Você percebeu que o tamanho do seu site é maior do que deveria. Sua conta de hospedagem está apresentando problemas de espaço em disco, mas o valor não corresponde ao tamanho do seu site ou a sua utilização?
Isso pode acontecer! Recebemos diversos clientes que alegam passar por problemas de espaço em disco, porém esse problema não está relacionado aos nossos serviços ou na sua hospedagem. Por isso, vamos te explicar o porquê isso acontece!
Imagine que você contratou um plano de hospedagem dedicada de 5 GB da i7 Host, após contratar você instala o Wordpress e coloca seu site para funcionar. Depois de um certo tempo, a sua conta te alerta sobre problemas de espaço em disco, como na imagem abaixo:

Ao ver esse alerta, você entra em contato com o nosso suporte para nos falar sobre o problema.
Sempre que recebemos situações como essa do exemplo acima, nós identificamos o problema e avisamos o cliente que o problema não está na hospedagem e sim no site.
O que gera esse aumento exorbitante do espaço em disco é o plugin WP Rocket.
Ele armazena informações em uma tabela MySQL wp_wpr_rucss_resources do banco de dados que cresce diariamente sem limites, ficando com um tamanho enorme.
Desta forma, iremos te ensinar neste post a corrigir este problema de forma muito simples e eficaz.
Vamos lá?!
Para iniciarmos este processo, primeiro precisamos validar as informações.
Em seu painel de controle cPanel, na coluna da direita clique sobre Uso do Disco:

Você será encaminhado para a página onde mostra a utilização do seu plano, então verá que o Mysql ocupa um espaço maior do que deveria.

Clique em MySQL para ser redirecionado para a função Banco de dados para então validar se o tamanho está correto ou não.

No caso acima, observamos que o MySQL e o Banco de dados estão com tamanhos iguais, indicando o problema na tabela do banco de dados.
Feito isso, volte para a tela inicial do cPanel e então iremos até o phpMyAdmin para consultar as tabelas:

Dentro do MySQL existem muitas tabelas, entre elas podemos ver que uma em específico está com um tamanho muito elevado, o nome dela é wp_wpr_rucss_resources.
![]()
Essa tabela, wp_wpr_rucss_resources, causa todo esse problema de espaço em disco. Para resolver isso, não devemos excluir a tabela e sim aplicar alguns comandos simples como demonstramos abaixo.
Para isso, vá até seu painel de controle, na opção de software e clique em WordPress Manager By Softaculous.

Faça login no seu painel WordPress:

Devemos ir até o plugin WP Rocket, que está na parte superior do seu WordPress e clicar na opção de configurações.

Dentro da página de configurações, você deve clicar na opção de “Otimizar Arquivos”.

Ao clicar, você verá algumas configurações, entre elas temos a configuração de remover o CSS não usado (Beta).

Normalmente, quando essa função está ativa, ela faz o acumulamento de tabelas, isso faz com que elas não sejam limpas.
Por esse motivo, devemos desmarcar essa função e clicar em salvar no final da página, pois ela é a principal causa do problema.

Agora, você deve voltar na tabela wp_wpr_rucss_resources e clicar na opção “Limpar”. Lembrando que não devemos excluir a tabela!

Ao clicar em limpar receberá essa mensagem:

Clique em ok e pronto! Problema resolvido.
Observação: Após os procedimentos, aguarde cerca de 10 minutos para o cPanel atualizar as estatísticas do seu plano, assim verá efetivamente a redução do uso do disco.
Caso o problema persista, recomendamos excluir o plugin WP Rocket e instalar outro, como por exemplo o LiteSpeed.
Espero que este tutorial tenha te ajudado a solucionar este problema 🙂
Caso esteja procurando um novo provedor para hospedar o seu site, aqui na i7 Host contamos com os melhores planos de hospedagem do mercado de web hosting. Ajudamos você a escolher o ideal para a sua empresa. Contamos com suporte 24 horas e servidores dedicados com tecnologia de ponta! Somos especialistas em hospedagem WordPress e contamos com uma taxa de uptime de 100%. Venha ser nosso cliente, converse com um de nossos especialistas!
Aproveite e veja nosso tutorial sobre: Como acessar os arquivos por FTP na i7 Host