Início DicasSite de vendas: Dicas para criar o seu!

Site de vendas: Dicas para criar o seu!

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário

 A internet, em sua constante evolução, proporciona agilidade de vários produtos e serviços que estão ao alcance de poucos cliques. Vários empreendedores procuram a melhor solução para migrar seus serviços do meio físico para o meio digital.

Um dos serviços que mais fazem sucesso quando migrados para a internet são as lojas virtuais. Uma loja virtual, ou serviço de e-commerce (site de vendas), funciona como uma loja física. O cliente tem a possibilidade de navegar pelo catálogo virtual como se estivesse navegando pelo estoque físico da loja. O cliente tem a possibilidade de usar o seu carrinho virtual, vinculado a sua conta, para selecionar os produtos desejados. Ao final do processo basta o fornecimento de algumas informações pessoais do usuário e a compra estará em poucos dias na loja do seu cliente.

Esse é um tipo de processo que várias pessoas, até mesmo os usuários mais leigos, estão acostumados. Contudo existem diversos fatores para criar um site de vendas que seja de sucesso. Desde a escolha do nicho até mesmo a escolha da infraestrutura para manter o seu site. Nesse artigo vamos analisar o que de fato faz um site aumentar as vendas ter sucesso, qual é o melhor uso.

Site de vendas –  Crie sua loja virtual!

1. Escolha um tipo de produto para vender.

Caso você já tenha uma loja física e queira migrar para o mundo virtual, você não vai precisar pensar muito nisso. Você pode migrar o seu catálogo físico para o site que você irá usar para vender os produtos.

Agora se você está desejando se aventurar nesse empreendimento, e é sua primeira viagem nesse mundo, procure escolher um tipo de produto. Após escolher um produto e montar seu catálogo com uma gama diversa de produtos do mesmo tipo você já vai conseguir conquistar clientes que estão acostumados a consumir aquilo. Apesar de várias lojas varejistas de sucesso, como a Amazon, possuírem uma gama extremamente diversa de produtos, essas lojas não contam com um estoque próprio e sim um estoque de terceiro. O serviço em si é apenas um serviço de logística. O caso aqui é um site de vendas de nicho.

Se você que está lendo este artigo e gostaria de criar seu site de imobiliária, nós temos um artigo que pode te ajudar.

2. Crie sua estratégia de marketing juntamente com a persona dos seus clientes.

Seu site nem está no ar, ainda. Mas já vale a pena pensar no tipo de abordagem que sua loja virtual (site de vendas) vai ter com seus clientes. O primeiro passo é definir uma persona para seus clientes. Persona é um conceito de marketing digital, uma persona é uma pessoa fictícia baseada na personalidade dos seus clientes. Ela tem uma idade, hobbies, uma preferência social e cultural.

Após ter sua persona definida comece a construir a identidade visual da sua loja baseada nela. Imagine que você está fazendo uma loja virtual de roupas para um público entre 15 e 25 anos. Caso você use estratégias de marketing mais sérias como o Inbound Marketing , cores menos vibrantes e meios de entrar em contato que seus clientes não sejam muito adeptos, sua loja não vai atingir o público alvo. Isso pode gerar um grande prejuízo.

3. Defina seu domínio.

Ao contratar um serviço de hospedagem você pode registrar um domínio. Um domínio consiste num endereço virtual que representa o IP do servidor em que seu site está hospedado. Opte por escolher domínios que representem sua loja virtual, usar o nome ou sigla da sua loja é uma boa pedida.

Procure contratar um e-mail corporativo, que tenha o domínio da sua loja no endereço de e-mail. A partir disso você pode enviar e-mails e listas, para seus clientes. Isso passa uma imagem mais profissional para seus clientes além de evitar que seu domínio caia em blacklist.

4. Faça o upload do seu estoque e comece a operar!

Por fim basta carregar o seu catálogo no site da sua loja e definir meios de entrega para os seus clientes. Além disso, é importante definir toda uma gama de meios de pagamento, que sejam seguros e façam com que dores de cabeça posteriores sejam evitadas. É interessante usar o e-mail corporativo para enviar cópias de comprovantes de pagamento. O e-mail corporativo possui um registro de mensagens enviadas e recebidas, além de contar um um backup dessas mensagens, caso alguma delas seja perdida por acidentes.

Estoque para vendas online

Site de vendas – A hospedagem de sites

Apesar de termos mencionado a hospedagem acima ela merece um tópico dedicado apenas a ela. O motivo disso? Hospedagem de qualidade sempre é um fator determinante de sucesso das suas operações em vendas na internet.

O que é hospedagem?

Hospedagem é um serviço contratado para armazenar seu site em um servidor e manter ele online 24 horas por dia. A internet funciona por meio de conexões entre vários computadores e máquinas. O servidor é uma dessas máquinas. Ele fica ligado todos os dias 24 horas por dia, recebendo requisições e enviando informações para seus clientes. É ele que faz seu site ser carregado nos computadores dos seus clientes, é ele que faz com que formulários de compras e pagamentos sejam processados para que você consiga receber tudo corretamente, assim como enviar os produtos para seus clientes.

A escolha da hospedagem certa faz com que esses processos descritos acima ocorram virtuosamente e com agilidade. Vamos fazer uma análise de caso, comparando duas lojas, uma loja será chamada de loja A e a outra será chamada de loja B.

A escolha da hospedagem.

Site de vendas com hospedagem

A loja A decidiu optar pela escolha de hospedagem mais barata possível. O serviço não ofereceu nenhum tipo de e-mail corporativo, o que já impactou na imagem da loja para os clientes. Os servidores têm armazenamento compartilhado, isso significa que em uma máquina apenas estão armazenados diversos sites. O dono da loja A pensou que isso não seria problema, até porque o catálogo de produtos não é tão grande assim.

A loja B escolheu um serviço mais confiável, contratando um servidor totalmente dedicado, uma máquina para armazenar toda a loja.

Ambas as lojas fazem um baita sucesso, e competem entre si. Contudo a loja A acaba caindo, ou saindo do ar, diversas vezes ao dia, além de apresentar muita lentidão durante o acesso dos clientes. A loja B conta com uma taxa de uptime (porcentagem que avalia quanto tempo um site fica no ar durante um ano), de 100%. Essa loja funciona com uma velocidade surpreendente e aguenta diversos acessos simultâneos.

A loja B está saindo com vantagem, por que? Pela hospedagem melhor. Um servidor compartilhado recebe diversos acessos de sites diferentes. Um número grande de acessos simultâneos a esses sites faz com que o servidor apresente lentidão e não funcione direito, podendo até mesmo travar e sair do ar. Já um servidor dedicado foi feito para aguentar esse tipo de situação.

Imagine que você contratou uma hospedagem barata e compartilhada e está ansioso para que seu site se mantenha em uma black friday. Não conte muito com isso. Opte pela hospedagem dedicada.

O armazenamento em SSD

No serviço mais barato, usado pela loja A, o servidor armazena as informações em um HD. Um Hard Disk é um meio para armazenar informações. Ele é considerado um meio mecânico, pois existem peças mecânicas para realizar a magnetização dos discos presentes no HD. Devido a este fator o envio e recebimento de informações se torna muito lento. A lentidão do site da loja A faz com que os clientes acabam migrando para outros sites de e-commerce, além de ser penalizado pelo ranqueamento e indexação do Google, que prioriza sites mais rápidos.

Já o site da loja B está hospedado em um servidor dedicado que funciona inteiramente com armazenamento em SSD. O SSD é um meio de armazenar informações totalmente eletrônico. A velocidade de recuperação e tratamento de dados é extremamente superior à velocidade de um HD. Os clientes da loja A perceberam isso na loja B, e migraram de serviço.

O certificado SSL

O certificado SSL é um certificado digital que comprova que o site que você está atualmente usa o protocolo HTTPS para enviar e receber informações. O HTTPS usa uma lógica de criptografia entre seu computador e o servidor em que o site está armazenado. Isso faz com que as informações trocadas, caso sejam roubadas por um hacker, estejam inteligíveis, não tendo uso nenhum para o hacker com intenções maliciosas.

A loja A optou por uma hospedagem sem certificado SSL. Isso fez com que algumas informações dos clientes acabaram vazando, gerando problemas jurídicos para a loja A, além de que os usuários cortaram completamente o serviço.

Já a loja B possui o certificado SSL. As compras e troca de informações são completamente seguras, sem gerar nenhum problema.

Vale lembrar que após criar o seu site de vendas é fundamental ficar atento aos períodos de promoções, como a Black Friday por exemplo. Por isso, veja como preparar o seu site para picos de acessos de eventos promocionais.

Conclusão

Abrir um site de vendas é uma abordagem de empreendedorismo que gera muitos resultados positivos. Isso se a estratégia de construção e manutenção do site funcione devidamente. A escolha da hospedagem é a mais importante, devido ao fato de que é o coração do site, a parte que vai manter ele funcionando. Sempre escolha o melhor serviço possível, pois essa escolha vai trazer todos os resultados positivos que você espera para o seu negócio! Na i7 Host, trabalhamos com servidores dedicados, para que seu site esteja sempre no ar e seu negócio continue crescendo! Além disso, contamos com uma equipe de suporte 24 horas por dia, todos os dias, para te ajudar em qualquer problema. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e soluções!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais