domínio, a empresa responsável pela manutenção do registro vai tirar ele de funcionamento, e seu site não vai ficar acessível. Caso você esqueça de renovar e um longo período de tempo passe o seu domínio poderá ser comprado e usado por outras empresas. 

3. Problemas com Hospedagem – Site fora do ar

O que é uma hospedagem?

Hospedagem web é o serviço contratado para manter o seu site no ar.  A hospedagem oferece servidores, esses são como computadores que ficam ligados 24h por dia, todos os dias do ano. O servidor é responsável por receber e interpretar as requisições dos computadores dos usuários. Após isso ele envia uma resposta, que geralmente é um conjunto de dados correspondentes ao site armazenado nele.

Ao escolher uma hospedagem o ideal é analisar o tipo de serviço prestado, se existem suporte e hospedagem em outros países, como EUA por exemplo. Além disso, é importante analisar o tipo de hardware utilizado pelo serviço. Afinal ele pode causar um grande impacto no desempenho do seu site.

Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Veja nosso artigo sobre: O que é hospedagem web?

4. Quais os problemas que a escolha errada de uma Hospedagem pode causar?

Um dos principais problemas causados pela escolha equivocada de uma hospedagem é a lentidão de sites. Alguns serviços utilizam servidores compartilhados, esse tipo de servidor é uma máquina que armazena não só um site, mas vários. Conforme os usuários vão acessando os sites armazenados nesse servidor a demanda de dados aumenta ao longo do tempo e a lentidão fica evidente para todos os sites armazenados naquele servidor.

Para evitar esse tipo de situação contrate serviços que ofereçam servidores dedicados. Esses servidores vão servir para tratar apenas da sua página web, diminuindo várias dores de cabeça ao longo do tempo. Além disso, priorize servidores com armazenamento em SSD. Esse tipo de tecnologia de armazenamento é extremamente mais rápida e eficiente do que o HD, simplesmente pelo fato de ser um tipo de memória totalmente eletrônica. Já o HD é um componente de armazenamento mecânico.

Outro fator a se analisar em serviços de hospedagem é a taxa de uptime e downtime.  

5. O que é a taxa de Uptime e qual sua importância?

A taxa de uptime é um cálculo feito a partir dos dados do serviço de hospedagem. Esses dados contemplam quanto tempo o servidor ficou ativo durante um intervalo de tempo. A taxa de downtime, como o próprio nome já diz, representa a quantidade de tempo que o servidor ficou fora do ar. Sendo assim, ambas as taxas são dependentes uma da outra para efetuar certos cálculos. Vamos exemplificar como o valor dessa taxa é importante e como ele impacta no seu site.

Comparações

Vamos comparar dois serviços de hospedagem. A Hospedagem A e a Hospedagem B. A Hospedagem A proporciona um serviço com servidores dedicados, que possuem armazenamento híbrido, ou seja, tanto HD quanto SSD na mesma máquina. Já a Hospedagem B oferece servidores compartilhados, com armazenamento apenas em HD.

A taxa de uptime da Hospedagem A é de 99% ao ano. Já a taxa de Uptime da Hospedagem B é de 96% ao ano. A diferença, a princípio, não parece gritante. São apenas 3% de diferença e o custo do serviço de Hospedagem B é muito menor referente ao custo da Hospedagem A, é aí que o barato sai caro. 

Primeiramente, os sites armazenados nos servidores da B são muito mais lentos do que os sites hospedados nos servidores da A. Além disso, o fato do servidor usar HD e ser compartilhado faz com que as chances que esse servidor estrague, ou fique fora do ar pelo número de acessos é muito grande. Isso tudo vai impactar na taxa de uptime, vamos fazer alguns cálculos para averiguar que essa pequena porcentagem mostrada acima não é tão pequena assim.

Um ano tem 365 dias, portanto vamos multiplicar a quantidade de dias num ano pela porcentagem da taxa de downtime de cada hospedagem apresentada. Se a taxa de Uptime da A é de 99%, portanto seu downtime é de 1%. Já a Hospedagem B teria um downtime de 4%.

Hospedagem A

Dias fora do ar = taxa de downtime dias do ano.

Hospedagem A = 1% 365

Hospedagem A = 0,01 365 = 3,65 dias fora do ar.

Horas fora do ar (Hospedagem A) = 3,65 24 = 87 horas fora do ar.

Hospedagem B

Dias fora do ar = taxa de downtime dias do ano.

Hospedagem B = 4% 365

Hospedagem B = 0,04 365 = 14,6 dias fora do ar.

Horas fora do ar (Hospedagem B) = 14,6 24 = 350 horas fora do ar.

O resultado desses cálculos serve de critério para comparação e comprovação. Apesar da diferença entre os valores de uptime das duas hospedagens serem mínimos, o impacto real desse valor é muito maior do que se espera. 

O uptime está intimamente relacionado com as estratégias de negócio da sua companhia. Lojas virtuais e de venda de ingressos precisam ter o melhor tipo de hospedagem possível para manter seu negócio vivo e mantendo os lucros.

Site fora do ar – Conclusão

Para evitar que seu site fique fora do ar sempre fique atento ao serviço contratado para hospedar seu site. A maior parte das causas sempre está relacionada com a infraestrutura escolhida. Escolher o melhor serviço sempre significa evitar dores de cabeça e fazer com que seu site conquiste cada vez mais clientes! Com a i7 Host, você conta com uma estrutura de servidores dedicados e com tecnologia de ponta, prontos para receber o site do seu negócio, e ainda temos um time qualificado para te atender sempre que precisar! Saiba mais sobre nossos serviços, converse com um de nossos especialistas.

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais