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Google Analytics: tudo sobre essa ferramenta para sites!

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 2 comentários

Hoje em dia quase todos os negócios, sejam eles venda de serviços ou produtos, estão na internet. Os usuários da internet tendem a fazer pesquisas extensas para sempre escolherem a melhor opção. Esses possíveis clientes podem encontrar o seu negócio durante uma dessas pesquisas. Tudo isso vai depender da estratégia de marketing digital que você adotou para sua página web. E é aí que entra ferramentas como o Google Analytics.

Marketing digital é o termo usado para definir o conjunto de práticas e técnicas para a promoção de qualquer negócio, como por exemplo venda de produtos ou serviços, marcas e eventos. Contudo essa promoção deve ser feita por meios eletrônicos, sendo o principal a web.

As vantagens de se utilizar o marketing digital são inúmeras, mas vale destacar a interatividade. Com esse tipo de abordagem é possível estar em contato direto com seus clientes, em tempo real. Muitas dessas estratégias oferecem vários tipos de conteúdo interativo para usuários antigos e possíveis usuários. Eles podem fazer avaliações sobre seus serviços e você pode adequar sua estratégia de acordo com o feedback dos seus clientes!

Quanto mais o seu empreendimento cresce, maior é o número de clientes e maior é a demanda dos seus serviços. Com isso é necessário que algumas estratégias internas sejam modificadas, ou substituídas completamente. Isso serve também para o marketing digital, e para que isso seja feito de modo assertivo, existem ferramentas que possibilitam uma análise precisa de como sua estratégia está impactando seu público. Essas ferramentas devolvem dados que podem ser interpretados e as estratégias alteradas de acordo com eles. Uma dessas ferramentas é o Google Analytics, e hoje vamos falar mais sobre ela, qual o impacto dela no seu site e o porquê dela ser mandatória para sites de larga escala.

Ferramenta Google Analytics

O que é o Google Analytics?

O Google oferece uma das ferramentas mais poderosas para o monitoramento e análise do marketing digital da sua empresa, o Google Analytics. Dentre as diversas funcionalidades dessa ferramenta a principal é a coleta de dados e o desenvolvimento de relatórios com os dados coletados. Dentre esses dados os principais são: comportamento de usuários, navegação e acesso.

O Analytics continua evoluindo, até mesmo nos dias de hoje. Os relatórios disponibilizados pela plataforma fazem com que os donos de sites possam ter informações precisas, não apenas um volume gigantesco de dados sem interpretação alguma. A plataforma disponibiliza a criação de relatórios personalizados, para que você escolha o tipo de informação que é mais pertinente para o seu negócio. Além disso, os dados de acesso e navegação do seu público alvo são disponibilizados em tempo real na dashboard da sua conta!

Porém, o Google Analytics não é a única ferramenta desse tipo disponível no mercado. O principal motivo dela ser uma escolha boa para o seu negócio é a sua gratuidade. Apesar disso, a plataforma é extremamente competitiva, mesmo com seus rivais que oferecem serviços pagos.  A interface é intuitiva, com o design que a Google oferece, sendo tudo muito limpo, de fácil customização.

Com essa plataforma é possível saber qual a origem dos visitantes na sua página web. Com essa funcionalidade você pode ter um resultado de onde seus clientes costumam acessar seu site, se é de uma URL, de um banner que faz parte de campanha, uma busca no Google, entre outros.

Funções do Google Analytics

Definição de Persona e Posts de Sucesso

A persona, em marketing digital, é uma pessoa fictícia criada a partir de dados coletados de usuários do seu site. Esse tipo de técnica é usada para alinhar todas as estratégias do seu negócio. A persona nem sempre vai ser a mesma, estática, ela pode evoluir ao longo do tempo, ou até mesmo de acordo com períodos sazonais. Com o Google Analytics é possível extrair dados demográficos, fazendo com que a definição da persona para o seu negócio ocorra de maneira orgânica, sem imprevistos, de forma que a melhor estratégia seja adotada.

A plataforma oferece também relatórios de posts e páginas de maior sucesso no seu site. Sendo que o tráfego sempre é analisado em tempo real. Esse tipo de relatório é muito útil para ver que tipo de conteúdo seu público está mais interessado, ou o tipo de conteúdo que a persona que você criou gosta mais de acessar. Além do tráfego, a velocidade do seu site vai ser analisada também. O tempo de carregamento é um dado muito importante para donos de páginas na web, com esse tipo de dado é possível prever ou até mesmo detectar problemas, sejam eles na hospedagem escolhida ou até mesmo no código fonte do seu site.

Veja aqui: Como testar a velocidade do seu site!

Métricas do Analytics

Uma métrica é uma medida que é contável, ou quantificável, um número real, por exemplo. A métrica do Analytics é um tipo de informação que serve para que você acompanhe um determinado processo, seja ele qual seja. Vamos analisar as principais métricas dessa ferramenta e o que cada uma delas significa para você, dono de site na web.

As métricas mais importantes do Analytics são as que envolvem visitantes. Os visitantes oferecem dois tipos de dados que vão ser mensurados: os HITS e a SESSÃO.

HIT é o primeiro passo da interação do usuário/visitante com seu site. Ele carrega diversas informações do usuário para devolver os dados precisos de onde vem o maior número de HITS.

A SESSÃO é o conjunto dos hits. A partir do primeiro hit se inicia uma contagem cronológica, determinando o tempo da sessão. Essa ordem armazena qual o horário que se inicia a sessão e qual horário ela termina, medindo o tempo que ela dura e como a persona está acostumada a acessar seu site.

Essas duas métricas acima são usadas para a “criação” de uma outra métrica, a taxa de rejeição. A fórmula para obtê-la funciona da seguinte maneira: quanto menor for o tempo da sessão e menor for o número de hits dentro dela a taxa irá subir.

Análise de métricas do Google Analytics

O Blog do Google Analytics e a Conta Demonstração

Caso você tenha ficado interessado nessa ferramenta poderosa é possível saber mais sobre ela, e sobre as sucessivas atualizações feitas para melhorar a sua experiência, acessando o blog do Analytics. A má notícia é que ele só está disponível em inglês, contudo a linguagem é intuitiva e lá é possível receber notícias de última hora sobre a plataforma.

Além do blog, esse site oferece diversos tipos de ajuda para o usuário. A funcionalidade de conta demonstração é uma delas, que não é exatamente um tutorial ou um post para ajudar você a resolver um problema, mas sim uma conta fictícia do Google Analytics, usando dados que a plataforma oferece para que você tenha uma noção de como tudo funciona sem se comprometer!

Para acessar essa conta acesse o blog https://analytics.googleblog.com/. No canto direito você vai achar uma aba escrito Learning Center. Nessa aba estão diversos links, sendo um deles a Analytics Academy. Clique em Demo Account e siga para a próxima página.

Página para criar conta de demonstração no Google Analytics

Para criar uma conta no Analytics é necessário ter uma conta Google, segundo esse blog existe um limite de um número n de contas Analytics para uma conta Google, uma proporção de 1->n. A conta demo vai valer como uma conta Analytics, ela pode ser deletada a qualquer momento. Nessa página estão as informações necessárias para que você saiba de onde os dados vêm e quais as ações disponíveis dentro desta conta.

Conclusão

Adotar estratégias de marketing digital é essencial para manter seu negócio, fazer com que ele cresça e satisfazer cada vez mais seus clientes. Usar ferramentas que dados que devolvem relatórios precisos para sua interpretação é mais do que essencial. O Google Analytics provê isso, faz com que a criação da persona do seu empreendimento seja um processo gradual e orgânico, não deixando de ser preciso. Use essa plataforma para impulsionar o seu site cada vez mais!

Essa ferramenta serve como uma estratégia de automação de marketing que pode ajudar em muitos processos do seu negocio. Por isso, venha descobrir como funciona e para que serve a automação de marketing como o Google Analytics. Clique aqui para saber mais!

E para garantir que seu site tenha um bom ranqueamento no Google e sua taxa de rejeição seja pequena, busque contratar um serviço de hospedagem de sites seguros, como a i7 Host. Além de possuirmos servidores dedicados, que garantem a estabilidade e segurança que seu site precisa, também oferecemos o certificado SSL incluso em nossos serviços, garantindo que os dados dos seus clientes estejam seguros e melhorando a avaliação do seu site dentro do Google e de outras plataformas de pesquisa. Conte conosco!

Clique aqui para conferir: Como Instalar e Configurar o Google Analytics no WordPress.

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