Início Hospedagem de SiteHDD vs SSD: Qual é o melhor para Hospedagem de Sites?

HDD vs SSD: Qual é o melhor para Hospedagem de Sites?

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
Disco SSD ou HDD

A quantidade de informações armazenadas nestes discos é muito grande, mas a pergunta é: SSD vs HDD, qual seria o Melhor?

Ambas as tecnologias têm seus prós e contras, se adequando de formas diferentes para cada necessidade. Mas como saber qual a tecnologia certa para seu servidor de Hospedagem de Sites?

Confira neste artigo as diferenças entre disco SSD e HDD, depois falaremos qual é a melhor opção da a sua hospedagem de sites.

Disco SSD vs HDD: fundamentos e diferenças básicas

A diferença básica entre HDD e SSD é sua maneira de armazenar dados. Os HDDs guardam seus dados em discos magnéticos que usam sistemas mecânicos de leitura e escrita, veja na imagem abaixo.

Disco HDD

Os SSDs armazenam informações de forma eletrônica em circuitos de semicondutores, usando memória flash não volátil (NAND) como meio de armazenamento. Pelo fato de guardarem seus dados de forma eletrônica, os SSDs têm a vantagem de serem mais rápidos, com velocidades médias de leitura/escrita na faixa dos 500MB por segundo, enquanto os HDDs não passam dos 120MB/s. Além disso, eles não apresentam problemas de fragmentação, o que pode gerar lentidão na leitura de informações. Confira na imagem abaixo, um disco SDD.

Disco SSD

Em sistemas que exigem alta performance, com reinicializações rápidas, estas vantagens do SSD podem ser decisivas. Estes drives oferecem uma redução em consumo energético de aproximadamente 50% e apresentam uma menor taxa de erro que os HDDs – o lado negativo é que os erros em um SSDs geralmente são incorrigíveis.

Os HDDs ainda apresentam suas vantagens sobre o SSD nos quesitos preço e capacidade. Embora os discos de estado sólido estejam em uma queda constante de preço que já justifica e acessibiliza seu uso em diversas infraestruturas, eles ainda são mais caros que os discos rígidos tradicionais. Além disso, os HDDs podem comportar mais dados que os SSDs em um único disco.

Quem vence no data center?

Na realidade do data center, em termos de desempenho, não existe disputa: os SSDs ganham a dianteira com suas velocidades elevadas de leitura e escrita, assim como agilidade nos reboots. A vantagem dos HDDs parte do custo menor por gigabyte. Embora o custo por gigabyte ainda seja uma métrica bastante válida para calcular o TCO em um data center, hoje não é mais tão apurada para uma comparação entre SSDs e HDDs, já que outras medidas como IOPS e performance por rack também entram em questão.

Para equilibrar esta conta, empresas investem em estruturas híbridas, combinando os pontos fortes de cada um em arquiteturas que combinam a alta performance do HDD para determinadas funções e a confiabilidade e baixo custo do HDD para outras. Entretanto, nos últimos anos, data centers com arquiteturas 100% flash – os chamados all-flash arrays – estão cada vez proeminentes, com os custos por gigabyte caindo cerca de 50% ao ano, conforme dados da DRMexchange.

Alta performance. Baixo custo.

Em sintonia com as tendências internacionais de mercado, a i7 Host oferece em seus servidores dedicados opções híbridas e all-flash, combinando eficiência e custo-benefício para atender a necessidade de cada cliente.

Em nossa linha de servidores cloud, os discos podem ser 100% SSD, entregando a mais alta performance com baixo custo final. Conheça nossas soluções e converse com nossos consultores sobre qual a opção mais adequada para sua empresa!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais