Início Hospedagem de SiteHospedagens de sites: Por que são tão importantes?

Hospedagens de sites: Por que são tão importantes?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 4 comentários
Hospedagem de sites: Por que ela é tão importante

O conceito de hospedagens não deve ser novidade para quem já tem seu empreendimento online. Mas para aqueles que estão pensando em migrar do empreendimento físico para algo que funcione na web, o conceito de hospedagem não deve estar tão claro assim.

Apesar desses dois casos serem comuns, a importância da escolha de um bom serviço de hospedagem pode impactar, e muito, tanto um empreendedor mais experiente com o meio da internet quanto um leigo.

Vamos imaginar o seguinte caso. Dois vendedores estão criando suas lojas online. O vendedor A tem uma clientela consideravelmente grande, e dispõe de alguns funcionários de TI, inclusive programadores. O vendedor B tem uma clientela pequena, principalmente quando comparada a clientela do vendedor A, ele tem muito pouco conhecimento em TI, mas ainda sim decide abrir uma loja online.

O vendedor A tem uma bela aplicação, bonita com diversas funcionalidades para agradar os clientes, além de uma diversa gama de produtos. Já o B tem um site simples, porém funcional, que dispõe de um catálogo pequeno. Vale ressaltar que ambos vendedores têm o mesmo público alvo, a mesma persona.

O vendedor A decide economizar com a hospedagem, já o B pesquisa mais e escolhe um serviço melhor, com servidores dedicados, armazenamento SSD e um bom suporte.

Ao longo do tempo, o site do vendedor A  começa a cair e fica fora do ar. A maioria dos navegadores começa a reclamar que esse site não é seguro, afinal o domínio não está com um certificado SSL. Chega a black friday e todos os clientes estão animados para aproveitar as ofertas, mas o site fica constantemente caindo e não salva todas as informações.

Enquanto isso acontece, o vendedor B está com um site funcional, seguro, certificado. A quantidade de vezes que o site fica fora do ar é quase zero. O catálogo começa a crescer e a clientela aumenta, não há lentidão no site. Alguns clientes do A chegam a migrar para o B.

Toda a situação citada acima é algo muito comum no mercado varejista online. E ela tem tudo a ver com hospedagem. Ou seja, a hospedagem é importante o suficiente para decidir se seu negócio vai dar certo ou não, se você vai perder clientes e vai ter prejuízos. Vamos entender o que é hospedagem e qual o impacto real dela nesse artigo!

O que são as hospedagens de site?

O que é hospedagem de site

As hospedagens são um tipo de serviço que é contratado por qualquer pessoa para armazenar os dados do seu site dentro de um servidor. O servidor é uma máquina, um tipo de computador, que fica ligado o tempo inteiro. O servidor armazena esses dados em dispositivos de memória, seja HD ou SSD.

O motivo do servidor ficar ligado o tempo todo é porque a função dele é receber requisições e enviar respostas para os clientes que estão querendo acessar o site hospedado nele. Os computadores e servidores funcionam com base no protocolo HTTP, que é um protocolo TCP/IP. Esse protocolo trabalha com a requisição e respostas entre duas máquinas, sendo que cada uma delas tem um IP específico. Ou seja, quando você vai acessar um site e digita o domínio no seu navegador você está acessando o IP do servidor em que aquele site está armazenado.

O computador do cliente vai mandar requisições que, como o próprio nome diz, vão requerer dados. O servidor então interpreta essa requisição e devolve os dados pertinentes. Seu navegador vai renderizar tudo e então você vai poder navegar no site normalmente.

Todo esse processo pode ser melhorado, ou piorado, dependendo do tipo de hospedagem que está sendo contratada.

Em teoria, o protocolo HTTP deve funcionar do mesmo jeito para todas as máquinas. Analisando o caso criado acima, dos vendedores, os mesmos processos de requisição entre cliente e servidor estão acontecendo. Significa que algo próprio do serviço de hospedagem está impactando nos acessos do site de cada vendedor. Os casos em que a hospedagem web é uma inimiga do cliente é principalmente quando um serviço gratuito é contratado. Vamos analisar quais os impactos de uma hospedagem gratuita e uma hospedagem paga a seguir.

Os impactos das Hospedagens Gratuitas

Como o próprio nome já diz, uma hospedagem gratuita não vai ter nenhum custo para o cliente que está assinando ela. Esse serviço gratuito é ideal para sites que são pequenos, sem um volume grande de acessos diários. Esse tipo de hospedagem não é nada vantajosa para empreendedores que estão migrando o seu serviço para a web.

O domínio do seu site não vai poder ser personalizado, e ele tem um grande impacto no marketing do seu negócio, não só da sua aplicação web, mas do seu negócio como um todo. Além disso, vão existir inúmeras limitações quanto ao tipo de serviço e como os dados vão navegar para os servidores da hospedagem. Os limites de armazenamento de dados dos servidores serão extremamente pequenos, além de que vai existir também uma limitação de banda, ou seja, a quantidade de informações que vai navegar durante o acesso de um cliente.

O vendedor A, citado no exemplo acima, pode ter escolhido uma hospedagem gratuita para abrir sua loja online. Esse tipo de escolha fez com que o seu domínio, ou url do site, não possa ter a identidade da empresa. Isso impactou completamente nas vendas iniciais. Agora o pior caso foi em uma black friday, em que o site caiu completamente devido a uma sobrecarga no servidor, causada por vários acessos. O pior de tudo isso foi não contar com um suporte do serviço de hospedagem para resolver o problema.

 

O que procurar em hospedagens de sites?

Provedores de hospedagens

Tenda a escolher hospedagens que permitam que você possa escolher onde estão seus servidores. Servidores no Brasil tem precificação em reais, além de ter um tempo de latência, ou ping, menor. Já servidores localizados no exterior, como Estados Unidos por exemplo, tem uma latência maior, contudo são construídos com o hardware mais avançado possível.

Outro fator a se considerar é se os servidores são compartilhados ou dedicados. Servidores compartilhados, como o nome já diz, compartilham mais de um site. Isso significa que se várias pessoas decidem acessar os sites armazenados naquele servidor ao mesmo tempo pode ocorrer lentidão, não apenas em um deles, mas em todos eles. Um servidor dedicado é o ideal para aguentar um grande volume de acessos, assim como um grande volume de dados. Imagine que o vendedor B escolheu um servidor dedicado no Brasil. Os clientes ficam muito felizes pois o site sempre está no ar e o acesso é muito rápido.

Além disso, sempre busque serviços de hospedagem que ofereçam o certificado SSL. Esse certificado garante que seja usado HTTPS na comunicação entre cliente e servidor. Esse tipo de protocolo é criptografado e protege todas as informações enviadas e recebidas pelo cliente que acessa o servidor onde seu site está hospedado.

O hardware usado pela empresa de hospedagem deve estar disponível para que você avalie se vale a pena ou não assinar aquele plano. Verifique também se o suporte está disponível e, caso você não tenha muita experiência com inglês, opte por empresas de hospedagem nacionais. A comunicação será mais orgânica pois está na mesma língua.

Conclusão

Quando falamos de hospedagens e como devemos escolher o serviço ideal é sempre importante considerar o tipo de site que você quer ter e qual é o tipo da sua clientela. Escolher uma hospedagem errado é como dar um tiro no pé, pois o impacto que uma hospedagem ruim pode ter é grande demais, e o prejuízo financeiro vai ser grande.

Sempre considere qual serviço escolher, afinal seu negócio online depende inteiramente dele. Na i7 Host, além de contar com servidores dedicados, hospedados tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, também oferecemos certificado SSL e suporte online 24 horas por dia, todos os dias do ano. Garantindo assim que você tenha a melhor experiência quando se trata de hospedagem!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais