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Inbound Marketing – como funciona? Como usar no site?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários

O marketing consegue gerar valor para empresas e produtor a partir de uma certa premissa. Essa premissa diz que o produto ou serviço deve ser promovido, ou vendido, por meios alternativos ao meio usual que a empresa usa. Partindo dessa premissa vemos que o marketing cria a necessidade ao mesmo tempo que satisfaz ela, mostrando o produto que vai ser vendido. Uma estratégia, por exemplo é Inbound Marketing, mas existen outras como o Branding, por exemplo.

Com o advento da tecnologia da informação e o impulso dos meios de comunicação o consumidor mudou. Os clientes passaram a ficar mais exigentes e os meios convencionais de marketing passaram a ficar obsoletos. Um exemplo disso são panfletos e propagandas feitas em revistas. Isso se chama “marketing clássico” ou “marketing por interrupção”, essa técnica é chamada assim pois ela cria uma interrupção em meios de comunicação para atingir o cliente. Comerciais de televisão e rádio são um exemplo disso, você está no seu carro ouvindo músicas na sua estação de rádio favorita e de repente uma pessoa começa a anunciar um produto ou serviço, caso seja interessante você provavelmente vai buscar o produto.

Mas hoje em dia as coisas não funcionam mais assim, esse tipo de marketing está ficando obsoleto. Raros são os clientes que são conquistados por esses meios, poucas são as pessoas que lêem revistas físicas, ou ouvem rádio aberto por muito tempo. Tudo mudou com o smartphone e os serviços de streaming, nós passamos a escolher o conteúdo que queremos consumir.

Com isso o marketing também mudou. Novas estratégias vêm sendo adotadas dia após dias, tudo para atingir o maior número de clientes possível, tudo para promover a empresa e dominar o mercado. Uma dessas estratégias é o Inbound Marketing, nesse artigo vamos entender de onde surgiu essa técnica e como ela funciona para o bem da sua empresa!

O que é Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing

O criador do Inbound Marketing, por assim dizer, se chama Seth Godin, esse conceito faz parte de uma gama maior de conceitos chamado Marketing de Permissão. Esse conceito surgiu pela primeira vez em um livro lançado em 1999, escrito pelo próprio Seth Godin.

O autor analisa o conceito de Inbound juntamente com Marketing Digital, a premissa principal é a seguinte: algumas décadas atrás o consumidor não tinha controle do que queria consumir, mesmo com meios de entretenimento pagos, como TV a cabo ou revistas por assinatura, haviam anúncios indesejados. O marketing por interrupção, como foi mencionado acima.

Nos dias de hoje o usuário decide o que quer consumir, então para conquistar um cliente você deve criar um conteúdo que o seu usuário irá consumir. Portanto é necessário criar um conjunto de estratégias para delimitar quem é o seu cliente e porque ele gosta dos seus serviços. Fazendo isso um conteúdo é criado nessa base, atraindo mais clientes e aumentando seu negócio.

Portanto o Inbound Marketing pode ser chamado também de Marketing por Atração. O conceito dessa estratégia contempla a criação de conteúdo, por diversos meios que sejam, para atrair pessoas que gostam de consumir esse tipo de conteúdo. Blogs, vídeos, podcasts, qualquer que seja o meio que a persona dos seus clientes vai consumir, é ideal para conquistar uma quantidade maior de pessoas. Quanto mais você apresentar mensagens, ideias e soluções, maior atração você vai gerar. Os clientes não vão chegar à sua empresa apenas pelo serviço prestado, mas também pelo conteúdo e pela imagem que seu empreendimento está passando.

Como fazer Inbound Marketing para meu site?

Inbound Marketing para sites

Primeiramente, atrair possíveis clientes. Essa atração deve ser feita a partir da criação de conteúdo do seu departamento de Marketing Digital. Um meio muito efetivo para atrair novos clientes é a criação de um blog. Primeiro determine o tipo de cliente que você quer conquistar, defina a persona da sua clientela. A sua persona é uma pessoa fictícia, que possui caraterísticas do seu público geral.

Após ter feito isso comece a produzir conteúdo que essa pessoa consumiria, com isso você vai atrair o tipo ideal de cliente, com um bom conteúdo e com uma periodicidade de textos ele vai acessar cada vez mais o seu blog. Caso sua pessoa prefira outros canais de comunicação, como redes sociais ou outros tipos de mídia (podcasts, lives, vídeos), invista nesses canais, tudo depende do tipo certo de conteúdo consumido pelo tipo certo de pessoa.

Após esse processo comece a disponibilizar links e informações de seus produtos e serviços dentro do seu canal de comunicação. Digamos que você tenha uma loja de sapatos, faça um post dentro do seu blog sobre diversos tipos de sapato e qual deles ficaria melhor para cada tipo de pessoa. Após cada descrição do sapato deixe um link no post, mostrando que a sua loja tem aquele sapato! Caso esteja usando outro canal de comunicação que anuncie seus produtos no meio do conteúdo produzido, vai funcionar da mesma forma.

Porém, se o consumidor do seu meio de comunicação não comprar seus produtos, ele ainda não é cliente, e isso é justamente uma etapa desse processo. Após a segunda fase você conquistou possíveis clientes.

Esses possíveis clientes devem ser atraídos cada vez mais para o seu serviço, você deve manter ele com conteúdos e anúncios, seja por e-mails ou redes sociais. Quando ele finalmente se tornar um cliente você deve manter ele da melhor forma possível, mostrando que toda a estratégia de marketing não veio ao acaso, você realmente proporciona o melhor serviço do mercado.

A fase final do Inbound: manter seus clientes.

Conquistar um cliente não é uma tarefa nada fácil, mantê-los é mais difícil ainda. Vamos imaginar o seguinte caso, a loja de sapatos mencionada acima. O dono dessa loja investiu pesado no Inbound Marketing, todos os canais de comunicação possíveis foram utilizados para atrair cada vez mais clientes. Podcasts, blog, vídeos, lives em redes sociais. Cada vez mais possíveis clientes começaram a acessar a loja online dessa pessoa e, a maioria delas, começaram a comprar. Depois de alguns meses todos esses clientes deixaram de acessar a loja, e o blog . O motivo? O dono dessa loja escolheu um péssimo serviço de hospedagem.

Quanto mais pessoas acessavam o site e blog da loja, mais o site caía e ficava fora do ar. Os clientes descobriram uma mega promoção via live no Instagram e não conseguiam comprar por instabilidade no site. Alguns clientes tiveram suas informações roubadas, informações de cunho pessoal de extrema importância, afinal o site não era seguro, não tinha um certificado SSL e não usava o protocolo HTTPS. Ainda nem mencionamos a lentidão do site, de cinco a dez segundos para acessar uma página.

Isso é um claro exemplo de como um empreendedor de negócios investiu muito em Inbound Marketing e muito pouco em sua infraestrutura web. Para conquistar novos clientes você tem que garantir que a sua aplicação aguenta esse volume de acessos, sem ter problemas de queda ou segurança.

Escolher o melhor tipo de hospedagem, com certificado SSL de segurança e servidores dedicados vai fazer com que os novos clientes fiquem impressionados com seu negócio. Eles vão acessar seu site cada vez mais, vão poder sempre ler seu conteúdo de forma rápida e eficaz. Tudo isso vai acontecer caso você invista tanto em hospedagem quanto em marketing, conquistar novos clientes é importante, mas manter eles satisfeitos é mais importante ainda.

Conclusão

Invista em Inbound Marketing, e para isso invista em hospedagem de sites também. Escolha o melhor domínio e o melhor servidor possível, com o melhor hardware. Use o armazenamento em SSD para enviar as informações para seus clientes em velocidade absurda, mantenha o seu armazenamento dedicado para ter um grande volume de conteúdo disponível para que novos clientes consumam essas informações. Priorize a segurança da sua hospedagem, ela é também a segurança dos seus clientes. Essas práticas vão fazer com que seu empreendimento seja de muito sucesso!

Se você acha impossível encontrar todas essas facilidades e mais outras, como suporte 24h por dia, em português, todos os dias do ano, temos uma boa notícia: não é! Na i7 Host temos planos personalizados para cada negócio, garantindo que você tenha o melhor serviço possível para a sua empresa. Não podíamos falar de Inbound Marketing e deixar de aplicá-lo no texto, não é mesmo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

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