Transferência de Servidor

8 de março de 2019

transferência de servidor

Transferência de Servidor – Mudar um site de ambiente é sempre tido como algo trabalhoso e cheio de desafios. De fato é muito importante ter um planejamento bem feito e uma equipe a disposição para evitar falhas críticas pós migração. Quando o servidor de hospedagem enfrenta graves problemas e a migração para um servidor com mais recursos torna-se inevitável, recomenda-se considerar os seguintes fatores:

1 – Aumento de Recursos na Transferência de Servidor

Aumentar os recursos para o seu site poderá ser algo inevitável. Porém, antes de tomar esta decisão, é importante analisar se algo pode ser otimizado em seu site para diminuir o consumo de recursos. Para este caso é importante você consultar um programador de sua confiança para que faça uma análise completa em seu site. Caso seu site já esteja otimizado e realmente precise de mais recursos, a opção é de fato migrar para uma solução que ofereça mais autonomia.

É importante mencionar que nem sempre a migração deverá ocorrer por utilização de recursos. As vezes você deseja apenas ter um ambiente exclusivo para você e/ou sua empresa e se esse for o caso, a migração também é recomendada.

2 – Coordenar Migração com Desenvolvedores

Preferencialmente deve haver um trabalho em conjunto com administradores de sistema e programadores. Dessa forma, as equipes estarão alinhadas para identificar/corrigir qualquer problema que possa ocorrer pós migração. Quando isso não é feito, uma equipe pode terminar apenas querendo culpar a outra sobre o problema enfrentado e esquecem de que a migração foi necessária até mesmo para garantir a segurança do site.

3Mudança de Plano na Transferência de Servidor

Uma vez que os problemas com o seu atual plano de hospedagem sejam confirmados e estejam relacionados com o alto consumo de recursos ou qualquer limitação existente para planos compartilhados, a alternativa é disponibilizar mais recursos para seu site. Em nosso site dispomos de diversas opções corporativas para atender sua necessidade de forma satisfatória. Se você não sabe qual o plano ideal para você, poderá entrar em contato com nossa equipe comercial para que o plano seja indicado.

4 Precauções Adicionais na Transferência de Servidor

Tenha sempre cópias de seus arquivos (backup online) pois nem sempre os backups são transferidos com sucesso, pois complicações podem surgir e nossa equipe pode solicitar o envio destes arquivos para concluir o processo (caso você esteja vindo de outra empresa por exemplo).

Se você é novo cliente i7 Host, após a ativação do seu plano você precisará entrar em contato com nossa equipe para agendar o procedimento de transferência/migração. É importante mencionar que os planos antigos precisarão estar ativos até que nossa equipe conclua a migração de seus dados e você teste tudo de acordo.

Caso você já seja um cliente i7 Host e apenas esteja mudando de plano, você também precisará entrar em contato conosco para agendar a transferência de suas contas (quando o novo plano estiver ativo), porém, não será necessário enviar os dados de acesso (a não ser que o acesso ao seu serviço seja restrito como VPS ou dedicado por exemplo).

Antes de cancelar o seu plano antigo, verifique o acesso ao(s) site(s) e/ou sistema(s) para certificar-se de que tudo esteja funcionando de acordo para então cancelar o plano antigo. Isto é algo importante pois caso o plano antigo seja cancelado e o site apresente problemas, nossa equipe não terá como recuperar qualquer informação.

Conclusão

Mesmo realizando o processo de migração com o máximo de atenção possível, alguns problemas podem surgir e o apoio de todas as equipes (desenvolvimento e suporte) são cruciais para que sejam corrigidos o mais rápido possível. Após a migração, o DNS dos sites precisam ser atualizados para que apontem para o novo servidor (serviço).

Se você tiver preocupações adicionais referente ao processo de migração, sinta-se livre em contatar nossa equipe para maiores informações.