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Navegar na internet buscando informações é a coisa mais comum que acontece hoje em dia. Conseguimos absorver todo o tipo de informação e ter acesso aos mais diversos conteúdos. Mas é difícil garantir se essas informações são verdadeiras, falsas, ou um plágio.
A acessibilidade e rapidez fez com que várias áreas da comunicação, vendas, e aprendizado migrassem para os meios online. Veja a situação da pandemia, por exemplo. Vários negócios, faculdades, e lojas não pararam graças à capacidade de funcionar sem um meio físico. As aulas migraram para o EAD, após muito esforço, é claro. A produção acadêmica não parou, blogs e lojas continuam produzindo conteúdo, mantendo a enxurrada de informações que estamos acostumados no dia a dia.
Contudo, esse tipo de situação gera uma problemática: será que as informações que estamos consumindo são verdadeiras? Elas realmente são originais?
Verificar a veracidade das notícias, posts, e vídeos virou uma tarefa cotidiana. Se você quer ter certeza das informações que você está consumindo sempre é bom verificar a fonte. Se o texto, notícia ou imagem que você viu realmente procede, a fonte ganha credibilidade e confiança.
Outro fator a se salientar é a quantidade de posts e textos duplicados, o plágio, infelizmente, é algo comum há muitos anos, e, agora, com a era da informática, esse processo continua em vigor, talvez até mais rápido e fluido do que antigamente. Apesar disso acontecer com muita frequência, existem meios e programas que conseguem verificar se os dados contidos em algum tipo de mídia são plágio, se eles são uma cópia de um trabalho original, que alguém dedicou tempo de trabalho e pesquisa para produzir.
Nesse post vamos aprender como funciona um detector de plágio, como você pode usá-lo e qual o impacto no seu blog ou site!
O que é um detector de plágio?
Imagine a seguinte situação. Você é gerente de um departamento de marketing de uma empresa. Nos últimos tempos você quis aderir a uma estratégia de marketing digital para impulsionar as vendas da empresa, atingindo melhores resultados e mais clientes ao longo do tempo. Uma estratégia adotada pela sua equipe foi a de produção de textos para um blog. Ao longo do tempo os acessos ao seu blog caíram, você verifica que o Google não está priorizando as pesquisas das palavras chave contidas no seu blog. Após isso, você decide verificar os textos do seu blog em um detector de plágio. E o resultado não é tão bom assim: os seus textos são plágio, o detector acusou isso.
Mas como esse detector funciona? O detector é basicamente um algoritmo, este algoritmo recebe dados de entrada, e por fim providencia uma saída. Os dados de entrada são os textos em si, já a saída é o resultado do plágio ou não.
Conforme você insere o texto, o algoritmo entra em ação, primeiramente identificando os elementos textuais do documento inserido – quantas linhas ele tem, o tipo de fonte usada, entre outros. Após isso o texto é quebrado em blocos, o algoritmo analisa cada bloco e faz uma busca integrada em seu banco de dados, que podem conter outros textos submetidos à análise também. Além desse banco de dados, o detector pode buscar na web textos com as mesmas palavras chave que o seu.
Após achar um texto que seja parecido, o algoritmo passa a comparar os blocos de texto, acusando se há ou não plágio ali.
Por que devo usar um detector de plágio no meu blog?
Plágio nunca é, e nunca será uma boa ideia. No ambiente acadêmico, caso você seja um universitário, o plágio é considerado crime e você pode acabar sem sua vaga na universidade e ainda com alguns processos por direitos autorais.
No campo do marketing digital a prática de plágio também tem punição, caso você esteja exercendo essa prática. Sabemos que o principal motor de busca usado nos dias de hoje é o Google, dados indicam que são feitas pelo menos 4 bilhões de perguntas por dia nessa ferramenta. Quando você publica um texto em seu blog o Google tem um detector de plágio interno, ele analisa se seus dados estão plagiando outros documentos disponíveis na web.
Caso algumas linhas, e apenas algumas linhas, tenham sido copiadas de outro texto na web, o Google vai punir seu post. A punição pode ser desde deixar mais difícil o acesso ao site pelo motor de busca, ou seja, seu site ou post vai ser jogado lá pra segunda ou terceira página de resultados do Google, até a “exclusão” do seu post do Google, isso mesmo, ele simplesmente não vai aparecer quando pesquisado.
Sabemos que para a prática do marketing digital isso não é nada bom. A função de um blog é criar conteúdo para atrair clientes, melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor, saiba mais sobre esse assunto, clicando aqui!
Caso você esteja se perguntando se é possível plagiar os seus próprios textos, no caso os textos do seu próprio blog, a resposta é sim. O Google não vai penalizar você caso o seu “plágio” – que na realidade não é plágio, afinal você escreveu esses textos – venha a partir do mesmo blog que você é dono.
Porém, isso não é uma boa prática de marketing. Quando você produz conteúdo para a sua persona, o seu público alvo, é interessante sempre manter o cliente atualizado com conteúdo novo, para que o interesse no serviço que você esteja providenciando sempre se mantenha ativo. O ideal é que não haja repetição de temas, muito menos repetição de texto do mesmo blog, o usuário não vai querer ler algo que ele já leu duas semanas atrás. A novidade é o que faz um blog de qualidade.
Quais os melhores detectores de plágio atualmente?
Plagiarism
Gratuito e com um banco de dados com quase 200 línguas disponíveis, essa ferramenta consegue detectar plágios em cadeias de texto comuns ou até mesmo arquivos de texto inseridos pelo usuário.
CopySpider
Oferecendo planos pagos e gratuitos, o CopySpider consegue processar vários arquivos de uma vez só, chamado de processamento em lotes. Isso faz com que a detecção de plágio possa ocorrer de forma mais ágil.
Farejador de Plágio
Temos uma ferramenta brasileira para ajudar você a melhorar seus textos! O Farejador de Plágio é um programa, no caso um software que precisa ser baixado e instalado na sua máquina localmente. A verificação pode ser feita em diversos tipos de arquivos distintos, sendo que a versão gratuita tem uma porcentagem de precisão. A versão paga oferece relatórios completos e aumenta o limite de dados que você pode inserir no programa.
Grammarly
Esse programa, além de devolver um relatório de plágio para você, consegue analisar alguns erros de gramática contidos no seu texto. Apesar da maioria dos editores de texto modernos terem essa funcionalidade sempre é bom checar uma segunda vez.
Conclusão
Como falamos anteriormente, o plágio nunca é uma boa solução. Primeiramente pelo fato de não ser uma prática nada ética, usar do esforço de outros para obter resultado é algo extremamente condenável. Segundo que, se você deseja ter um blog de qualidade, o plágio vai prejudicar seu blog. Se seu blog é uma estratégia para conquistar mais clientes ao longo do tempo para seu negócio, o seu negócio será prejudicado após o seu blog.
Criar conteúdo é um trabalho que exige esforço e paciência, no marketing digital isso é evidente. Contudo os resultados, a longo e curto prazo, são extremamente efetivos. Crie conteúdo para seu blog! Gaste um tempo nisso e veja o impacto positivo que isso vai gerar na sua empresa!
E se você busca um local seguro para hospedar o seu blog, vale a pena pensar em um serviço de hospedagem! Além de melhorar seu posicionamento no Google, esse tipo de serviço protege seus dados, fazendo backups constantes e garantindo que nenhum texto se perca. Quer saber mais sobre serviços de hospedagem? Entre em contato conosco!