Início Hospedagem de SiteHospedagem gratuita – o barato pode sair caro!

Hospedagem gratuita – o barato pode sair caro!

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
Hospedagem grátis

Hoje em dia, caso deseje ter um negócio comercial e ele funcione pela web, é provável que você já tenha se deparado com esse tipo de palavra, “hospedagem”. Também é muito provável que você já tenha considerado aderir serviços de hospedagem grátis justamente para evitar gastos com isso. Vamos analisar todos os pontos desse tipo de hospedagem hoje, e você vai entender que às vezes o barato sai caro, e muito caro.

O que é uma hospedagem?

Uma hospedagem, nada mais é, do que um serviço contratado pelo usuário para armazenar o seu site, com todos dados e informações pertinentes a ele, dentro de um servidor. Além disso, no caso das hospedagens pagas, você recebe um pacote de serviços extra que facilita a sua experiência. Caso você não tenha muito conhecimento sobre servidores e nenhuma experiência com hospedagens, esse pacote de serviços e suporte pode ser muito útil!

O servidor é um grande computador com vários dados, de diversas pessoas. Ele fica ligado todos os dias, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Isso acontece porque o servidor é responsável pelo tratamento e resposta das requisições feitas pelos clientes ou usuários.

Imagine que o servidor é um grande prédio de entregas, e os sites são pacotes de correspondência, dentro desses pacotes estão os dados que são pertinentes aos sites. Acessar os sites que estão hospedados nesse servidor significa fazer um pedido a ele, o servidor recebe esse pedido, analisa todo o catálogo de informações que existem dentro dele e após isso envia para cada requisição o que foi pedido.

Tipos de Hospedagem

Um dos tipos mais usados de hospedagem paga hoje em dia é a hospedagem compartilhada. Essa geralmente tem um custo baixo para o usuário, e isso se explica no nome da hospedagem, pois há um compartilhamento do mesmo espaço em disco do servidor. Mas isso não significa que outras pessoas de outros sites e empresas diferentes terão acesso aos seus dados, nada disso. Ter uma hospedagem paga é ter segurança completa de informação.

Esse compartilhamento em disco significa que seus dados e os dados de outras pessoas estarão no mesmo servidor. Lembrando da analogia anterior, do prédio de entregas. Não é comum que quando você faz compras online, ou despacha alguma encomenda, que as encomendas sejam enviadas para um grande centro de distribuição? É como se fosse a mesma coisa!

Outro tipo muito usado, mas para aplicações web com grande volume de dados e informações, é a hospedagem com um servidor dedicado. Esse servidor proverá serviços e respostas única e exclusivamente para o seu site ou aplicação. Esse tipo de hospedagem pode exigir um pouco de conhecimento técnico, pois você pode customizá-lo como quiser.

Como um servidor é um computador, ele precisa de certas configurações como sistema operacional, organização de diretório de dados, entre outros. Geralmente os pacotes de serviços de hospedagem oferecem esse tipo de suporte, mas saiba que você tem essa possibilidade caso contrate esse serviço!

Uma outra opção paga e muito usada é uma hospedagem CMS, ou como é melhor conhecida, a hospedagem WordPress! Nessa opção você já consegue customizar alguns temas ou até mesmo instalar temas novos, deixando seu site com a cara da sua empresa.

servidor de hospedagem

Hospedagem gratuita, o que é?

Explicamos anteriormente, de forma sucinta, o que é uma hospedagem e como ela funciona. Então significa que existem hospedagens que oferecem todos os serviços acima sem que você tenha que pagar nada por isso? A resposta é não.

As hospedagens gratuitas são dedicadas a sites que são muito pequenos e não vão ter um volume grande de informação. A maioria desses serviços oferecem diversas limitações, que no começo parecem irrelevantes, afinal o serviço é gratuito, mas o problema é que toda aplicação web, que tem um nicho e faz um bom serviço, tende a crescer, e quanto mais ela cresce mais demanda de dados surge e a hospedagem gratuita pode não “aguentar” toda essa demanda, o que culmina na diminuição drástica do número de clientes da sua empresa ou serviço.

Desvantagens da hospedagem gratuita

Domínio

Já falamos anteriormente, aqui no blog, sobre a importância e a função de marketing que um bom domínio tem. O domínio é o nome do seu site, ele deve ser simples, sucinto e ter a cara da empresa. Quando um cliente pensar na sua empresa ele deve imediatamente lembrar do seu site. Hospedagens gratuitas não oferecem esse tipo de customização para sua aplicação web. A maioria desses serviços obriga você a usar um domínio pré estabelecido. Imagine que você usa a hospedagem gratuita sitegratis, quando você montar a url do seu site ela ficaria da seguinte forma: empresa.meusitegratis.com.

Duas empresas na mesma url, isso deixa os usuários inseguros e pesquisas afirmam que é uma péssima estratégia de marketing digital. Além disso, quando você acessa uma página qualquer de um site que use uma hospedagem gratuita é muito comum esse serviço embutir publicidade própria dentro do seu site.

Limitações e Segurança

Como foi dito anteriormente, todo servidor é um computador com um espaço físico de memória. Quando você contrata um serviço é especificado quanto de espaço em disco seu site pode ocupar e quanto de largura de banda – a quantidade de dados que é enviada através de uma resposta do servidor – você pode usar.

A maioria dos serviços pagos tem armazenamento a partir de GigaBytes, lembrando que 1Gb equivale a 1024 Mb. Já os serviços gratuitos se limitam a uma capacidade de armazenamento na escala dos Mb. Imagine que você tem uma loja online e usa essa hospedagem, a sua loja é modesta e começa com pequenos produtos. Conforme sua loja cresce, você pensa em diversificar a gama de produtos vendidos. Isso é impossível se você se manter nessa hospedagem gratuita, você escolheu um serviço que não gera nenhum gasto mensal para sua empresa, mas esse serviço é o maior limitador do crescimento do seu negócio.

As hospedagens gratuitas também limitam a quantidade de acesso por url, a maioria deles não permite mais de 5 clientes acessando o site ao mesmo tempo. Isso significa que se 6 pessoas acessarem seu site pelo menos uma delas irá cair ou ficará em espera.

Já foi abordado no blog sobre o protocolo HTTP e o certificado SSL. Uma requisição HTTPS, que contém o certificado SSL, é uma requisição segura que oferece criptografia entre servidor e cliente. É muito raro achar uma hospedagem gratuita que ofereça esse tipo de requisição. Isso significa que hackers e crackers podem roubar as informações dessas requisições e elas não vão estar criptografadas, vão estar lá cruas. Imagine a dor de cabeça que isso pode gerar caso você tenha uma loja, que transmite dados bancários, informações de cartões e endereços físicos.

Caso deseje entender um pouco mais sobre o HTTP confira nosso post:  Introdução ao HTTP 

Suporte, E-mail e Backup

As hospedagens pagas tem um espaço para o backup do seu site. Um backup é um diretório, um espaço dentro do armazenamento do servidor, que armazena uma cópia exata dos dados da sua aplicação. Caso algum imprevisto aconteça que corrompa os dados, o backup pode ser usado para recuperar tudo como se nada tivesse acontecido. Esse tipo de serviço não existe nos serviços de hospedagem gratuitas.

Serviços de e-mail são oferecidos por algumas hospedagens gratuitas, porém eles funcionam como os e-mails gratuitos que já existem e são muito usados. Caso seja para uso pessoal ele oferece funcionalidades suficientes para o dia-a-dia. Agora para o uso corporativo eles já ficam bem defasados.

Outro fator importantíssimo a ser analisado é o suporte. Como foi mencionado caso você seja leigo em alguns quesitos computacionais envolvendo a web é de suma importância que você contrate um serviço que ofereça o suporte e relatórios que façam com que você entenda o que está acontecendo com o seu site. Esse tipo de suporte não existe em serviços gratuitos, até mesmo porque a maioria deles é de fora do Brasil, portanto mesmo que esse suporte exista, ele não vai ser na nossa língua nativa.

Além de todas essas desvantagens, uma hospedagem barata pode deixar o seu site mais lento e até mesmo fora do ar. Por isso, antes de contratar um serviço de hospedagem grátis ou barato, veja esse conteúdo sobre Seu site WordPress está lento? Confira nossas dicas. 

Conclusão

Quando se está montando um negócio é muito comum pensar na eficiência dos processos utilizados. Fazer o máximo gastando o mínimo. O problema é quando esse conceito de eficiência se torna deturpado e faz com que sejam cortados gastos necessários. Para manter uma aplicação web escalável, que seja segura e amigável para o usuário, é um gasto necessário. Bom, nem de gasto devemos chamar, mas sim de investimento, ao longo do tempo uma boa aplicação conquista cada vez mais e mais clientes.

A i7 Host possui várias opções de hospedagem para o seu site, com servidores compartilhados ou dedicados, além de sermos especialistas em hospedagem WordPress! Se você busca investir no seu site de forma segura e ainda contar com um suporte 24/7, converse com um de nossos especialistas para acharmos juntos a melhor solução para sua empresa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais