Início SegurançaSegurança de site: entenda a importância e o que fazer diante de um site com vírus

Segurança de site: entenda a importância e o que fazer diante de um site com vírus

por Blogi7Host
7 comentários
Importância da Segurança de site

As empresas brasileiras estão se preocupando mais com a segurança de site. Isso é reflexo de um novo cenário no qual as empresas cada vez mais precisam se inserir. 

A Opinion Box e Dito realizou uma pesquisa chamada: Tendências do Varejo 2023, onde identificou que 84% dos consumidores preferem lojas on-line totalmente integradas.

Ter mais Segurança no site

Essa tendência comprova que os consumidores estão comprando mais pela internet. Consequentemente, cresce a quantidade de sites e e-commerces para tentar suprir essa necessidade.

Por outro lado, o número de site com vírus vem aumentando. Segundo o Panorama de Ameaças da empresa Kaspersky, o Brasil identificou, em 2022, mais de 1.5 mil ataques cibernéticos por minuto

Os prejuízos causados em um site infectado por malware podem ser irreversíveis. Por isso, os cuidados com a segurança precisam ser precisos por parte da empresa. 

A i7 Host criou este artigo com objetivo de demonstrar os principais ataques cibernéticos, suas consequências e como reforçar a [segurança de site]. Tendo como medida inicial: a escolha de uma hospedagem de confiança e segura.

O que é malware?

Malware é um termo abreviado do inglês que significa “malicious software”, traduzido para o português: software malicioso. Malware significa todo e qualquer tipo de software criado com objetivo de infectar computadores, dispositivos móveis e redes. 

Além de roubar informações, travar operações normais de sistemas e prejudicar de inúmeras formas. 

Assim, um malware pode infectar um dispositivo de diversas formas e realizar uma grande variedade de funções tendenciosas, isso depende do tipo do malware. 

Entre os tantos tipos que existem, o mais conhecido é o vírus

Infelizmente, os ataques cibernéticos crescem a cada ano mais e mais. Como resultado, as empresas observam esse cenário e tendem a investir mais em segurança e ferramentas que auxiliem no combate de possíveis ataques. Além de profissionais especializados em cibersegurança.

Site com vírus como identificar?

Um site com vírus apresenta algumas características que precisam ser identificadas o quanto antes pela equipe de TI ou aqueles responsáveis por gerenciar o site. 

Um site infectado por malware pode ter a receita, reputação e até o rebaixamento no posicionamento orgânico nas páginas de busca. 

Além disso, alguns tipos de malwares podem prejudicar e roubar os dados dos visitantes. 

Algumas formas de identificar site com vírus são:

  • Relatório de Transparência de Navegação Segura do Google: criado pelo maior buscador justamente para facilitar a vida de equipes de TI ou donos de site identificarem possíveis ameaças por meio de uma varredura utilizando o domínio. 
  • Análise de arquivos e códigos: analisar arquivos e o código do site de forma manual. Essa varredura é bastante eficaz para identificar a presença de algum malware. Essa varredura pode se estender pelo banco de dados para identificar atividades suspeitas ou a implementação de dados não autorizados.
  • Acompanhar o comportamento do site: claro que o comportamento do site diz muita coisa. Notar a diminuição significativa do desempenho do site, pode ser o princípio para identificar a ação de um malware.
  • Ajuda de Profissionais: a ajuda de um profissional faz todo o sentido quando a equipe de TI ou o proprietário não tem experiência em cibersegurança. Neste quesito, a i7 Host pode te ajudar.

Assim, fica claro como é importante identificar o quanto antes um site com vírus para que as ações necessárias sejam tomadas por todos os envolvidos. 

Quais são os malwares mais utilizados para ataques e como eles podem prejudicar um site?

malware no site

Os malwares mais utilizados estão sempre mudando devido às novas medidas de segurança que são tomadas. Contudo, atualmente, os criminosos cibernéticos utilizam os seguintes malwares, segundo as maiores empresas de segurança do mundo:

Vírus: foi o mais utilizado por muitos anos, por isso, é o mais conhecido. Um programa que atua juntamente a um arquivo legítimo e entra em ação quando tal arquivo é executado pelo usuário. Os danos causados em um site com vírus são significativos e diversos.

Cavalo de Tróia: Temido por muitos usuários da web durante décadas. O Trojans, como também é conhecido, possui uma característica peculiar. Normalmente se disfarça de um software inofensivo para enganar o usuário. Após instalado, ganha o controle remoto do site ou sistema. Por isso o nome “Cavalo de Tróia”.

Ransomware: um dos malwares mais falados da atualidade. A função dele é criptografar uma grande quantidade de dados. Assim, é exigido um “resgate” em troca dos dados. Um grande problema em sites com enorme base de dados. Esse tipo de ataque é capaz de deixar toda a atividade do site paralisada. 

Spyware: o famoso coletador de informações pessoais. Malware capaz de coletar dados financeiros, como senhas, dados pessoais e atividades de navegação dentro de um site. 

Worms: esse malware é conhecido como “praga web”. Devido seu ataque ser totalmente autônomo e sua eficiente capacidade de se espalhar pela rede em busca de brechas. Dessa forma, consegue multiplicar e infectar vários dispositivos sem precisar de uma ação direta de um hacker. 

Como fazer a segurança de site corretamente e remover vírus?

Primeiramente, a segurança de site começa com uma abordagem proativa, com objetivo de prevenir. Essa ação é necessária diante de um cenário onde os números de ameaças cibernéticas crescem.

Diante disso, algumas atitudes fazem toda a diferença e são realizadas por todas as empresas que possuem sites e prezam pela integridade de sua marca. 

Utilize Firewalls Avançados: o firewall irá filtrar todo o tráfego considerado indesejado. Serve como uma grande barreira, que limita o tráfego, entre o site e possíveis invasores. 

Atualize o software: muitas brechas são descobertas por criminosos devido a falta de atualização. As atualizações são justamente para corrigir falhas de ataque. 

Faça a proteção contra DDoS: implemente serviços para proteger o site contra ameaças de negação de serviço distribuído. 

Política de Segurança: crie políticas de segurança objetivas para o seu site. Com informação de autenticação forte, limite de acesso e requisitos para tratar com problemas de segurança. 

Por outro lado, a situação pode ser um pouco diferente. Principalmente no caso onde precisamos saber como remover vírus de um site infectado. Para isso, criamos uma lista com um passo a passo simples. 

1 Identifique o malware

Um software anti-malware ativo em seu site ajuda a identificar e remover o malware automaticamente. Assim, o tempo do vírus no site diminui, consecutivamente, baixa o nível de prejuízo que ele poderia causar. Por outro lado, a remoção do malware pode ser apenas sinalizada pelo antimalware e a remoção precisará ser manualmente. Normalmente, após a eliminação de códigos, como JavaScript, PHP e HTML. 

2 Fazer backup do site

O backup é a segunda coisa a ser feita após identificar que o site foi infectado por malware. O backup precisa incluir o banco de dados e todos os arquivos. 

3 Analisar arquivo de log

Após a remoção do vírus, é necessário revisar os arquivos de log do servidor para descobrir possíveis atividades suspeitas anteriores. 

4 Altere senhas

Logicamente, alterar todas as senhas do site, inclusive a senha de administrador e banco de dados. Ação fundamental e importante. 

5 Crie novas chaves criptografadas

Criar novas chaves criptografadas após realizar todas as ações de remoção. Isso porque alguns malwares são capazes de quebrar as chaves criptografadas. 

Quais as consequências de um site com vírus?

As consequências de um site com vírus começa a partir do posicionamento nos motores de busca. Os maiores motores de buscas sempre realizam uma análise, antes de posicionar e exibir os resultados, para saber se o site não está em uma blacklist. Os navegadores querem exibir primeiro os sites que não estão em uma lista negra.

Além disso, a receita da empresa pode ser totalmente prejudicada! Isso acontece quando o site é um e-commerce e atua 100% na internet. Quando esse site é infectado por malware, é preciso congelar o site para que a equipe de TI ou um especialista realizem o trabalho. 

O vazamento de dados é outro problema muito grave quando um site é infectado por malware. Essas informações pessoais que o seu público-alvo confiou em deixar armazenado em seu site, podem ser utilizadas de forma não autorizada. Gerando prejuízo aos proprietários.

Por fim, outra consequência gerada quando um malware infecta um site: é a mancha deixada na reputação da marca. Quando chega ao conhecimento do público que um determinado site foi infectado, automaticamente, o público cria uma má impressão do site. Afetando diretamente na reputação. 

Como aumentar a segurança de site com as hospedagens da i7 Host?

Segurança na hospedagem de site

A i7 Host vai oferecer a segurança de site que sua marca precisa, iniciando pela hospedagem com servidores premium de segurança. Garantimos alto nível de segurança em nossos servidores, com certificado SSD em todos os planos.

Dessa forma, para oferecer o melhor serviços de hospedagem, decidimos não compartilhar os recursos e oferecer hospedagens totalmente dedicadas e CLOUD. Isso garante maior flexibilidade e autonomia. Nosso servidor dedicado permite que até a velocidade seja personalizada e atualizada. Essa característica reflete na eficiência de seu site. 

Conclusão

Em suma, a segurança de site que uma marca busca depende muito da hospedagem utilizada. Portanto, não adianta realizar todo o processo de segurança que envolve profissionais especializados e recursos de prevenção de ataques citados no decorrer deste artigo, quando a escolha da hospedagem não é a correta. 

A i7 Host tem mais de 18 anos de experiência no mercado e nossos servidores possuem toda a tecnologia para assegurar a estabilidade do seu site com as nossas hospedagens dedicadas.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais