Início Dicas Conheça o protocolo de navegação web HTTP

 Conheça o protocolo de navegação web HTTP

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários
introdução ao http

O HTTP ou Hyper Text Transfer Protocol é um protocolo que está presente em todos os navegadores e é muito usado no nosso dia-a-dia. Esse protocolo é apenas um dos protocolos TCP/IP, sendo a base para a comunicação de dados na Web.

Ele é responsável por carregar todos os dados na página do seu navegador, funcionando no protocolo cliente-servidor.

Mas como isso tudo funciona? Bem, vamos explicar.

Como funciona o HTTP

Imagine que sua página web está hospedada em um servidor e um cliente seu deseja acessar essa página. A sua página possui imagens, texto, formulários e qualquer tipo de dado que você desejar. Quando seu cliente acessa essa página ele está fazendo uma requisição.

Caso tudo tenha ocorrido bem, o servidor irá enviar os dados de volta para o cliente, mostrando a página completa no navegador, então o cliente receberá uma resposta. O navegador e o servidor não se comunicam apenas trocando dados, eles enviam mensagens um para o outro, ou seja, as requisições e as respostas.

As respostas geralmente são documentos de Hiper Texto, o famoso HTML, porém, ao longo do tempo, ele também tem sido responsável por fazer a requisição de arquivos multimídia e no uso de APIs.

O fluxo de funcionamento

Tudo começa com o usuário. Ele abre o navegador e faz uma busca ou digita uma URL específica. Esse passo é a requisição, ou até mesmo um conjunto de requisições, para uma página com vários tipos de dados diferentes.

Cada requisição deve passar pelos proxies, que são caminhos intermediários para acessar páginas web. Um proxy pode ser tanto um programa quanto um computador intermediário. Caso essas requisições sejam feitas com frequência elas podem também acessar o web cache, que é uma forma de armazenar memória para que as requisições e o tempo de resposta sejam mais dinâmicos para o usuário.

O agente-usuário nada mais é do que qualquer ferramenta que o usuário utilize para acessar a web, seja um navegador comum ou mobile. A requisição sempre irá partir do navegador, raramente a requisição parte do servidor.

Para que a página seja renderizada, a primeira requisição feita é para o HTML ser carregado. Após isso, o HTML é interpretado e novas requisições são buscadas, geralmente para a formatação da página que está em um arquivo .css, assim como para imagens adicionais e vídeos. Dentro do HTML também estão alguns links que direcionam para outras páginas e, ao clicar nesses links, o processo se repete.

O servidor é responsável por mandar as respostas para o usuário, por isso, um servidor estável irá aumentar sua taxa de entrega e estabilidade do seu site, deixando seus clientes mais satisfeitos e confiantes nos seus serviços e na sua empresa.

As mensagens HTTP

O HTTP tem uma semântica própria para que o protocolo de mensagens (requisições e respostas) funcione. Dessa forma cada uma possui uma estrutura própria.

Para realizar as requisições, os mais utilizados são o GET e o POST, sendo o primeiro para fazer o download de uma página e o segundo para postar um formulário preenchido na mesma.

Após o verbo de requisição temos o path da página, que geralmente é a url ou a porta em que a página está hospedada. E, por fim, temos a versão do protocolo HTTP usado e os cabeçalhos. Vale ressaltar que, para o método POST, é comum enviar um corpo de texto em HTML para postar os dados de um formulário preenchido no banco de dados da página.

As repostas tem uma estrutura parecida com as requisições, contudo existem informações extras na resposta, sendo elas: os dados da página e o status da requisição, que veremos a seguir!

O Status da Requisição

Os status de uma requisição vêm na resposta do servidor para o cliente. Existem inúmeros casos e a lista deles é um pouco grande. Para termos uma noção, a Wikimedia lista 76 status diferentes em funcionamento agora. Explicar um por um seria uma pauta para um artigo só, portanto, é interessante agrupar os status e explicar o que esses grupos significam:

  1. Status de Continuidade: São informações de que a requisição está sendo processada, pode ser tanto pelo servidor onde a página está hospedada ou pelos proxies intermediários. Geralmente tem uma numeração de 100 até 199. Um dos exemplos é o status 100, chamado continue, que significa que o usuário pode continuar com a requisição, sendo usado na maior parte das vezes em requisições POST.
  2. Status de Sucesso:  Essa é a resposta que todos os usuários querem ver, na maioria das vezes um simples status 200 OK deixa os usuários muito felizes. Os status de sucesso retornam como o conteúdo requisitado pelo cliente está e qual o seu estado. Um método POST com uma resposta 200 significa que o formulário preenchido foi salvo e tudo está correto. Dependendo de cada verbo de requisição, os status de sucesso estarão lá para informar ao usuário, elas geralmente vão de 200 até 299.
  3. Status de Redirecionamento: Informam que existem mais de uma resposta para a requisição feita. Vão de 300 até 399.
  4. Status de Erro do Cliente: Os famosos 404 Page not Found ou 400 Bad Request. Todo mundo com acesso a um serviço web provavelmente já se deparou com um desses status. Eles informam que um erro ocorreu durante a requisição, apontando se o motivo foi a sintaxe da requisição ou se a página não existe no servidor. Vão de 400 até 499.
  5. Status de Erro do servidor: Vão de 500 a 599. Informam ao cliente que o servidor não teve capacidade de processar a requisição e por esse motivo ocorreu um erro. Os mais comuns são os 502 Bad Gateway ou o 500 Internal Server Error, sendo o primeiro o caso de uma resposta invalidada para determinado gateway e o segundo um erro que ocorre quando o servidor não sabe lidar com a informação recebida.

Status de erro

O HTTP é a forma de comunicação da web. Desde o seu princípio ele tem a máxima de ser estável e extensível, suportando requisições diferentes e maneiras diferentes de requisições, como o paralelismo por exemplo. Entender como ele funciona é importante para um profissional de tecnologia e até mesmo para o empreendedor que deseja ter uma aplicação web.

Quando o usuário entra em uma página web e recebe os status de continuidade ou de sucesso significa que a página está funcionando bem e virtuosamente, tudo está como deveria ser. Agora, quando são recebidos os status de erro, tanto do cliente quanto do servidor, de quem é a culpa? Isso pode ser evitado?

Pode sim, e deve! Quando esses erros são informados ao usuário significa que algo de errado aconteceu na página web, podendo ser um bug ou um servidor que está funcionando de maneira errada, por exemplo.

Nesse ponto, é de suma importância contratar um serviço confiável, seja ele para o desenvolvimento ou para a hospedagem e sustentação da sua página. HTTP.  Um bom serviço com pacote de manutenção faz com que sua aplicação web sempre funcione vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Afinal, quem gosta de abrir uma aba e se deparar com um dinossauro ou uma mensagem de erro 404?

Conclusão

Pronto, Agora você já conhece as principais informações sobre o HTTP!

Caso ainda esteja com alguma dúvida sobre o assunto ou deseje conhecer os serviços da i7 Host e como podemos ajudar a evitar problemas como o status de erro consulte nossos especialistas e conheça mais sobre os nossos serviços.

Aqui, a mensagem final sempre será um 200 OK!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais