Índice
O advento da internet e da tecnologia fez com que a sociedade se tornasse completamente dependente desse sistema de máquinas eletrônicas interconectadas. Ao longo do tempo vimos escritórios inteiros sendo reduzidos a computadores minúsculos. Profissões estão sendo extintas para dar lugar a máquinas e computadores inteligentes.
Vimos grandes lojas e empresas varejistas vendendo suas instalações físicas para investir em sites na web que trazem um lucro muito maior com um corte gigantesco de custos. A comunicação empresarial e social é ágil e não possui ruídos, vários empreendimentos funcionam com os seus integrantes em partes diferentes do mundo.
É muito difícil imaginarmos a nossa vida sem esse tipo de tecnologia. O que nós esquecemos, na maioria das vezes, é a gama de profissionais que trabalham ininterruptamente para manter essa estrutura funcionando para nós. Estamos falando dos desenvolvedores web!
Vamos fazer a seguinte analogia: um varejista decide construir uma nova unidade da sua rede de lojas. Para isso ele precisa contratar um engenheiro civil e ele vai contratar os funcionários subsequentes, necessários para completar a obra. Um desenvolvedor também pode ser contratado pelo mesmo varejista, para “construir” a obra dele na web, como uma aplicação ou site.
Neste artigo vamos entender o que é desenvolvimento web, o que um desenvolvedor faz e o que é necessário aprender para se tornar um!
O que é desenvolvimento web?
Desenvolvimento web é o termo usado para designar a área de desenvolvimento, ou programação, responsável por fazer sites e aplicações que rodem em navegadores, tanto em computadores como dispositivos mobile.
Desenvolver para web não é tão simples quanto parece, pois existe uma infinidade de tecnologias que podem ser aplicadas em sites e aplicativos, sendo necessário escolher corretamente qual deve ser usada, pois, dependendo do caso, algumas não vão performar muito bem para certos tipos de sites.
Dentro dessa área é possível trabalhar com o design de sites e aplicativos, programar esses sites e colocá-los em produção, lidar com banco de dados de usuários do site, fazer subrotinas e microsserviços, entre outras coisas. É uma área muito ampla e que vem crescendo cada vez mais, gerando uma maior demanda do mercado por profissionais qualificados.
O que um desenvolvedor web faz?
Depende. Como mencionamos anteriormente, essa é uma área muito ampla. Mas existe uma certa definição que geralmente é usada no meio da web. Existem 3 tipos de desenvolvedores web no mercado: o desenvolvedor Front-End, Backend e o Fullstack.
O desenvolvedor de Front-End é responsável por aprender tecnologias que são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de interfaces gráficas. Tudo o que é mostrado na tela para o usuário é da responsabilidade deste desenvolvedor. Botões, imagens interativas, formulários, cores, etc. Caso você queira se aventurar nessa área é possível que você aprenda, além de programação, alguns aspectos do web design!
Já o desenvolvedor Backend vai lidar com banco de dados, e aplicações que vão rodar no servidor. Esse tipo de profissional vai fazer códigos para aceitar e interpretar as requisições que são feitas por parte dos clientes ou usuários da aplicação. Todas as requisições vão fazer consultas ou alterações no banco de dados e toda essa funcionalidade vai ser parte da responsabilidade do desenvolvedor Backend.
Por fim, o desenvolvedor FullStack. Esse tipo de profissional é um dos mais completos do mercado. Ele é a junção dos outros dois mencionados acima. Esse tipo de profissional tende a ser mais independente ou ter funções de mais alto nível em empresas, afinal o leque de habilidades e experiência dele é muito grande.
Como aprender desenvolvimento web?
Caso você esteja com muita vontade de aprender e partir para essa carreira que faz muito sucesso nos dias de hoje, você já deve ter feito algumas pesquisas na internet para saber por onde começar. A maior parte dos resultados dessas pesquisas acaba caindo em sites de cursos que oferecem preços absurdos em troca de conteúdos rasos, que não agregam no seu currículo. Aqui vamos descrever pequenos passos para que você possa ingressar nessa área ou pelo menos entender com o que vai trabalhar.
Básico da Internet
Para entrar no mundo do desenvolvimento web é necessário entender o que é de fato a “web”. Aprenda como a internet funciona, desde os navegadores até os domínios e protocolos que fazem toda a comunicação e conexão que faz com que a internet funcione de maneira virtuosa. Separamos aqui um link do nosso blog para te ajudar: https://i7host.com.br/blog/conheca-o-protocolo-http/
HTML e Javascript
O HTML é uma linguagem de marcação de texto. Ela é a resposta de muitos servidores para que nós possamos acessar sites e navegar na internet. Ao aprender HTML você vai poder renderizar links, botões e imagens na tela. Montar, de fato, o esqueleto do site. Acompanhado do HTML aprenda CSS e você vai ter noções de webdesign e como embelezar um site. Com HTML e CSS já é possível ter um site “semi-funcional” em mãos.
Por fim, aprenda JavaScript. Ela é uma linguagem de programação multi-paradigma, mas mais orientada a classes e objetos. Juntamente com HTML e CSS ela é responsável por deixar a camada visual de uma aplicação web funcional. Para saber mais sobre o assunto, indicamos essa leitura: https://i7host.com.br/blog/voce-sabe-quais-linguagens-fazem-as-aplicacoes-web-serem-responsivas/
Escolha uma framework
Uma framework é uma abstração de código feita para simplificar e agilizar o desenvolvimento de aplicações. Apesar de ser possível fazer um site do zero utilizando apenas as linguagens mencionadas acima, fazer isso vai ser extremamente trabalhoso, estando sujeito a muitos erros. As frameworks vão ajudar e muito nesse sentido, com elas é possível construir sites complexos com poucas linhas de código. Uma das frameworks mais famosas do mercado hoje em dia são: React.js, Angular e Vue.js. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia: https://i7host.com.br/blog/como-utilizar-framework-impacta-o-desenvolvimento/
Aprenda Banco de Dados
Existem dois tipos de banco de dados, os relacionais e os não relacionais. Qual você vai usar vai depender muito do tipo de aplicação que você vai estar desenvolvendo. Apesar dessa diferença eles têm a mesma função: armazenar dados. Para os bancos de dados relacionais você vai precisar aprender uma linguagem de programação chamada SQL. Com ela é possível criar queries para fazer consultas e mudanças nos dados do banco.
Linguagem para o Back
Além de saber SQL você vai precisar escolher uma linguagem para fazer todas as alterações na sua aplicação. Caso você já tenha aprendido JavaScript e queira ficar nessa linguagem apenas, é possível mexer tanto no Back quanto no Front com ela. Caso queira diversificar seus conhecimentos você pode aprender Java, PHP, Ruby Python, entre outras. Domine uma linguagem e crie uma aplicação teste, mostre o projeto para empregadores e você estará dando seu primeiro passo nessa carreira.
Use o Git
O git é uma plataforma de versionamento de código criada para facilitar esse processo. Ao aprender o básico de git e versionamento você vai poder manter melhor as suas aplicações. Use o GitHub ou GitLab para mostrar os seus projetos para a comunidade de desenvolvedores, é como se fosse seu portfólio de programação web. Acesse https://github.com/ e confira alguns projetos para se inspirar e aprender mais!
Desenvolva uma aplicação
Uma das aplicações mais comuns que todo profissional deve saber fazer de olhos fechados é um CRUD. Essa sigla significa Create, Read, Update e Delete. Essas são as operações básicas que toda aplicação web deve fazer virtuosamente. Ao criar um CRUD e mostrar esse projeto no seu portfólio é possível que diversas empresas entrem em contato com você para que você seja contratado
Se você já tenha projetos de desenvolvimento web, você pode criar um portfólio e divulgar os seus produtos. Caso não sabia como fazer um portfólio online, nós te ajudamos! Clique aqui para ver o artigo completo.
Conclusão
Aqui neste artigo entregamos para você os passos iniciais para que você possa se aventurar numa jornada pelo mundo do desenvolvimento web, além de indicações de leituras que podem enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre o assunto. Não se assuste, mesmo sendo uma profissão que utiliza diferentes tecnologias, com esforço e estudo você se tornará um profissional excelente! E, quando fizer projetos para clientes, lembre da gente! Afinal, suas aplicações vão precisar de uma hospedagem de confiança, que oferece suporte 24 horas, todos os dias do ano, e que possui servidores dedicados. Vamos começar essa parceria de sucesso? Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre nossos serviços.