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Uma empresa que deseja se firmar e crescer no mercado atual deve entender o valor de um bom relacionamento com seus clientes, como um fator decisivo para manutenção de clientela e estratégias de otimização de seus resultados.
Nesse sentido se faz necessário estabelecer uma proximidade saudável com a clientela e valorizar um relacionamento que atenda às demandas daqueles que são os responsáveis diretos por seu crescimento e lucratividade.
Para melhor explicar a importância do bom relacionamento com seus clientes e sua valorização apresentados alguns pontos que podem ajudar nessa tarefa de conquistar e manter sua clientela sempre ativa e valorizada.
Tenha sempre uma relação de confiança
Todos sabemos que a confiança é a base de qualquer relacionamento duradouro e, que isso vale para a vida pessoal e profissional. É muito importante que o seu cliente tenha confiança no seu trabalho e esteja confortável dentro dessa relação.
Atender ao cliente de forma responsável, fornecer serviços e produtos de qualidade, bem como trabalhar com uma boa equipe, que transmita conhecimento do assunto é uma forma de criar laços confiáveis e valorizar a sua relação comercial.
Cuide do seu relacionamento
Assim como nos relacionamentos pessoais, a relação com o cliente deve ser cuidada, demonstrando ao mesmo que ele é importante e que sua empresa o respeita como tal.
O relacionamento com o cliente deve ser pensado de forma a executar as melhores ações para atender às suas necessidades, oferecendo sempre novidades e bons serviços e tratando-o de forma única e customizada, sempre que possível.
Existem hoje ferramentas que auxiliam nesse processo, como por exemplo, aquelas que identificam a data de aniversário e enviam um e-mail de felicitação, outras que mostram que o cliente não faz uma compra há muito tempo e oferecem um desconto ou ainda formas de identificar como o seu produto pode atender a cada cliente de forma efetiva e pessoal.
Esse cuidado pode dar um pouco mais de trabalho, mas com certeza valerá a pena na hora da fidelização e valorização da clientela. O feedback do cliente é sempre o melhor indicador de qualidade, por isso, escute-o com cuidado e atenção.
Seja ágil nas respostas
Nada mais desagradável do que ficar sem respostas quando surge um problema ou dúvida de determinado produto ou serviço. Nesse sentido, identificar problemas e resolvê-los em tempo hábil demonstra a sua competência e valoriza a sua relação.
Se o seu cliente tem um problema e você conseguir identificar rapidamente, será capaz de propor soluções que realmente o ajudarão., proporcionando a experiência de um bom atendimento e a satisfação garantida.
Sendo assim para que você consiga identificar os problemas quando eles estão acontecendo é preciso manter um bom relacionamento com seus clientes. Uma solução que ajuda muito são os chatbots nos sites, que dão o primeiro auxílio ao cliente.
No entanto, vale lembrar que nem sempre a ferramenta online resolve o problema do cliente e fornece as respostas adequadas. Para isso você deve ficar atento e não exagerar na mecanização do atendimento.
Não exagere em e-mails marketing e mensagens automáticas e esteja seguro de que o cliente gostaria de recebê-las. É muito desagradável ver sua caixa de entrada lotada de recados de marketing sem que você concorde expressamente com isso. Bom senso é tudo em uma relação!
Entregue soluções que o cliente procura

Antes do problema surgir você pode oferecer soluções que o seu cliente busca, antecipando-se aos possíveis problemas e perdas de clientela. Mas como isso é possível?
Melhorando o seu sistema de atendimento, mantendo o site e tecnologias sempre atualizados e escutando as necessidades do cliente são ótimos caminhos de entrega de soluções que cativam seus clientes.
Para isso é importante contar com auxílio de uma equipe profissional, que cuida da parte tecnológica do seu sistema e deixe seu site sempre no ar!
Seja sincero e nunca prometa algo que não pode cumprir
Nada pior do que frustrar a expectativa de um cliente e, isso acontece, quando você oferece coisas que não pode cumprir. Aprender a falar não, de maneira sútil para seu cliente também é uma forma de valorizá-lo.
A relação deve sempre ser pautada na sinceridade. Você hoje tem a capacidade de oferecer determinados produtos ou serviços e, apresentar coisas das quais desconhece por completo ou não terá possibilidade de entregar com qualidade é frustrar o seu cliente e perdê-lo, cedo ou tarde.
Por isso tenha cuidado com as promessas que faz e seja sincero, dentro de uma relação de proximidade. Explique ao cliente o porque não possui determinado produto e porque não pode atender ao seu pedido.
Seja leal sempre em sua relação. Por exemplo, se o produto vai atrasar, antecipe-se ao avisar o cliente, explicando os verdadeiros motivos. Se sentir que isso vai de alguma forma prejudicar o cliente, recompense-o com uma desconto ou outra forma que achar viável.
Supere as expectativas
Se você identificar uma necessidade do cliente que não está sendo suprida e tiver a oportunidade de ajudá-lo a melhorar, um relacionamento saudável será a melhor forma de fazê-lo.
Tenha em mente que se você oferecer algo que realmente vai ajudá-lo, você vai aumentar a satisfação do cliente e fazer com que o seu trabalho seja otimizado. Converse com seu cliente de forma atenciosa e com cuidado para que ele se sinta atendido.
Ofereça produtos e serviços de qualidade. use a criatividade para criar planos de fidelização e bonificação sempre que possível. Faça com que essa relação seja lucrativa para os dois lados e o cliente sinta que ganha ao consumir com você. Crie planos de parceria onde ele possa indicar outros clientes e se beneficiar com isso.
Uma dica importante é nunca se contentar com o bom. Busque sempre o ótimo. Seja no prazo de entrega, no conteúdo ou na qualidade dos serviços, faça o seu trabalho como gostaria de recebê-lo e colha os benefícios diretos dessas ações.
Conclusão
Agora você já sabe a importância de valorizar o seu relacionamento com seus clientes. Não deixe de compartilhar o nosso post e ajudar a outras pessoas a crescerem em seus negócios.
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