Como faço para descobrir quem está hospedando meu domínio?

2 de abril de 2019

quem hospeda meu site

Quem Hospeda meu Site – Atualmente existem diversos tipos de serviços de hospedagem de sites. Cada usuário pode escolher, conforme seu perfil e o valor disposto a investir, por este ou por aquele serviço de hospedagem, também chamado host.

Determinados tipos de servidores e serviços podem ser mais ou menos adequados a determinados tipos de usuários e websites e por isso existem tantas opções no mercado.

Você pode, por exemplo, optar por um plano de hospedagem em regime compartilhado, por um VPS, por um servidor dedicado, por diversos tipos de servidores cloud, etc.

Mas são tantas informações que a pessoa que não está muito acostumada com o tema ou não trabalha exclusivamente na área pode ser perder. E como fazer se eu não sei quem está hospedando o meu domínio?

A importância de descobrir qual empresa hospeda o seu domínio é especialmente pelos fatos de controle do seu sistema e de possibilidades de melhora na navegação do seu website. Através dessa informação você também pode identificar a empresa onde está hospedado o site, e se for o caso hospedar o seu endereço digital em outro lugar, caso não esteja satisfeito.

A i7 Host Personalité por exemplo, oferece hospedagem de sites no Brasil e nos Estados Unidos a preços justos, com tecnologia de ponta e extrema qualidade de serviço.

Mas antes de descobrir quem hospeda seu domínio, vamos primeiro esclarecer o que é um host de domínio. Você conhece esse termo?

Um host de domínio é um serviço de Internet que gerencia seu nome de domínio, por exemplo, seunome.com.

Esse host usa registros DNS para conectar seu nome de domínio a e-mails, sites e outros serviços da Web.

Geralmente, o host de domínio é onde você comprou o nome de domínio. E por isso você deve saber quem é a empresa que faz esse serviço. Se você não lembrar seu host de domínio, vamos ajudar a descobrir!

Qual é o meu host ou quem hospeda meu site?

A maneira mais fácil e rápida de se identificar a empresa que hospeda o seu domínio é saber para qual empresa você paga por este serviço. Nas faturas correspondentes aos custos do domínio você poderá ver estas informações. O registrador do domínio é, na maioria dos casos, a empresa que hospeda seu domínio.

Ainda, é possível que você não reconheça o nome da empresa ou que a empresa que efetivamente hospeda seu domínio seja um revendedor da empresa registradora do domínio. Nestes casos, a melhor maneira de saber qual é a empresa que hospeda seu domínio é através dos servidores de nome (Name Servers ou simplesmente NS).

Mas se você não tem certeza, veja como obter essa informação.

O primeiro passo para descobrir quem hospeda seu domínio:

1. Pesquise seus arquivos de e-mail para encontrar os registros de faturamento da inscrição ou da transferência do nome de domínio. O host de domínio está listado na fatura.

2. Se você encontrar, acesse o site do seu host de domínio ou órgão registrador e faça login com as credenciais que você usou quando comprou ou transferiu seu domínio.

Pronto, se você tiver os dados guardados em seu e-mail, fica fácil descobrir.

Porém, se você não conseguiu ainda descobrir vamos apresentar ferramentas que podem ajudar a identificar quem está hospedando o seu domínio. Existe na internet algumas ferramentas simples e gratuitas para descobrir a empresa que hospeda um website e também a sua localização.

O funcionamento é totalmente on-line e independe do sistema operacional do seu computador ou navegador. Basta você estar conectado a internet.

  • Ferramenta 1 – Para descobrir seu host

O site Registro.Br (https://registro.br/2/whois);

Trata-se de um site criado cujo principal serviço, totalmente gratuito, é informar quem hospeda websites. Utilizar o Registro.Br é bastante simples: você só precisa acessá-lo e então digitar o endereço, a URL, no campo de pesquisa.

Você acessa o site e digita o endereço URL do website. Depois é só clicar em “Search”.

De maneira rápida o serviço informará qual empresa hospeda o site, além do endereço IP e dos nameservers. A opção “WHOIS”, além disso, levará você até uma página contendo maiores informações a respeito do proprietário do domínio em questão.

O site do Registro.Br também conta com outras ferramentas adicionais (todas elas gratuitas) extremamente úteis.

  • Ferramenta 2 – Descobrir a localização do servidor

Se você quer descobrir qual a localização geográfica do servidor, também é possível. Para isso basta utilizar uma ferramenta chamada LocalizaIP e rastrear o endereço do IP. Você consegue essa informação de maneira muito fácil.

Acesse o site localizaip.com.br, digite a URL do site no campo e clique no botão “Localizar”.

Pronto! Em questão de segundos você tem a informação que precisa.

Descobrir onde um site está hospedado é uma tarefa mais simples do que parece e não precisa ser nenhum expert em tecnologia para conseguir essa informação. Com a ajuda de algumas ferramentas gratuitas e on-line é possível saber o nome da empresa de hospedagem responsável por qualquer website na Internet e também a localização aproximada do servidor.

Pode ser útil para quem precisa descobrir a origem de um site para fins comercias, melhoria de sistema, judiciais e até para quem gosta de ter o controle sobre seus negócios on-line.

Saber quem hospeda um site e a origem, pode inclusive, favorecer o seu negócio on-line. Com essas ferramentas gratuitas é possível saber o nome da empresa que hospeda o site analisado, inclusive com a localização aproximada do servidor. Não é fácil?

Agora que você já aprendeu, pode descobrir ou confirmar, quem é o host do seu website.

Se ainda não possui um site e quer montar o seu mas não sabe onde registrar e hospedar o seu domínio, fale com um de nossos especialistas. Temos sempre um consultor especializado, pronto para atender e esclarecer todas as suas possíveis dúvidas.