Início Dicas O que é HTTPS? Por que é importante pro site?

O que é HTTPS? Por que é importante pro site?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários
O que é HTTPS - Por que é importante pro site

Navegamos na internet todos os dias. A maioria dos serviços e processos que eram totalmente analógicos e não dependiam da conectividade que temos hoje em dia só funcionam com a web. Está tudo tão fácil e rápido que às vezes esquecemos de certos pontos importantes ao navegar na web. Um deles é a segurança da informação. Afinal o que é HTTPS?

Sites sérios e seguros geralmente contam com a proteção do certificado SSL, caso você acesse um site que não tenha essa proteção seu navegador deve avisá-lo do risco que está correndo, afinal esse site não usa o HTTPS como protocolo de transferência padrão.

Nesse artigo vamos explicar como o HTTPS funciona e porque é importante ter ele em seu site, vamos entender a importância para o lado do usuário e como esse tipo de protocolo impacta no seu site!

protocolo HTTPS

O que é um protocolo HTTP?

O protocolo HTTP é um protocolo que permite que a internet funcione como ela funciona hoje em dia. A sigla significa Hypertext Transfer Protocol. Esse protocolo permite que o usuário insira o domínio dos sites que ele deseja acessar no navegador web, após inserir o domínio o site todo é renderizado no navegador, com todas as funcionalidades pertinentes a ele. Para entender como ele funciona vamos separar em duas partes, a requisição e a resposta.

A requisição é feita a partir do cliente, este é o usuário padrão do site. Quando o cliente acessa a url da sua aplicação, ou seja, o seu domínio, ele envia uma requisição para o servidor em que seu site está hospedado. Essa requisição funciona como se fosse um pedido para o servidor, como se o computador do usuário pedisse para que o servidor enviasse todas as informações para que o site fique acessível.

O servidor interpreta a requisição, acessa os dados que o cliente está pedindo e envia de volta para o computador pessoal do seu cliente. Esse processo é chamado de resposta. A resposta, além de enviar os dados pertinentes ao site, envia também um código que o navegador interpreta, como por exemplo, códigos de sucesso e erro.

Os dados enviados na resposta consistem em dados em HTML, uma linguagem de programação usada para renderizar o site e demarcar campos estáticos e formulários. Além de HTML, alguns sites também usam Javascript e diversas outras frameworks. Outros dados retornados são mídias do site.

Algumas requisições também são responsáveis por enviar dados para o servidor. O usuário pode preencher um formulário de login e senha, inserir informações como endereço, telefone e até mesmo dados bancários para efetuar compras.

O HTTP nos ajuda a navegar na internet e utilizar vários recursos em nosso cotidiano, o problema é a questão de segurança. Usando apenas o protocolo HTTP as informações não vão estar totalmente seguras, um hacker pode roubar esses dados e fazer mau uso deles, e isso vai impactar de uma forma muito negativa a sua empresa. Para prevenir esses casos é que existe a extensão do HTTP, o protocolo HTTPS.

O que é HTTPS e o Certificado SSL?

Imagine o seguinte caso: uma loja virtual que você é dono. Ao criar o seu site você tomou todos os cuidados possíveis, escolheu o melhor design, decidiu usar uma plataforma CMS como o WordPress, mas na hora de escolher a hospedagem não escolheu um serviço que tenha SSL. O que isso significa?

Significa que todas as requisições do seu site estarão em HTTP, todos os dados vão viajar de forma desprotegida e seu site está vulnerável a hackers que querem roubar seus dados. Além disso, motores de busca, principalmente o Google, vão penalizar os resultados de buscas referentes ao seu site devido a essa falha na segurança.

Para evitar isso, escolha uma hospedagem que tenha suporte ao certificado SSL. O Secure Socket Layer é um certificado usado para que a comunicação entre cliente e servidor seja mais segura. Essa segurança se dá ao fato de que todos os dados serão criptografados entre eles. Os sites que possuem o Secure Socket Layer podem estabelecer a comunicação através do HTTPS.

O SSL funciona da seguinte maneira: quando um cliente acessa um site com esse certificado são trocadas chaves de criptografia. Dentro da computação, elas servem para decodificar dados criptografados, tornando esses dados inteligíveis para o usuário em si. Após trocar as chaves o computador do usuário cria uma conexão segura com o servidor, essa conexão tem uma chave específica que vai ficar em uso apenas durante o uso da sessão. A conexão feita envia requisições e recebe respostas, igual o protocolo HTTP, porém esses dados estão completamente criptografados, portanto é o protocolo HTTPS que está funcionando.

O princípio do funcionamento é o mesmo que foi explicado anteriormente, porém com essa camada de segurança a mais. Caso um hacker esteja interceptando a sua conexão e tente roubar seus dados, as informações roubadas serão inúteis para ele, pois estarão criptografadas. Mesmo que esse hacker tente descriptografar, ele pode levar milhares de anos tentando achar a chave.

Aprenda a identificar se um site é seguro, clicando aqui!

Ataque de malware

Quando devo usar o SSL e o HTTPS?

Caso você gerencie um negócio na internet e lide com clientes no seu dia a dia, a resposta é: você sempre deve usar SSL no seu site.

O porquê disso é bem simples. Seus usuários tendem a inserir informações pessoais e essas informações devem estar protegidas.

Vamos usar como estudo de caso uma loja virtual. A sua loja virtual pede aos usuários que sejam inseridas informações de cunho pessoal e confidencial, como endereços, dados bancários e formulários de satisfação. Caso seu site não possua o SSL, o protocolo HTTPS não estará em vigor e não vai haver criptografia nele. Os dados estarão viajando crus, podendo ser interceptados.

Outro fator a ser considerado é a autenticação. O usuário pode ser redirecionado a uma página maliciosa tentando acessar seu site. Caso isso ocorra e seu site possuir o SSL, o navegador vai avisar ao usuário que aquele site não é seguro. Sem o certificado o seu cliente pode, contra a vontade dele, se conectar a um servidor malicioso.

Várias técnicas podem ser utilizadas para roubar os dados de usuários, uma delas é phishing. O phishing se utiliza de meios criativos para roubar dados de pessoas, um deles é usando domínios falsos. Esses domínios podem ser muito parecidos com os que usamos diariamente, alguns deles até renderizam páginas idênticas de lojas e negócios de grande porte. Tudo isso serve para nos enganar e roubar nossas informações pessoais para uso indevido, ou até mesmo um vazamento em massa. A maioria dessas páginas falsas não possuem o certificado SSL. Caso algum hacker tente usar seu domínio e seu site para esse fim, o certificado SSL vai avisar o usuário, prevenindo esse tipo de golpe.

Se você já tem seu site hospedado na i7 Host, veja este tutorial de como verificar se um site foi afetado por malware.

Vale lembrar que o Brasil aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados. Caso os dados pessoais dos seus clientes estejam totalmente desprotegidos, sua empresa pode ser punida de acordo com a LGPD. Informações de cunho pessoal de clientes devem ser protegidas e tratadas com total transparência, e é importante mostrar como você faz isso com as políticas de privacidade do seu site. O usuário só pode usufruir da sua página web caso aceite o que está escrito ali.

Caso você queira saber mais sobre a LGPD leia o nosso post sobre: LGPD – O que é e como afeta seu site.

Conclusão

Para identificar se um site usa ou não o HTTPS basta olhar no seu navegador, ao lado do domínio. Se você ver um pequeno cadeado, fique tranquilo que suas informações estão criptografadas. Caso não veja, é um sinal de alerta.

Instalar um desses certificados é um tanto quanto complicado, e necessita de um profissional com experiência. Por isso é importante escolher um serviço de hospedagem que providencie isso, de preferência gratuitamente. De nada adianta escolher um serviço barato e logo mais se deparar com clientes insatisfeitos por problemas de segurança ou vazamento de dados. Além disso, os motores de busca vão impulsionar os resultados do seu site caso você use o HTTPS, tornando a página do seu negócio mais visível para potenciais clientes.

Aqui na i7 Host oferecemos o certificado SSL gratuitamente em nossas hospedagens. Ao contratar nosso serviço, um profissional vai instalar o certificado em seu site, seja ele uma aplicação web ou um CMS, como o WordPress.

Apostar na segurança do seu negócio é garantir que seus clientes estejam satisfeitos. Além de evitar dores de cabeça no futuro. Entre em contato com nosso time e saiba mais sobre nossos serviços e vantagens.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Olá. Como podemos lhe ajudar?

×