Início DicasConheça as linguagens que fazem as aplicações serem responsivas

Conheça as linguagens que fazem as aplicações serem responsivas

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 10 comentários
Linguagens

O HTML e Javascript são as duas linguagens que compõem a maioria das páginas e aplicações web. Com elas, páginas responsivas são renderizadas e se desenvolvem para uma melhor a experiência do usuário.

Vamos falar um pouco sobre elas?

O HTML

Essa linguagem de marcação de hipertexto surgiu nos anos 90. Um hipertexto significa um documento de texto que possui tags de marcação própria, tendo referências (ou links) para outros textos dentro de um documento, possibilitando o acesso.

Uma página web pode conter vários documentos ou arquivos em HTML. Esses documentos são responsáveis por renderizar página por página.

Imagine que você tem uma página da sua empresa, e ela é uma loja virtual, esse site possui várias páginas diferentes, a primeira é uma apresentação da empresa, a segunda é a loja em si e esses dois itens são dois documentos HTML distintos, cada um único.

Contudo, é possível trocar de página sempre que o usuário clicar em um botão, ou link. Essa é uma das incríveis funcionalidades do HTML.

A estrutura do HTML funciona a partir de tags e cada uma delas representa um tipo de formatação. Dentro dela está o conteúdo que você deseja inserir.

Imagine que você queira inserir um parágrafo dentro de um texto, o programador então abre uma tag do tipo parágrafo, insere o texto desejado e então fecha a tag. Na resposta de uma requisição, o servidor devolve esse arquivo com esse parágrafo. O navegador vai ser responsável por interpretar o que está escrito no código e uma página será mostrada no seu navegador!

Porém, como foi dito anteriormente, esse documento é apenas um texto em preto e branco. O HTML permite a customização de textos, blocos e imagens usando dois tipos distintos de personalização: o estilo e a classe.

O estilo, ou style se preferir, é uma customização de um componente individual, uma tag única. Nele é possível definir o tamanho de um bloco, a cor dele, e até mesmo o alinhamento da página. A classe é um escopo mais geral. Você pode definir uma classe customizando ela como preferir, da mesma maneira que o style, mas você pode usar ela em diversas tags no seu documento, sem a necessidade de repetir o style em cada tag que deseja usar.

linguagem html

texto HTML

Existem em torno de 142 tags distintas em HTML, cada uma com a sua função. Vamos agrupar estas tags e explicar as que são mais usadas!

Tags em Bloco

Ocupam um bloco inteiro de uma página, ou seja, toda a largura. São responsáveis por iniciar novas linhas no documento. Algumas delas são:

  • <html>: Elemento raiz usado em todo documento;
  • <body>: Define o corpo do texto, com imagens, parágrafos e o que o desenvolvedor deseja inserir;
  • <head>: Define a codificação da página;
  • <p>: Insere novos parágrafos no documento.

Tags em Linha

Os elementos em linha são responsáveis pela inserção de links e imagens, além de formatar elementos que estão inseridos em blocos. A tag <strong> deixa os elementos dentro dela em negrito, já a tag <a> faz a criação de um link para a página desejada.

Tags em linha

A evolução do HTML

Com a evolução do HTML para o HTML5 em 2014, um grande passo se deu em como os navegadores web funcionavam e funcionam até hoje. O fato dessa atualização permitir a inserção de mídia como fotos, vídeos e outros tipos de arquivos fez com que o uso do Flash Player se tornasse obsoleto. Hoje em dia ele não é mais usado.

A integração dessas linguagens de marcação de hipertexto com o Javascript também possibilitou a construção de aplicações complexas, tanto web quanto mobile.

Javascript

Anteriormente, foi dito que o HTML é uma das linguagens de programação. Bem, isso está correto, mas as linguagens não se resume a somente essa função: no meio da computação ela é considerada uma linguagem de marcação. Ela demarca o texto e o mantém de forma estática. Para personalizar esse texto e deixar ele mais dinâmico e funcional é usada, de fato, uma linguagem de programação, Javascript.

Com o Javascript é possível implementar funções que personalizam a página. Elas podem renderizar gráficos em 3D/2D, mostrar slides em um certo intervalo de tempo e personalizar a página de acordo com a interação do usuário.

Além disso, é possível armazenar pedaços de informação em vários locais e fazer operações com essas variáveis. É possível criar objetos dentro do código que retém informações e facilitam a comunicação com o servidor.

O uso de API ‘s (Application Programming Interface) também é possível, alguns exemplos são: API ‘s que manipulam a documentação do código HTML, que contém geolocalização ou até mesmo que verificam o uso do Spotify. Com isso, um novo mundo de possibilidades é aberto.

O uso dessas linguagens está tão difundido nos dias de hoje que existem aplicações inteiras apenas com ela. A princípio, essa seria uma linguagem cliente-side, que pode ser interpretada pelo navegador do usuário, contudo, existem certas frameworks que possibilitam o uso dela como uma linguagem server-side, servindo para programar o back-end de uma aplicação.

Javascript

Linguagens

Conclusão

O HTML sempre foi uma parte essencial da internet. Sem ele, não teríamos essa estrutura incrível e interligada emos hoje. Essa linguagem é amigável para iniciantes e provém mais do que o necessário para uma simples página web. Mas ainda assim ela se torna extremamente estática.

O Javascript é o que causa o dinamismo e a personalização dessas páginas. É usado em quase todas aplicações web e tem uma gama infinita de possibilidades, todas elas na mão do desenvolvedor.

A i7 Host está apta a hospedar a sua aplicação web, independente da forma como ela foi personalizada, garantindo segurança de dados e estabilidade no servidor. Vamos conversar?

Posts Relacionados

10 comentários

Gustavo Team 22/07/2023 - 07:00

Gostei muito do material.

Resposta
Michael 28/07/2023 - 01:51

Material de excelente qualidade. Parabéns.

Resposta
ThomasNew 16/08/2023 - 05:14

Esse material é muito bom.

Resposta
Jorge Russel 16/08/2023 - 05:35

As dicas me ajudaram a identificar uma melhoria em meu site. Valeu pessoal. Excelente artigo.

Resposta
JamesSub 16/08/2023 - 06:18

Parabéns para quem escreveu este artigo. Me ajudou no entendimento.

Resposta
Jamilson 16/08/2023 - 06:23

Material de boa qualidade!

Resposta
Davi 16/08/2023 - 06:55

Gostei desse post. Estou de olho no blog de vocês, pois tem muito conteúdo bom!

Resposta
William 16/08/2023 - 07:30

Era isso que eu estava procurando. Queria entender melhor toda essa estrutura de sites responsivos.

Resposta
Thomas Silva 01/09/2023 - 09:56

O que escreveram aqui faz todo sentido. Obrigado pela contribuição.

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais