Início DicasComo as ferramentas de SEO podem otimizar seu site

Como as ferramentas de SEO podem otimizar seu site

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 3 comentários
SEO

Para quem deseja otimizar seu site, investir em ferramentas SEO pode ser a resposta para muitos problemas neste quesito, principalmente quando se almeja alcançar as primeiras posições  do Google.

Neste artigo, falaremos sobre o SEO e como é possível otimizar os mecanismos de busca em seu site para obter melhores resultados.

O que são ferramentas de SEO

Conheça as ferramentas de SEO

Quando falamos em SEO, estamos nos referindo ao Search Engine Optimization, uma estratégia que visa otimizar os mecanismos de busca em ferramentas de pesquisa, como é o caso do Google. 

Essas ferramentas são voltadas para que a empresa tenha melhores resultados durante a busca em plataformas de pesquisas. Isso é importante porque, quando uma pessoa acessa o Google e realiza uma pesquisa, os primeiros links são os que chamam mais a sua atenção.

Dessa forma, é essencial que a empresa pense no posicionamento da marca em ferramentas de busca, para ter um aumento da visibilidade do negócio.

Ou seja, em resumo, os benefícios de escolher o SEO são:

  • Aumentar a visibilidade da empresa;
  • Promover um aumento do número de clientes;
  • Reforçar a autoridade da marca;
  • Aumenta a lucratividade da empresa;
  • Permite uma aproximação da empresa com o público;
  • Traz um diferencial diante da concorrência. 

Entretanto, é importante que você entenda que algumas questões podem influenciar de forma negativa seus resultados de SEO como o tempo de resposta do site e a inclusão em blacklists por exemplo.

Ferramentas utilizadas para o SEO

Existem vários ferramentas e plugins de SEO que podem ser utilizados em sua empresa e que ajudam no processo de otimização da página. 

Confira quais são essas ferramentas e como elas podem ser utilizadas em sua empresa:

Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes da internet, já que a plataforma é utilizada para o entendimento e comportamento das pessoas que visitam as páginas do seu site.

Com ela é possível verificar a localização dos clientes, dispositivo usado para acesso da página, métricas quantitativas como número de visitantes e até o comportamento dos usuários. 

Esse elemento é essencial para que você consiga mensurar os resultados das suas ações e realizar ajustes nos materiais produzidos e até no layout, se necessário. 

Google Search Console

O Google Search Console é uma ação direcionada para o SEO, pois é possível realizar o monitoramento do tráfego durante as pesquisas na internet, assim como fatores relacionados à segurança do site e média do ranqueamento. 

Ou seja, ele mostra otimizações necessárias e destaca para o Google que precisa ler aquele material, além de permitir a avaliação do número de cliques, assim como as impressões relacionadas à busca do Google. 

SEMRush

Existem profissionais que são especialistas em SEO e, por isso, é necessário utilizar ferramentas que são mais completas e específicas. Nesse contexto, o SEMRush é um dos mais conhecidos. 

Por meio dessa plataforma, é possível utilizar ferramentas de análise de volume de buscas e termos que são relacionados às palavras-chaves importantes para os clientes.

Além disso, é possível verificar o custo por clique, assim como backlinks de concorrência e relatórios que são completos para o trabalho dos analistas. 

Google Trends

Um dos pontos mais importantes quando falamos de SEO e otimização de busca é a palavra-chave.

Esse item é indispensável na estratégia, já que representa a busca do cliente e seu interesse.

Nesse sentido, o Google Trends é essencial, pois auxilia os profissionais de marketing e produção de conteúdo a acompanharem os termos que estão em alta. 

A vantagem dessa plataforma é que ela é gratuita e torna possível visualizar as porcentagens de várias palavras utilizadas na web e que podem ser de interesse do seu  potencial cliente.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é uma plataforma fornecida pela Microsoft para ajudar os proprietários de sites a entenderem como seus sites são vistos pelo motor de busca Bing. Semelhante ao Google Search Console, o Bing Webmaster Tools oferece uma variedade de recursos e informações valiosas para melhorar a visibilidade e o desempenho de um site nos resultados de pesquisa do Bing.

Escolhi a ferramenta de SEO e agora?

Após conhecer as ferramentas de SEO acima, é importante que a empresa consiga definir qual delas atende as suas necessidades específicas. É importante destacar que o uso de uma ferramenta, não exclui a outra e, na verdade, o indicado é que você combine as variadas funções entre elas para atingir seu objetivos.

Mas lembre-se, para conseguir que sua estratégia de SEO seja eficaz, é muito importante realizar um planejamento das ações, considerando os objetivos esperados e as melhorias que precisam ser aplicadas ao negócio.

Posteriormente, é preciso monitorar os resultados por meio dessas ferramentas, de modo que as campanhas se tornem cada vez mais efetivas.

Conclusão

As ferramentas de SEO podem ser excelentes aliadas na garantia de crescimento do seu site.

Quando alinhadas a outros pilares fundamentais como uma boa hospedagem e segurança contra blacklist podem fazer com que seu site alcance os melhores números.

Deseja tornar seu site ainda mais rápido e pronto para aumentar seus resultados de SEO? Entre em contato com a i7 Host e entenda como podemos te ajudar!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais