Índice
- Por que meu site está fora do ar?
- Quais são os principais motivos para meu site estar fora do ar?
- 1. Registro de Domínio Expirado
- 2. Redirecionamentos errados
- 3. Problemas em Código
- 4. Problemas de sobrecarga do servidor
- Como verificar se meu site está fora do ar?
- Como prevenir que seu site fique fora do ar?
- Conclusão
Imagine a seguinte situação: você é um empreendedor que tem uma empresa de vendas, uma loja online. Você confia plenamente na sua equipe interna de TI e sabe que seu site estará sempre no ar. Mesmo assim você decide fazer uma checagem no seu site, para garantir que tudo está funcionando corretamente e se colocar no papel do seu cliente, afinal, ter a mesma experiência que os seus clientes têm pode te ajudar a melhorar o negócio. Você acessa seu site e, para a sua surpresa, ele não está lá.
Esse momento pode ser muito desesperador para muitas pessoas, pois o site estar fora do ar significa que ele está perdendo acessos. Lojas virtuais perdem muito dinheiro por causa disso, afinal o diferencial de uma loja online é que ela está aberta 24h por dia.
Por que meu site está fora do ar?
Bom, isso não é uma pergunta fácil de se responder. Não existe uma resposta universal, mas existem alguns motivos que podem ocasionar esse problema, vamos falar sobre eles.
O site estar fora do ar significa que ele está inacessível e as respostas para o usuário/cliente não estão sendo enviadas de forma correta. Contudo, as causas e motivos disso estar acontecendo não são exatas, muito pelo contrário. Existem inúmeros fatores e situações que podem tirar a sua aplicação web do ar.
A boa notícia é que a maioria desses problemas comuns são extremamente fáceis de resolver, vamos entender nesse artigo algumas das causas e soluções para esse problema. Também vamos aprender como testar se o site está fora do ar usando algumas ferramentas que estão disponíveis na web.
Quais são os principais motivos para meu site estar fora do ar?
Alguns erros e situações se destacam como os principais “vilões” dessa história. Por isso vamos listar aqui algumas dessas situações para que você possa avaliar qual delas é o seu caso!
1. Registro de Domínio Expirado
Quando você cria um site é importante fazer um registro de domínio para que aquele domínio seja só seu. Já discutimos neste blog algumas dicas e meios de registrar domínios e como cada um deles funciona. O domínio é o endereço do seu site, a sua url. Conforme o tempo passa esse registro que você fez pode expirar. Ele pode ter um período de contratação, seja ele mensal, semestral ou anual. A empresa que fez esse registro sempre avisa quando ele está perto de expirar, comunicando, geralmente via e-mail, que está na hora de renovar o registro do domínio. Caso essas informações não cheguem a você, seu registro expira e sua página web fica fora do ar.
Isso não significa que o domínio não é mais seu, ele ainda pertence a você. A não ser que se passe muito tempo e ele não seja renovado. Então, para solucionar esse problema, basta acessar o site onde você registrou seu domínio e fazer a renovação do seu pacote.
2. Redirecionamentos errados
Quando falamos sobre o erro 404, anteriormente aqui no blog, mencionamos que esse erro pode ser causado por redirecionamentos errados quando alguma url muda. Essa pode ser a causa da sua página estar fora do ar. Imagine que você tem dois domínios diferentes, mas deseja que os dois sejam redirecionados para o mesmo site. Caso haja algum processo errado nesse redirecionamento sua página ficará inacessível.
Para resolver esse tipo de erro sempre mantenha páginas e diretórios específicos para o redirecionamento das suas páginas. Caso você tenha vários domínios sempre é uma boa opção manter essa prática.
3. Problemas em Código
Algumas aplicações web são construídas do 0. Nelas são usadas linguagens de diversos tipos como Javascript, Sites em PHP, Ruby, entre outras. Caso haja algum erro nesse código, pode ocorrer o caso de um loop infinito ou um overflow de dados que vai sobrecarregar o servidor e, consequentemente, fazer com que a página fique fora do ar.
Ter uma equipe de teste de código é uma boa pedida. Existem alguns serviços de consultoria que podem ajudar nesse ponto também. Uma equipe de testes não precisa ser grande, mas ela vai ser responsável por testar as funcionalidades que foram implantadas em código.
4. Problemas de sobrecarga do servidor
Como foi mencionado anteriormente, o seu site é um conjunto de dados armazenados no servidor do serviço de hospedagem da sua escolha. É de suma importância escolher esse serviço com muito cuidado, pois se a empresa responsável não tem os devidos cuidados com os servidores isso pode gerar problemas. Servidores são computadores específicos para enviar e receber dados, caso ele seja tirado da tomada não é mais possível esse processo e o site pode ficar fora do ar. A manutenção desses servidores é importante, assim como o seu resfriamento.
O fator de sobrecarga ocorre quando várias pessoas tentam acessar o mesmo site. Muitas vezes alguns desenvolvedores até implementam filas, para o caso do site congestionar mas não cair. Um exemplo disso são sites de compra de ingresso, quando tem uma grande estreia eles preparam essa fila para que não ocorra o caso de milhares de pessoas acessarem o site ao mesmo tempo e fazer ele cair.
Esse tipo de redirecionamento de fila é uma excelente solução para controlar a sobrecarga de tráfego de dados que existe em sua página, o que pode evitar as quedas do seu site!
Como verificar se meu site está fora do ar?
Primeiramente verifique sua conexão à internet. Veja se você consegue acessar outros sites e aplicações. Caso só o seu site esteja acessível é um sinal de que algo está errado. Verifique também se tudo está correto com o nome do seu domínio e com os redirecionamentos que ele está fazendo, evitar o erro de redirecionamento é um grande passo para não ter problemas com seu site fora do ar.
Faça a limpeza do cache do seu navegador para averiguar se seu site está no ar. Não fazer a limpeza do cache periodicamente pode causar problemas desse tipo em uma variedade de navegadores.
Monitore quanto tempo está durando essa queda. Quando existem instabilidades no site ele pode ficar fora do ar por alguns segundos, ou minutos. Mas se isso virar horas significa que algo está errado. Mesmo que ínfimas, essas instabilidades podem ser bugs no código e com o tempo podem causar grandes dores de cabeça. Caso você tenha uma equipe de desenvolvimento e TI é uma boa ideia passar um pente no código desenvolvido.
Algumas pessoas desenvolveram ferramentas para que essa análise seja feita de forma sucinta. É o caso do Is It Down Right Now e do Fora do Ar?
Usando as duas ferramentas é possível saber rapidamente, mas sem muitos detalhes, se o site desejado está fora do ar ou não. Vamos abordar o caso do “Fora do Ar? “. Primeiro acesse o site e digite a url do domínio desejado.
Após isso clique em verificar. Aqui você terá as informações pertinentes ao seu site, como se ele está online e qual é o tempo de resposta dele.
Como prevenir que seu site fique fora do ar?
Mantenha tudo sempre atualizado, verifique também com seu serviço de hospedagem que tipo de segurança é usada nos servidores. Manter tudo atualizado evita brecha de seguranças, que evita a invasão de hackers com o intuito de bagunçar seu site e fazer ele cair.
Verifique se sua hospedagem pode devolver relatórios de como está o uso do servidor e se é possível fazer uma espécie de fila ou redirecionamento caso o site tenha um grande número de acessos, assim ele vai ficar lotado mas não vai cair. É importante também averiguar o que o serviço de hospedagem faria caso o servidor em que está armazenado o seu site parasse de funcionar.
Também é importante salientar que não se deve mexer nas configurações do seu servidor caso você tenha esse acesso. Confie sempre na sua equipe de TI para evitar dores de cabeça.
Conclusão
Servidores inconstantes, problemas de redirecionamento, vírus e ataques, tudo isso pode acontecer alguma vez e causar instabilidades. Mas tudo isso pode ser resolvido com facilidade caso tenha uma equipe competente por trás do seu site. Só não esqueça de renovar a sua hospedagem, pois sem ela seu site pode ficar fora do ar também!
A principal chave para evitar que seu site caia e fique fora do ar é escolher um bom serviço de hospedagem, sendo esse serviço transparente e com um suporte necessário para diversos problemas. Por isso, a i7 Host oferece planos de hospedagem para sites pensados para atender as necessidades de cada um de nossos clientes, além de sermos especialistas em hospedagem WordPress. Conosco, você pode ficar tranquilo sabendo que seu site irá funcionar sem problemas, e que seus dados e de seus clientes estarão seguros e protegidos. Fale conosco para saber mais sobre nossos planos!