Índice
- Importância de monitorar site
- O que significa monitorar site?
- Qual a importância de monitorar site?
- Quem é o profissional responsável e como monitorar o tráfego do site?
- Quais ameaças são identificadas ao analisar o tráfego do site?
- Quais as melhores ferramentas de tráfego para monitorar site?
- Como a hospedagem da i7 Host ajuda na segurança contra invasões de sites?
- Conclusão
O dito popular “prevenir é melhor que remediar” se encaixa perfeitamente no contexto corporativo e, especificamente, no processo de monitorar site. Um processo que engloba analisar o tráfego, monitorar o desempenho do site, acompanhar a segurança e a experiência do usuário. Todos esses quesitos são levados em consideração.
Importância de monitorar site
A princípio, é necessário um profissional especializado para monitorar o tráfego e realizar ações preventivas para assegurar a estabilidade e segurança do site. Para isso, esse profissional vai utilizar: ferramenta de tráfego para auxiliar sua ação durante o monitoramento.
Portanto, acompanhar o tráfego do site previne muitos tipos de situações indesejadas. Principalmente, quando falamos sobre ameaças cibernéticas.
A i7 Host é especialista em hospedagem e segurança de site. Por isso, criamos esse conteúdo para expor a importância de monitorar o (tráfego do site) e, como a escolha de uma hospedagem de qualidade, é a base para um site seguro e eficiente.
O que significa monitorar site?
Monitorar site é a palavra que resume todo o processo de acompanhar as informações das atividades referente a um site na web. A intenção por trás desse processo é entender como o site está performando, se os usuários estão satisfeitos com a experiência e se os objetivos do site estão sendo alcançados.
O processo engloba as atividades de monitorar o tráfego, analisar o tráfego, monitorar o conteúdo, acompanhar as conversões e analisar a experiência do usuário. As atividades realizadas no processo dependem muito da finalidade do site.
Assim, o processo de monitorar site é adotado pelas empresas que são conscientes dos benefícios em ter um negócio bem performado e sem interrupções na web. Apesar de não ser impossível de ocorrer, monitorar é a forma mais eficiente para prevenir ou agir antes que a situação se torne mais complexa.
Qual a importância de monitorar site?
Garantir o funcionamento pleno do site e identificar problemas antes que eles ocorram. Além de ser uma das melhores formas de obter insight acompanhando a experiência dos usuários.
- Disponibilidade: a disponibilidade de um site é o princípio de um ótimo trabalho de monitoramento. Isso porque muitos fatores que causam a indisponibilidade de um site, são identificados durante o processo de análise. Ao evitar possíveis erros, o índice de uptime tende a crescer e melhorar outros fatores, como otimização no mecanismo de busca e segurança.
- Redução de custos: diminuir os custos é uma estratégia que muitas empresas realizam para aumentar a receita. Com o monitoramento constante de sites é possível evitar custos significativos, principalmente, os custos provenientes de um ataque cibernético.
- Segurança: a segurança dos dados de uma empresa é fator de suma importância. O papel do monitoramento é imprescindível nesse contexto, já que o objetivo de muitos ataques é o roubo de dados.
- Competitividade: no meio digital, a competitividade é maior. Por isso, realizar o monitoramento frequente evita manter a relevância e se posicionar à frente dos concorrentes.
O sucesso de qualquer empresa depende muito da forma como ela consegue se manter estável. O processo de monitorar site previne e garante toda essa estabilidade buscada.
Quem é o profissional responsável e como monitorar o tráfego do site?
O profissional conhecido por monitorar e analisar o tráfego do site é chamado de “analista de dados da web” ou “analista de tráfego da web”.
Profissional responsável por analisar o tráfego
Tem sua função focada em garantir a execução total do site voltada às metas da empresa. Ou seja, seu papel é estratégico e realiza as funções de coletar, analisar e interpretar os dados gerados pelo site. Com base nessa análise, o profissional, junto com a equipe, consegue obter informações valiosas sobre o desempenho do site.
Nesse sentido, o profissional escolhido precisa ter as habilidades e competências necessárias para sua função. Entre elas: conhecer as ferramentas de análise de site, possuir habilidades analíticas, competência de interpretar dados e conhecimento em marketing digital.
Agora, a função desse profissional de monitorar o tráfego, faz parte de um processo:
1 Configurar as ferramentas de análise da web. Algumas ferramentas precisam da inserção de um código de rastreamento no site para que ela consiga coletar os dados dos usuários.
2 Definir metas. O especialista precisa trabalhar em conjunto com a equipe de marketing para traçar metas claras e alcançáveis em prol do crescimento do site. Dentre as possibilidades, podem ser classificadas: aumento das vendas, novas inscrições, assinaturas ou downloads, entre outras conforme a finalidade do site.
3 Descobrir a origem do tráfico. Para uma empresa é de fundamental importância descobrir de onde está vindo o tráfego do site. O profissional de análise de tráfego tem a função de informar se o público vem dos mecanismos de busca, rede social, campanhas de marketing ou links patrocinados.
4 Produzir experimentos e testes. O profissional de análise de tráfego precisa realizar e conduzir testes A/B com objetivo de detectar melhorias no site.
O profissional responsável por analisar o tráfego do site, será peça principal para o crescimento da empresa como um todo.
Quais ameaças são identificadas ao analisar o tráfego do site?
Não analisar como os visitantes do seu site se comportam pode ser muito arriscado tanto estrategicamente quanto para segurança da empresa.
Assim, entre os problemas mais comuns quando não é analisado o tráfego do site:
Identificação de atividades suspeitas: monitorar o tráfego e os padrões possibilita perceber atividades anômalas que caracterizam ameaças. Por exemplo, tráfego de IP suspeitos, inúmeras tentativas de login e ação de raspagem de dados.
Identificação de vulnerabilidades: uma forma eficiente de identificar tentativas de exploração de vulnerabilidades é analisando o tráfego do site. Após identificar, as ações podem ser tomadas com mais precisão, com objetivo de corrigir essas vulnerabilidades.
Monitorar tráfego de boot: analisar o tráfego é a melhor forma para identificar bots voltados para ataques, como DDoS e scraping de dados.
Identificação de padrão de ataques: o profissional responsável por analisar o tráfego, conhece os padrões mais comuns de ataque, como tentativas de força bruta de senhas dentro de um horário específico. Uma ameaça que pode ser descoberta com mais facilidade durante o monitoramento.
Integrar com sistemas de segurança: certamente, essa é uma das melhores formas de potencializar a segurança. As ferramentas de análises de tráfego podem ser integradas com sistema de segurança. Por exemplo, firewalls e o sistema de detecção de intrusões. Dessa forma, o profissional obterá uma resposta de imediato.
Quais as melhores ferramentas de tráfego para monitorar site?
As ferramentas de tráfego mais conhecidas e usadas pela sua qualidade são:
Google Analytics: a ferramenta mais conhecida para monitorar site. Completa, gratuita e cheia de recursos que proporcionam insights sobre o tráfego, como monitoramento de tráfego, relatórios sobre CTEs e visualização de páginas. Ainda, oferece divisão de relatórios por canais importantes e a origem do tráfego.
Matomo: o famoso Piwik. Voltado para privacidade dos dados, é muito conhecido por ser código aberto e pode ser hospedado no próprio servidor para assegurar o controle dos dados.
Clicky: muito utilizada para analisar o tráfego em tempo real. Além disso, oferece informações claras do comportamento do usuário, como mapas de calor e rastreamento de conversões.
Hotjar: talvez a menos conhecida. Porém, oferece insights valiosos sobre rastreamento de usuário. Por exemplo, pesquisa de feedback, gravações de sessões, mapas de calor e atividades dos visitantes.
Porém, é bom salientar que, antes de escolher uma ferramenta para analisar o tráfego, é preciso conhecer e entender as necessidade do site. Assim, a escolha da ferramenta ocorre de uma forma mais assertiva.
Como a hospedagem da i7 Host ajuda na segurança contra invasões de sites?
A i7 Host é uma empresa de tecnologia focada em oferecer os serviços de hospedagem, certificado SSL, backup on-line, SMTP Marketing, e-mail marketing e otimização de sites e lojas.
Apesar disso, todos os nossos clientes conhecem o alto nível de segurança que proporcionamos em nosso serviço, como hospedagem dedicada e CLOUD. Com base em sistema de armazenamento em SSD e certificado SSL para maior segurança.
Uma forma específica de confirmar isso é com o nosso uptime global que está em torno de 100% do tempo on-line. Além dos nossos 18 anos de experiências.
Por último, entendemos que o seu site ou e-commerce precisa funcionar de forma segura, mas essa segurança tem que ser oferecida a partir da hospedagem. Assim, para evitar ameaças e possíveis invasões de sites, escolha as melhores hospedagens com servidor no Brasil e nos Estados Unidos. Além de nosso suporte 24 horas e 7 dias da semana.
Conclusão
As invasões de sites ocorrem a partir de falhas que são encontradas pelos hackers. Uma vez que um hacker consegue invadir um site, o resultado pode ser: roubo de dados, perda de reputação, perda financeira, interrupção do serviço e até a utilização de ransomware para criptografar os dados do site e exigir um valor em troca.
Segundo o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2023, apenas no primeiro semestre do mesmo ano, houve 332 milhões de ataques de crypto jacking, ou seja, um aumento de 339%.
Em síntese, compreendemos que a ação de monitorar site é um processo de prevenção e é realizada com ajuda de ferramentas profissionais. Da mesma forma, se faz necessário escolher uma hospedagem de um provedor confiável e seguro para hospedar os sites.
A i7 Host possui 18 anos de mercado e temos especialistas prontos para sanar qualquer dúvida que venha surgir!