Hospedagem de Sites Ilimitada? Você realmente acredita nisso???

22 de maio de 2018

Hospedagem de Sites Ilimitada? Você realmente acredita nisso???

É muito comum quando precisamos de serviços de Hospedagem de Sites, nos depararmos com anúncios deste tipo: Hospedagem de Sites Ilimitada!

Mas o que isso significa na prática? Vamos de maneira muito simples, descrever o que isso significa:

Isso significa que você será Enganado (a)!!!

Muitos clientes nos perguntam no ato de contratar nossos serviços, se oferecemos planos de Hospedagem de Sites Ilimitada?

Ao respondermos que a i7 Host não oferece este tipo de serviço, eles se sentem mais confortáveis e confiantes em seguir o atendimento conosco.

Mas porque isso acontece?

Existem muitos anúncios na internet prometendo algo que na maioria das vezes não é verdade, e neste caso, muitos usuários que nos procuram, já foram enganados por este tipo de propaganda.

Todo esse marketing serve apenas para agarrar o cliente a qualquer custo, e geralmente as empresas que ofertam este tipo de plano, oferecem aos seus clientes uma estrutura de baixa qualidade e suporte técnico precário.

Ao contratar este tipo de serviço, provavelmente você verá em seu painel de controle, muitos recursos ilimitados, porém, com poucos dias de utilização, você perceberá que estes recursos não são verdadeiros e poderá ser forçado a migrar de plano/servidor ou até mesmo se retirar da empresa. É isso mesmo, se retirar da empresa caso não aceite o novo plano ofertado por eles.

Para que você não caia nessa “pegadinha”, a i7 Host testou uma dessas empresas e o resultado foi péssimo.

Em geral, as características oferecidas por estas empresas e que você deve ficar muito longe são: Hospedagem de Sites Ilimitada, Espaço em disco ilimitado, Contas de Email ilimitadas, Espaço das caixas postais gigantescos, Banco de dados ilimitados, Sites ilimitados, entre outros.

Estes são alguns termos utilizados por empresas para atrair os clientes que não possuem conhecimento do segmento de Hospedagem de Sites.

Para que você saiba um pouco mais sobre esse tipo de pratica, contratamos para testes uma empresa que oferece aos seus clientes um plano ilimitado. O plano possuía todos os recursos ilimitados, inclusive espaço em disco e contas de email.

Pois bem, vamos lá!

Após uma semana de conta ativa pudemos realizar o primeiro teste:

Fazer um upload por FTP de um arquivo de site do tamanho 10 GB.

Resultado: Mais de 5 quedas de conexão, diversas falhas e a impossibilidade de finalizar o processo. Simplesmente o servidor não suportou a operação.

Decidimos ser um pouco mais generosos com essa empresa e dividimos o arquivo em duas partes de 5 GB cada.

Resultado: Conseguimos realizar o upload do primeiro arquivo após 3 tentativas, mas o segundo arquivo, em momento algum conseguimos realizar o upload.

Solicitamos suporte à referida empresa, ao qual foi respondido depois de 24 horas e uma resposta diferente do que havíamos perguntado.

Ok, então decidimos testar cinco arquivos de 2 GB cada para ver se ele seria capaz de realizar o upload.

Resultado: Com muitas dificuldades e depois de algumas horas gastas, conseguimos realizar o upload dos 5 arquivos, totalizando 15 GB de upload (5 GB do primeiro arquivo e 5 arquivos de 2 GB cada da segunda tentativa).

Seguimos para o segundo teste:

Criar mais de 50 contas de emails e realizar upload de emails que totalizavam 10 GB em contas diversas.

Resultado: Conseguimos criar apenas 25 contas, pois algo aconteceu no sistema que não nos permitiu criar mais contas, resultando em uma mensagem de erro.

Solicitamos novamente suporte para sabermos o que estava ocorrendo.

Resultado: Após 24 horas de espera, fomos informados que o sistema estava passando por atualização e que não poderiam liberar mais contas de emails naquele momento.

Sem problemas, seguimos então com o upload dos emails nas contas existentes.

A primeira conta que recebeu o upload, parou de funcionar após 10 minutos, assim que recebeu mais que 250 MB de dados.

Depois de algumas horas tentando fazer a conta de email funcionar, mesmo visualizando no painel de controle da hospedagem de sites ilimitada que a conta possuía espaço ilimitado, a mesma não funcionou mais.

Realizamos um simples teste: Enviarmos um email teste para a conta em questão e recebemos uma mensagem de erro por falta de espaço em disco.

Mas o plano é ilimitado, o espaço é ilimitado, criamos a conta de email com cota ilimitada e como não tem mais espaço?

Pois bem, nos restava apenas abrir uma nova solicitação de suporte reclamando do problema no funcionamento do serviço.

Resultado: Aguardamos mais de 48 horas por uma resposta, que veio por telefone.

Uma pessoa se identificou como sendo do setor comercial da empresa e nos explicou que estávamos excedendo os recursos do servidor. Ao justificarmos que contratamos um plano ou uma conta ilimitada e que ela deveria funcionar, pois os R$ 12,90 pago por (Tudo ilimitado), contemplaria o espaço e o número de contas de emails que desejávamos utilizar, então recebemos as seguintes opções do atendente:

1. Migrar a conta para um plano Cloud que suportaria nossa demanda no valor de R$ 109,90 por mês;

2. Procurar uma nova empresa que suporte nossa demanda (Indiretamente, pediram para que nós nos retirássemos).

Questionamento ao atendente

Nos ofertaram através do site o plano Hospedagem de Sites ilimitada, então perguntamos: Esse plano não é ilimitado? Pois se estamos tendo problemas de espaço em disco, subentende-se que o plano é uma propaganda enganosa.

Desta forma, o atendente fingiu que não escutou e nos repetiu a pergunta: Qual das duas opções o senhor deseja?

Com esta situação, claramente podemos perceber que trata-se de uma propaganda enganosa e que muitos usuários acabam caindo por falta de conhecimento.

Então, cuidado para não cair em pegadinhas na hora de contratar a hospedagem de seu site e emails.

Conclusão.

Na i7 Host, a equipe comercial é altamente capacitada para lidar com essas questões.

Caso você não seja um cliente i7 Host e esteja enfrentando dificuldades como esta, entre em contato conosco que teremos o prazer em ajudar.