Início Dicas5 Fatores que determinam a competitividade de seu site

5 Fatores que determinam a competitividade de seu site

por Blogi7Host
Publicado: Ultima atualização em 1 comentário
5 Fatores que determinaram a competitividade de seu site

As empresas que buscam visibilidade no mercado e crescimento econômico sabem que um site competitivo e atraente pode alavancar qualquer negócio e aumentar consideravelmente seu posicionamento na visão de futuros clientes, fornecedores e até investidores.

A competitividade de um site

Pode ser medida pela quantidade de retorno que ela entrega ao negócio e como ele pode alavancar vendas, visitas ou contratações, expandindo a lucratividade do empreendedor.

Com a inserção diária da tecnologia na vida das pessoas, especialmente pelo uso da internet e redes sociais, a visibilidade na web é considerada cada vez mais importante e muitas empresas já possuem seu próprio endereço virtual.

Seja para grandes, médias ou pequenas empresas ou ainda, para blogs e profissionais autônomos o site já é considerado uma importante ferramenta de marketing e não deve ser negligenciado como tal.

Mas para ganhar espaço e lucrar com isso, não basta apenas ter um site estagnado, que não receba visitas ou gere negócios. É preciso ficar atento para os fatores atuais e determinantes que ajudam a aumentar a competitividade de seu site e, consequentemente, o crescimento da empresa.

Elencamos alguns fatores que podem ajudar a aumentar a competitividade do seu site e garantir a visita de clientes e retorno financeiro. Fique atento e não perca nenhuma dica!

Identificação da persona e foco no cliente

Como criar estratégias para persona e cliente

Essa é uma regra básica para quem busca crescer usando mecanismos on-line de marketing, divulgação e vendas. Para entender melhor esse ponto vamos definir o que é a persona. Persona é quem representa de forma fictícia o seu cliente ideal.

Esse sujeito fictício é obtido através da análise de dados reais sobre comportamento e o local onde se encontram os seus clientes. Através da persona também é possível criar histórias pessoais, que contem com os objetivos, motivações e até medo que podem ser encontrados, oferecendo assim um produto que seja a solução desses dilemas.

Por exemplo, se você possui um site de ração para animais domésticos que realiza entrega a domicílio, sua persona será alguém que possui um Pet, que ama os animais, mas não tem muito tempo para sair e comprar a ração de seu animalzinho. Ela então vai encontrar a solução encontrando seu site, que realiza a entrega em domicílio ou até no seu local de trabalho.

A localização da persona também vai ajudar a encontrar interessados que morem no raio próximo ao seu comércio, onde a entrega é factível, facilitando assim a compra.
Se esse é seu caso, não adiantaria por exemplo, divulgar seu site para pessoas que não gostam de animais ou moram em outro país.

A identificação do seu cliente faz com que você possa direcionar anúncios, marketing digital e outras ferramentas que colaborem com a difusão de seu trabalho, por isso, foco no cliente é a palavra de ordem para aumentar a competitividade.

Ações eficazes de marketing e comunicação

Ações de marketing para melhorar o posicionamento da empresa

Se você já descobriu quem é o seu cliente e quem você deseja alcançar agora é a hora de planejar ações de marketing e comunicação para divulgar o seu negócio. Uma boa estratégia digital deve ser elabora, de acordo com os objetivos a serem alcançados e a verba disponível para difundir a sua empresa.

Nesse ponto vale lembrar que marketing e comunicação não devem ser encarados como gastos, mas sim como investimentos. O velho ditado de quem “não é visto não é lembrado” nunca se fez tão verdadeiro em tempos de persuasão digital.

Anúncios no Google, Facebook, Instagram e ações direcionadas fazem toda a diferença na hora de inserir seu site em um ambiente competitivo. Se você não possui um colaborador que conheça bem a área, procure sempre um especialista!

Insights sobre necessidades atuais e demandas futuras

Ser competitivo é estar sempre um passo a frente no mercado e não somente seguir tendências. Isso quer dizer que, não basta fazer o que o outro faz, mas também criar novas oportunidades!

Realizar uma análise dos dados detalhada e gerar informações que possam revelam as necessidades atuais ou futuras do mercado podem fazer com que o seu negócio seja realmente promissor e alavancar as vendas.

O seu site deve ser um campo rico para essas pesquisas, através de formulários de pesquisas e conteúdos que mostrem ao cliente que você é especialista na área e pode desenvolver produtos e serviços que tenham garantia de qualidade e sejam ao mesmo tempo mais atrativo.

Chatbot

Pode parecer um mero detalhe, mas ter um chatbot em seu site pode torná-lo muito mais competitivo e atraente, com mais chances de realizar negócios.

O chatbot é um programa de computador que realiza aquilo para o qual é programado e tem a capacidade de simular uma conversa real entre o cliente e um robô. Dessa forma o programa simula uma conversa em um chat e o visitante pode fazer perguntas e obter respostas como se estivesse em uma conversa normal com um atendente.

Com o chatbot, é possível automatizar tarefas que são tidas como repetitivas como as dúvidas frequentes, por exemplo. Esse atendimento prévio pode mostrar ao cliente que o seu site se preocupa com o bem-estar dos visitantes e facilita o acesso ao conteúdo.

Da mesma maneira, o chatbot pode interagir com um futuro comprador e direcioná-lo ao contato com a equipe real, que poderá finalizar o processo de atendimento.

Essa ferramenta tecnológica pode ajudar a aumentar a visibilidade de seu site e o número de acessos, já que os visitantes serão “convidados” a interagir de uma maneira intuitiva e leve.

Boa hospedagem web e host confiável

Um site competitivo deve estar sempre ativo e presente no mundo virtual, imune de panes ou irregularidade que o façam perder sua credibilidade no mercado e deixar o cliente sem respostas quando ele mais precisa.

Para ter um site confiável e aumentar sua competitividade e presença no mercado você deve optar por uma hospedagem de qualidade e um host confiável.

Algumas opções na internet podem oferecer vantagens que ao primeiro olhar parecem ser atrativas, mas não garantem um bom serviço e podem estragar toda a sua reputação.

Escolher uma boa hospedagem e um host que tenha excelência no mercado digital faz uma enorme diferença na hora de mostrar profissionalismo e captar novos negócios, elevando o grau de confiabilidade e segurança. Por isso, é tão importante contar com uma empresa que sabe o que faz e o realiza com qualidade e eficiência.

Conclusão

Agora você já conhece os principais fatores que são determinantes para a competitividade de seu site e que ajudarão a alavancar a sua empresa.

Se você ainda não tem ou não está hospedado em um serviço de hospedagem de sites confiável, conte conosco. Nós te garantimos qualidade, desempenho e performance! Venha e traga o seu site para o melhor ambiente de hospedagem do mundo!  Fale agora com nossa equipe e seja atendido por um consultor especializado.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais