Índice
Garantir um site disponível durante a maior parte do tempo total de operação, é o mínimo que uma empresa que atua pela web deve oferecer aos usuários. Por isso, as empresas se preocupam com o índice de uptime de seus sistemas e sites. Essa é uma forma eficiente de mensurar a qualidade da experiência de seus usuários.
Por conta do aumento global do acesso a internet, as pessoas estão mais aptas a buscarem informações, produtos e serviços, primeiramente, na web.
Portanto, as empresas estão migrando os seus serviços para web com objetivo de atender e proporcionar uma experiência cada vez melhor aos seus usuários. Dentro desse novo contexto de conhecer e adquirir produtos e serviços, temos a porta de acesso mais conhecida e chamada: site.
Garantir um site disponível aos usuários é necessário para influenciar no poder de decisão do público. Para isso, é preciso realizar uma ação de suma importância e que muitas empresas ignoram: escolher um provedor de hospedagem confiável. Uma hospedagem robusta proporciona uma infraestrutura que prioriza o uptime do site.
Criamos esse post para esclarecer a importância do uptime de um site e como isso pode favorecer a experiência ao navegar por um site. Além disso, vamos apresentar a hospedagem com um dos maiores índices de uptime do mercado.
O que é uptime?
O Uptime significa tecnicamente uma medida de tempo que é analisada para saber a disponibilidade de um sistema tecnológico, como sites, banco de dados e servidores que permanecem em pleno funcionamento. Não é por acaso que o significado da tradução literal da palavra uptime significa “tempo em atividade”.
Desse modo, o uptime de um site é o período de tempo que esse site permanece no ar e funcionando, ausente de interrupções e quedas. A palavra uptime tem o significado oposto do termo downtime, este identifica um sistema ou site que está inativo.
Em termos gerais, um índice considerado ideal é de 99% de uptime de um site. Abaixo disso, a empresa precisa identificar a causa e procurar uma solução. Isso porque a inatividade frequente e prolongadas são capazes de gerar insatisfação dos usuários. Consecutivamente, resulta em perda de negócios.
As empresas que prezam pela sua reputação e oferecem serviço por meio da web, estão totalmente mensurando e tentando aumentar o índice de uptime de suas soluções. Uma maneira de prevenir tal problema e manter seu site disponível, é com a escolha de uma hospedagem confiável e robusta para o tipo de site ou sistema.
Como o uptime de um site disponível é mensurado?
As métricas são utilizadas para mensurar o desempenho das empresas de forma específica. Entre elas, o índice de uptime é utilizado para obter informações sobre os sistemas e site de uma empresa.
A princípio, é preciso esclarecer que o uptime de um site, geralmente, não é medido com base no tempo, mas sim de porcentagem. Então, quando um servidor ou computador é reiniciado por algum motivo, o índice de uptime é, também, zerado iniciando uma nova contagem.
Dessa forma, um site disponível com uptime de 99.9% refere-se a um site que esteve no ar exatamente 99.9% do seu tempo total. Ou seja, se encontrou em um estado de (site inativo) apenas 0.1% do seu tempo.
Contudo, como já informado, o índice de ao menos 99% já é positivo e ideal. Para se manter nessa constância ou índice superior, é necessário que as empresas conte com uma equipe de TI profissional e com ferramentas de alta performance para proporcionar o desempenho necessário.
Acompanhar e mensurar o índice de uptime de seu site, é uma das melhores formas de garantir que a experiência do usuário seja sempre satisfatória. Quanto mais tempo um sistema ou site passa inativo, mais baixas são as chances de fechar qualquer oportunidade de negócio.
Benefícios de um site com alto uptime:
Nesse sentido, o uptime do site é fundamental para oferecer uma experiência incrível ao usuário do site.
Assim, um site com bom uptime resulta em:
Experiência do usuário aprimorada: certamente, essa característica é almejada pela maioria das empresas. Um site disponível favorece uma experiência mais fluida e agradável. Isso aumenta fortemente as chances de fechar parceria de longo prazo.
Melhora o SEO e posicionamento nos motores de busca: o Google possui diversos fatores que são levados em consideração para posicionar um site. Um bom uptime de um site ajuda a melhorar o ranqueamento nas páginas de resultados de busca.
Maior credibilidade do negócio: os usuários estão cada vez mais exigentes, a visão de um site o qual nunca apresentou inatividade, é de um site confiável e demonstra a seriedade da empresa.
Maior competitividade: atualmente, os usuários possuem inúmeras opções, mas um ótimo uptime pode ser o ponto chave de decisão para a escolha de uma empresa. Principalmente, em setores competitivos.
Portanto, os benefícios proporcionados por um uptime alto reflete na experiência, confiança, SEO e competitividade das organizações. Fatores esses que ajudam elevar o nível profissional e reputação.
Quais os efeitos de um site inativo?
Inicialmente, ao se deparar com um site inativo, imaginamos como isso afeta diretamente a experiência do usuário. Esse ponto de vista está completamente correto. Contudo, não é apenas a experiência do público que é prejudicada.
Um site inativo é fator base para os seguintes problemas em uma organização:
Segurança prejudicada: toda empresa conhece o perigo de um sistema ou site inativo, ou seja, impossibilitado de receber atualizações e de agir contra ameaças de segurança. Situação que o deixa mais suscetível a ataques cibernéticos.
Declínio nas páginas de resultado: todas as ações de um site são registradas e armazenadas pelo Google. Dessa forma, sem um site disponível frequentemente perde relevância nas páginas de resultados. Deixando de aparecer para uma maior número do público específico.
Diminuição do tráfego do site: as chances de um usuário retornar a um (site inativo), é muito baixa. Logo, isso reflete em menos visualizações on-line, menos recomendações por parte do público e menos negócios fechados.
Impacto nas conversões e negócios: a receita de uma empresa é o resultado de seus esforços. Algo que venha diminuir essa receita, é considerado altamente prejudicial. A importância do uptime é levado em consideração nesse momento, já que um baixo índice de uptime diminui o valor da receita.
Por último, a inatividade de um site possui inúmeros efeitos prejudiciais. Por isso, possuir as ferramentas e realizar ações com objetivo de garantir a eficácia e disponibilidade, ajuda aumentar a credibilidade e receita.
Como a infraestrutura da i7 Host garante um site disponível?
Entre as empresas de hospedagem de site, a i7 Host se destaca por ter ótimo índice de uptime, proporcionada pela tecnologia oferecida em sua infraestrutura.
A i7 Host possui datacenter no Brasil e nos Estados Unidos, todos com alta performance. Além de uma segurança de proteção DDOS com mitigação e monitoramento de ataques cibernéticos.
Um dos critérios mais levado em consideração pelas empresas é a segurança. Sabendo disso, a i7 Host tem armazenamento redundante e backups realizados diariamente.
Ai7 Host é conhecida por disponibilizar hospedagem de sites com índice de uptime de incríveis 99,9%. Uma porcentagem acima da média. A empresa oferece praticamente 100% de uptime em suas hospedagens. Com uma estrutura moderna e robusta atualizada de servidores para sempre garantir um site disponível para nossos clientes.
Ainda, a i7 Host possui escalabilidade totalmente automática, onde permite que a infraestrutura seja ajustada conforme a demanda de tráfego.
Como forma de prevenção, é realizado o monitoramento proativo e constante com objetivo de detectar possíveis problemas antes mesmo de ocorrer Assim, são tomadas as ações corretivas.
Conclusão
As empresas não buscam apenas criar produtos eficientes para a vida das pessoas. Atualmente, a experiência do usuário é um dos fatores mais importantes, o grande objetivo é a fidelização dos clientes.
Portanto, as empresas que atuam na internet, ou seja, por meio de sistemas e sites, precisam conquistar e reter o seu público. Uma dessas formas é com um alto índice de uptime para manter seu site disponível.
Um site com bom uptime significa que está na maior parte do tempo disponível. Uma média conhecida das empresas que estão presentes na internet está em torno de 99% de seu tempo;
Em síntese, a i7 Host se destaca, já que seus servidores possuem uptime com índice de 99,9%. Uma empresa com mais de 18 anos no mercado, possui ambientes dedicados, recursos premium e hospedagem CLOUD.
Um site disponível é o princípio de uma boa experiência de usuário. Por conta disso, escolher a empresa certa de hospedagem faz toda diferença para quem deseja se destacar no mercado atual e global como uma organização confiável.