Início Dicas5 passos indispensáveis para a logística no e-commerce.

5 passos indispensáveis para a logística no e-commerce.

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
Logística no e-commerce

A logística para e-commerce envolve tarefas como recepção, armazenamento e distribuição de produtos. Acompanhar como essas etapas funcionam é essencial para adquirir experiência e compreender como as entregas devem ser realizadas.

Esse tipo de gestão visa administrar todas os estágios envolvidos no deslocamento de mercadorias, inclusive no momento em que o cliente aguarda a chegada do produto, neste momento é sempre importante fornecer a possibilidade do mesmo realizar o rastreamento correios (caso a sua transportadora seja os Correios).

Continue lendo este post para entender como a logística para e-commerce é feita na prática.

Controle de estoque

Logística no e-commerce

Essa é a primeira etapa do processo. Aqui, é avaliado se o tipo de objeto armazenado precisa de algum cuidado especial na sua estocagem. Caso seja um item perecível, por exemplo, é necessário considerar fatores como iluminação, temperatura e tempo máximo de armazenamento.

Além disso, também é mantido um volume mínimo de acordo com o que é oferecido ao consumidor, a fim de evitar situações ruins para o e-commerce, como vender um item e depois notificar que ele está indisponível no momento.

Para eliminar esse tipo de ocorrência é feito um inventário periódico de todas as entradas e saídas, para deixá-lo atualizado. Isso permite descobrir quais são os produtos com maior procura e quais ficam encalhados e que, por consequência, estão sujeitos a ofertas e promoções.

Embalagem da mercadoria

Embalagem de mercadoria

Algumas mercadorias frágeis precisam de uma proteção extra para que cheguem aos consumidores em perfeitas condições de uso. Em geral, os envoltórios escolhidos são 100% compatíveis com cada objeto. Por fim, como o embrulho é o primeiro contato do cliente com o produto comprado, ele deve ter a “cara” da loja, servindo de instrumento de marketing.

Indicadores de desempenho

O levantamento de indicadores de desempenho logístico é essencial para otimizar a performance das etapas de entrega da loja virtual. Popularmente chamados de KPIs, são esses parâmetros que ajudam a monitorar e analisar os resultados dessa atividade.

Com esses números, é possível medir, comparar e avaliar, com objetividade, o funcionamento da logística de um comércio eletrônico. Esse trabalho permite detectar os procedimentos que mais precisam de melhorias, garantindo otimizações pontuais, exatamente na raiz do problema.

Alguns dos KPIs mais importantes da logística para e-commerce são:

  • custo de aquisição de cliente;
  • taxa de conversão;
  • ticket médio;
  • índice de abandono de carrinho;
  • número de visitantes no site;
  • volume de vendas;
  • retorno sobre o investimento.

Escolha da transportadora

Mesmo que a transportadora seja a responsável pela entrega, na percepção do comprador, a responsabilidade é sempre da loja. Por isso, grande parte dos varejos online selecionam as melhores prestadoras desse tipo de serviço, pois essa decisão pode significar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Durante essa seleção, é considerado se a transportadora oferece um bom sistema de rastreio das mercadorias, como é o caso do rastreio correios, para que o gestor de e-commerce consiga acompanhar todas as etapas, desde o despacho do objeto do estoque até sua chegada ao cliente.

Logística reversa

Mesmo com todas essas ações, a logística reversa pode ocorrer quando o consumidor solicitar a devolução ou a troca do produto, o que é comum em vendas online.

Nesse sentido, a loja virtual oferece ao público meios de providenciar esse serviço, como um formulário na página ou botões na aba “detalhes do pedido” com descrições semelhantes a: “houve um problema com a entrega”, “a mercadoria veio com defeito”, “o pedido veio incompleto” etc, este processo  também gera um código para acompanhamento da mercadoria e pode ser consultado no caso dos correios rastreamento.

Agora que você já sabe como funciona a logística para e-commerce, que tal fazer parte desse processo prestando serviços de entrega e aumentar seu orçamento? Existem opções tentadoras nesse segmento, como horários flexíveis, volume de entrega garantido, desconto em seguros e gestão de riscos. Abrace essa oportunidade!

Aproveite e veja nosso conteúdo sobre: Site de vendas – dicas do que fazer ao criar o seu.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais