Índice
- O que é e como funciona a automação de marketing?
- Quais as vantagens da automação de marketing?
- Geração maior de leads na automação
- Ajuda na qualificação dos leads
- Escalabilidade para a sua empresa
- Análise das métricas
- Mais vendas
- Satisfação do cliente
- O que pode ser automatizado?
- Landing pages
- E-mail marketing na automação de marketing
- Redes sociais e criação de conteúdo.
- Dicas para uma melhor automação de marketing
- Conclusão
A automação de marketing acontece quando uma empresa passa a fazer uso da tecnologia para automatizar alguns processos e com isso reduzir de maneira significativa o trabalho manual.
Desse modo, se torna possível ter uma melhor escalabilidade do seu negócio, uma vez que algumas estratégias e ações passam a serem postas em prática de forma mais simplificada e cada vez mais independentes também.
Inclusive, hoje mais de 70% das empresas fazem uso de automação para tornar o seu marketing mais eficaz, é o que diz uma pesquisa realizada pela Industry Dive em 2019.
No entanto, se você ainda não começou a automatizar as ações de marketing da sua empresa, aqui você vai conferir como funciona essa estratégia e as vantagens. Veja!
O que é e como funciona a automação de marketing?
Vamos começar explicando do que se trata essa automação, pois apesar de esse ser um termo considerado até mesmo auto explicativo, ainda existem muitas dúvidas que cercam o seu conceito.
Então, nessa estratégia o objetivo é automatizar as ações de marketing da empresa a partir do uso de softwares inteligentes. Logo, essa prática envolve toda a comunicação de um negócio, de ponta a ponta.
Inclusive, essa automatização surge para reduzir o trabalho manual e, obviamente, aumentar a eficácia das ações de marketing adotadas pela empresa, além de diminuir também os possíveis erros.
Portanto, é uma estratégia que chega para melhorar o alcance dos objetivos, já que facilita a gestão do funil de vendas, captação e nutrição de leads, métricas e tantas outras ações que são importantes quando se fala em marketing.
Logo, para entender essa importância e funcionamento da automação de marketing, imagine que a equipe de marketing de uma empresa é responsável por fazer o planejamento de todas as ações de e-mail, enviando e-mails semanalmente para os leads.
Além dessa demanda, que por si só já é trabalhosa, essa mesma equipe é responsável por publicar nas redes sociais, criar conteúdos para os blogs e desenvolver anúncios pagos.
Ora, ao longo do tempo as tarefas vão crescer, pois a empresa vai se desenvolver também. Sendo assim, essas tarefas vão tornando-se cada vez mais intensas e exigindo mais da equipe.
Diante de tantas demandas, se faz necessário a automatização para que haja uma melhor performance da equipe e otimização do tempo de trabalho, não é mesmo?
Sendo assim, o funcionamento da automação é muito simples, já que está relacionada diretamente ao uso de softwares de marketing para que processos repetitivos sejam feitos de maneira automática, deixando que o processo manual se volte para as atividades mais complexas.
Quais as vantagens da automação de marketing?
Ao fazer uso da automatização, é possível ter vantagens impressionantes. Então, abaixo vamos citar algumas delas. Confira agora mesmo!
Geração maior de leads na automação
Uma das grandes vantagens da automação de marketing é a geração de leads, que aumenta de forma bastante significativa. Isso é explicado também pela automação na criação de conteúdos para as redes sociais e landing pages, fazendo assim com que tudo se integre entre si.
Portanto, essa automatização de tarefas e ligação de estratégias entre si fazem com que as pessoas se conectem mais facilmente com a sua marca e desenvolva uma relação mais duradoura com ela também, o que pode acarretar em uma maior quantidade de vendas para o seu negócio.
Ajuda na qualificação dos leads
Não basta captar os leads, é necessário qualificá-los para que eles façam a compra do seu produto ou serviço, não é mesmo? Então, até nisso a automação de marketing ajuda.
Através dela é possível fazer o envio de materiais de qualidade para os leads e que estejam atrelados com a fase em que eles estão hoje no funil de vendas. Assim, leads qualificados possuem maiores chances de conversão.
De acordo com uma pesquisa feita pela Hubspot, mais de 73% da receita oriundas das campanhas de e-mail marketing são possíveis a partir de campanhas personalizadas feitas através da automação.
Escalabilidade para a sua empresa
A automação do marketing trabalha também para ajudar na escalabilidade do seu negócio. Ao potencializar as suas estratégias com o uso da tecnologia, você é capaz de fazer mais usando menos.
Segundo dados da Venturebeat, com uma boa gestão e integração de softwares de automação, a sua empresa pode converter mais de 75% do que converte hoje.
Logo, esse é um dado muito relevante e que mostra o quanto a automação certa e utilizada de maneira correta potencializa a chance de escalabilidade de um negócio, fazendo com que ele cresça de modo impressionante.
Análise das métricas
Diferente dos processos manuais, onde é difícil saber exatamente o que funcionou e o que não funcionou, a automação de marketing ganha destaque por permitir uma análise das métricas.
Sendo assim, você consegue determinar qual ação gerou aquele resultado, se foi o esperado ou não. Caso não tenha sido, é possível implementar melhorias para conseguir aquilo que se deseja.
Afinal de contas, com as métricas e dados confiáveis gerados por essas plataformas e softwares fica fácil saber qual caminho seguir para a melhor performance das suas estratégias.
O Google Analytics é uma das ferramentas que contabiliza as métricas de um site. Veja o artigo onde explicamos tudo sobre essa ferramenta de automação de marketing. Clique aqui para conferir!
Mais vendas
Com certeza o principal benefício da automação é o aumento das vendas, já que a produtividade tende a crescer de forma significativa, uma vez que as demandas são feitas com muita mais agilidade do que manualmente.
Além disso, as tarefas são realizadas com foco não na quantidade, mas na qualidade, pois os softwares normalmente não cometem erros e ainda trazem a possibilidade de avaliar e mensurar os resultados.
Satisfação do cliente
Por fim, podemos ainda falar da satisfação do cliente, pois a automação tem ligação direta com o relacionamento com o cliente. Afinal de contas, o consumidor pode ser atingido pelo seu produto e serviço com maior facilidade.
O que pode ser automatizado?
A automação de marketing pode ser utilizada nas mais diferentes áreas. A seguir, vamos explicar um pouco sobre as ações e estratégias que você pode automatizar. Entenda!
Landing pages
Quando o assunto é marketing e vendas, o uso da landing page é muito importante, pois é ela que está ali para captar os dados daquele visitante, transformando-o em um lead, para que posteriormente você utilize o e-mail marketing.
Então, hoje é possível fazer a automação das landing pages, programando-as com um design totalmente responsivo, mas sem precisar de conhecimento técnico para isso.
É óbvio que esses templates pré-prontos de landing pages permitem que você adicione as particularidades desejadas da sua empresa, mas nada que exija o uso de linguagens de programação ou softwares de edição, é tudo automatizado e com poucos cliques.
E-mail marketing na automação de marketing
Então, quando o assunto é automação no marketing, uma das estratégias mais lembradas é exatamente o e-mail marketing. Afinal, hoje com as ferramentas certas é possível:
- Captar leads;
- Criar um fluxo de e-mail;
- Autorresponder as mensagens;
- Personalizar o conteúdo com templates;
- Conferir a taxa de abertura e muito mais.
Portanto, através de uma simples programação é possível ter todos esses processos acima feitos de maneira automática e você só precisa acompanhar as métricas para entender o que está funcionando e o que não está.
Logo, caso perceba que determinada estratégia não está trazendo os resultados desejados, é só realizar os ajustes necessários para otimização e a partir daí deixar a ferramenta de automação de e-mail marketing trabalhar novamente.
Redes sociais e criação de conteúdo.
É possível também usar a automação de marketing nas redes sociais, que ocorre principalmente através do agendamento de posts, reduzindo assim o trabalho de ter que publicar manualmente, além do envio de respostas automáticas.
Ah, as ferramentas de automação das redes sociais são incríveis ainda porque permitem que você consiga analisar uma série de dados para saber se a sua estratégia está funcionando como deseja.
Afinal de contas, esses softwares desenvolvidos para as redes sociais possuem um espaço onde é possível conferir as métricas. Portanto, fica fácil analisar a performance das suas publicações, o que o público gostou mais e até mesmo buscar por temas mais procurados dentro de um nicho.
Aproveite e confira nossos artigos sobre Ideias de post para Instagram e GIF online: saiba mais e aprenda como cria-lo com essas dicas você irá arrasar na produção de conteúdos para as redes sociais
Dicas para uma melhor automação de marketing
Agora que você já sabe do que se trata a automação, como ela funciona, as vantagens e até o que pode ser automatizado, separamos algumas dicas importantes para implementar essa tecnologia corretamente no seu negócio. Veja:
- Escolha bem qual ferramenta usar para a automação, hoje é possível unificar um ou mais softwares, que podem se integrar entre si, garantindo a automatização daquilo que você precisa;
- Estabeleça bem seus objetivos, pois eles te ajudarão a acompanhar as métricas das suas ações e se elas estão dando os resultados desejados;
- Faça um acompanhamento contínuo dos dados que são coletados por essas ferramentas e veja se eles estão alinhados ao seu objetivo definido;
- Com base nos objetivos que foram traçados por você, implemente melhorias e use as ferramentas de automação de marketing para lhe ajudar.
Conclusão
A automação de marketing é um dos temas mais importantes que as empresas que buscam crescer no mercado precisam entender e implementar para se tornarem mais competitivas.
Então, aqui você conferiu um guia completo sobre automação e como ela pode ser realmente útil para o seu negócio. Caso precise de ferramentas para a automação do seu negócio, nós temos um solução de e-mail corporativo que poderá facilitar o seu negocio na hora de se comunicar com um cliente. Entre em contato conosco para saber mais sobre essa solução!