Índice
Os recursos e ferramentas do Bing Webmaster Tools são muito ignorados pelos donos de sites hoje, mas essa é uma plataforma bastante útil de SEO para as empresas que estão na internet hoje e é totalmente gratuita.
É claro que grande parte das pesquisas da internet são realizadas no Google, não é à toa que ele é o maior buscador do mundo, porém não existe qualquer dúvida de que o Bing também tem o seu valor.
Isso porque, ele é capaz de cumprir o seu papel ao retornar aos usuários resultados relevantes das suas buscas e o uso do Bing é mais comum do que você pode imaginar.
Ora, o mundo digital é altamente dinâmico e as empresas que querem se manter competitivas no mercado precisam ter um olhar atento às ferramentas disponíveis, o que envolve pensar além do básico e ter uma visão 360°.
Então, o Bing Webmaster Tools está aí para isso, ele tem uma funcionalidade bem semelhante ao Search Console, e é capaz de fornecer informações importantes para o seu negócio.
Contudo, como ele funciona? Quais as vantagens? Como utilizá-lo? Todas essas e muitas outras informações você encontra abaixo. Confira agora mesmo!
O que é o Bing Webmaster Tools?

Basicamente estamos falando aqui de uma plataforma voltada para o gerenciamento de SEO e que tem como intuito atender aqueles sites de empresas ou blog pessoais e corporativos que querem otimizar seus conteúdos para que eles consigam ter um ranqueamento no Bing.
Inclusive, o próprio nome da ferramenta de SEO do Bing tem uma referência a plataforma do Google, o Google Webmaster Tools, que hoje já é chamado de Google Search Consome.
Além disso, as semelhanças não param por aí, ambas as plataformas também apresentam um visual e recursos bem parecidos entre si.
Portanto, ao navegar na ferramenta Bing Webmaster Tools você vai se deparar com diversas funcionalidades, podemos mencionar algumas, como:
- Relatórios referentes ao SEO;
- Painel com informações detalhadas sobre o acesso ao site;
- Análise e otimização da página para os dispositivos móveis e muito mais.
Além disso, existe um blog que funciona como uma central de ajuda para os usuários dessa ferramenta de SEO do Bing, onde as principais dúvidas dos usuários são sanadas, é o Bing Webmaster.
Por que o Bing é relevante?
Acima você entendeu um pouco sobre a ferramenta de SEO do Bing, o Bing Webmaster Tools. No entanto, será que esse buscador é mesmo relevante? Vale a pena pensar nele ao criar um site ou blog?
Então, muitos empreendedores e donos de sites acabam focando somente no Google, pois ele é o maior buscador da internet e tem um grande número de navegação.
No entanto, eles esquecem do Bing, que é um buscador muito importante, considerado o 2° mais utilizado no mundo e que tem uma participação de mais de 3,30% no mercado, de acordo com uma pesquisa feita pela StatCounter Global Stats.
Ainda que a sua popularidade e uso pareça minúsculo em comparação ao Google, que detém mais de 91% do mercado, as pesquisas feitas no Bing devem ser bem aproveitadas e é fundamental pensar nelas na sua estratégia de SEO.
A própria Microsoft mantém o Bing relevante nos seus produtos, por isso o buscador é comumente visto nos produtos da empresa, como o Consoles Xbox, por exemplo.
Além disso, é muito comum também que alguns navegadores mantenham o Bing como o buscador padrão, como é o caso do Mozilla Firefox.
Ora, só para se ter uma ideia, o Bing tem mais de 12 milhões de acessos por mês, o que significa que muitos usuários podem chegar até a sua página ou site através dele.
Então, diante de todos esses fatos, pensar na otimização do SEO através da ferramenta do Bing fará muita diferença para os resultados da sua empresa na internet.
Caso queira saber sobre esse assunto, veja nosso artigo sobre Como as ferramentas de SEO podem otimizar seu site.
Vantagens do Bing Webmaster Tools
Mesmo com todas essas informações vistas aqui, se você ainda não se convenceu de usar o Bing e a ferramenta que ele disponibiliza para SEO, separamos algumas vantagens que vão fazer você mudar de ideia. Confira abaixo!
Mais tráfego para o seu site

Então, mesmo que o Google seja o maior buscador do mundo, o Bing ainda tem o seu lugar, ocupando a segunda posição e sendo também uma excelente ferramenta para gerar tráfego orgânico.
Logo, mesmo que você receba apenas 5% de tráfego do Bing, por exemplo, isso ainda é tráfego para o seu site, não é mesmo? Então, por que não aproveitar esse potencial de acessos?
Painel completo e visualmente agradável
Ao contrário do que você possa imaginar, o Bing Webmaster Tools é muito fácil de ser utilizado e para isso ele conta com um painel completo e de visual bem agradável.
Dessa maneira, assim como acontece com o Search Console, é possível ter uma visão geral de quantos cliques a sua página recebeu, os erros que estão presentes e muito mais.
Aliás, a ferramenta vai além, ela fornece uma visão das páginas indexadas, rastreadas e dados completos das palavras-chave utilizadas nas pesquisas e que estão performando melhor.
Relatório mais detalhados
O Bing Webmaster Tools também fornece relatórios detalhados, podemos citar os principais:
- Explorador de índices – mostra como o Bing ver seu site e quando ele é rastreando, lhe permitindo encontrar informações de redirecionamentos, links quebrados e muito mais;
- SEO – esse relatório, por sua vez, mostra se o seu site ou blog está atendendo as práticas de SEO que são recomendadas, como alt tag, tags de cabeçalho e títulos da página, por exemplo;
- Compatibilidade – mostra quais são as páginas ou áreas do seu site que devem ser trabalhadas para se tornarem compatíveis com os dispositivos móveis do Bing.
Como utilizar o Bing Webmaster Tools?
Viu como essa ferramenta pode ser útil para a sua empresa na internet? Então, para ter acesso a tudo que ela tem a oferecer, você precisa saber como utilizá-la corretamente!
Sendo assim, o processo para começar a usá-la é bem simples, você só precisa fazer o login no Bing Webmaster Tools e adicionar seu site e seu sitemap.
No entanto, para que não fique dúvidas, separamos todas as informações mais importantes sobre essa instalação, assim é só seguir o passo a passo abaixo:
- Você deve acessar o Bing Webmaster Tools e criar uma conta. Se você já tem uma conta na Microsoft, é só fazer o uso dela;
- Na tela inicial, você deve inserir a URL do seu site ali na área “meu site”, copiando o link da mesma forma que ele aparece no navegador. Por exemplo: https://meusite.com.br;
- Em seguida, você deverá fazer o envio do sitemap e o Bing oferece duas formas de fazer isso: manualmente ou pelo Google Search Console;
- Pelo Google Search – Caso você já tenha um site adicionado ao Google, é só escolher a opção “importar” e uma janela com as informações que serão compartilhadas irão aparecer na tela e você deve clicar em “ir para Search Console”, basta ir seguindo as orientações da tela e “permitir” para que os dados sejam importados. Com isso, as informações todas serão adicionadas a ferramenta, desde o sitemap até as verificações de propriedades;
- Manualmente – aqui você vai precisar fornecer as informações de maneira manual, incluindo a localização do sitemap, geralmente ela é meusite.com.br/sitemap_index.xml e é só preencher todos os demais campos. Para finalizar, você vai precisar ainda confirmar a propriedade do site e o mais indicado é fazer isso adicionando um arquivo XML no servidor ou inserindo uma tag no código do site.
Vale a pena usar o Bing Webmaster Tools?
Então, vale a pena sim fazer uso do Bing Webmaster Tools hoje, especialmente porque muitas pessoas podem chegar até a sua página através do Bing e o Yahoo.
Além disso, a concorrência de ranqueamento nele é bem menor em comparação ao Google, o que significa que você pode trabalhar efetivamente as estratégias de SEO para ter um bom posicionamento e assim se destacar por lá.
É óbvio que não estamos falando aqui em deixar o Google de lado. Afinal, ele ainda é o maior buscador de todo o mundo. Logo, o ideal é trabalhar as possibilidades como um todo.
Portanto, não cometa o erro de ignorar um ou outro, busque ter uma estratégia de 360° que envolva trabalhar para se posicionar nos buscadores mais importantes.
Sendo assim, faça uso sim do Bing Webmaster Tools e do Search Console, ambos são excelentes ferramentas para manter as suas estratégias de SEO bem alinhadas.
Conclusão
O Bing Webmaster Tools tem praticamente tudo que você encontra no Search Console, se destacando apenas por trazer relatórios e informações do Bing, além de ser visualmente mais agradável.
Então, dentro da sua estratégia de marketing digital é muito importante trabalhar com essa plataforma, assim você vai providenciar mais facilmente todas as otimizações necessárias para ranquear com maior facilidade.
Inclusive, mesmo não sendo o maior buscador e o mais importante, o Bing é útil e pode trazer uma grande quantidade de tráfego para o seu blog e site, fazendo com que ele se torne mais relevante.
Dica: Não esqueça de contratar um serviço de hospedagem de qualidade! Pois, um site que recebe muito tráfego, precisa de uma estrutura capacitada que permita receber vários acessos. Para isso, você pode contar conosco, pois nós oferecemos segurança, infraestrutura de ponta e suporte humanizado! Entre em contato conosco que nós te apresentaremos nossos melhores planos para o seu projeto.
