5 tecnologias para sites que podem impulsionar o seu negócio

18 de abril de 2019

O mercado competitivo entre as empresas nunca esteve tão agitado e, com oscilações na economia, todas as formas de ajudar a impulsionar um negócio devem ser estudadas e aplicadas. As tecnologias estão em alta e ajudam muitas organizações a alcançarem cada vez mais clientes e negócios. As opções de TI podem ser utilizadas por todos os tipos de empresas, desde empreendedores individuais até multinacionais, tendo cada uma um plano estratégico diferenciado.

Mas você sabe como as tecnologias para sites podem fazer o seu negócio crescer e se destacar dos demais? Neste post vamos dar todas as dicas para você utilizar essas ferramentas a seu favor e ver seus lucros aumentarem.

A porta de entrada da realização de um negócio no Brasil cada vez mais é o site que representa a empresa. O site é o rosto apresentado ao possível cliente e também àqueles que já consomem o produto, mas precisam ser constantemente cativados.
Não basta, porém, ter um simples site, só para constar. Atualmente está provado que antes de mais nada, o empreendedor precisa de uma estratégia digital.

Qual a Importância de se ter uma boa estratégia digital?

Esse tipo de estratégia tem como objetivo centralizar a utilização da tecnologia para impulsionar os negócios, seja criando novos produtos, atingindo novos clientes ou até reestruturando o que já existe e continua a entregar resultados.
A estratégia digital vai mostrar o caminho que uma organização deve percorrer para criar novas vantagens competitivas através do uso de tecnologia, além das táticas adotadas para alcançar estas mudanças. As novas tecnologias possibilitam a entrega de serviços que antes não eram adotados pela empresa.
A área tecnológica aumenta as respostas quanto aos planos de marketing, facilita o atendimento ao cliente, entrega mais possibilidades de compras e acessos on-line, aumenta o fluxo de pessoas interessadas no produto, entre outras ações vitais para um negócio ser lucrativo. Para isso, vamos conhecer algumas tecnologias que podem transformar o seu negócio e fazer com que o seu retorno seja cada dia maior.

Conheça as 5 tecnologias que podem mudar o seu site e impulsionar o seu negócio

1. Uso de software CRM (Costumer Relationship Management)
Atualmente existem tecnologias que estão focadas em atender a pequenos e médios negócios e colaborar com o seu desenvolvimento no mercado. Algumas ferramentas tecnológicas são usadas especialmente com esse intuito, como é o caso do CRM, que visa o melhoramento das vendas e potencializar o nível de serviço oferecido para os consumidores do serviço oferecido.

Um Costumer Relationship Management está não só pronto para entender, mas também antecipar e responder as necessidades do mercado atual e captar novos clientes. O CRM possui como finalidade a criação de valor agregado, melhoramento das relações entre as partes e a otimização da porcentagem do retorno pelas vendas.

2. Chatbot
O chatbot é um sistema tecnológico capaz de simular conversas humanas utilizando diálogos pré-definidos para tirar dúvidas, realizar comandos e até finalizar vendas.
Um ótimo exemplo de como essa tecnologia funciona muito bem e está integrada ao cotidiano das pessoas é o caso dos comandos dos celulares, que interagem através das perguntas que fazemos.

Um chatbot bem definido e que traz muito retorno para o site é aquele que consegue entregar respostas com rapidez, sem que com isso pareça que é uma máquina, tornando a experiência do usuário mais intuitiva e simpática.

Com o chatbot o cliente consegue interagir com o software, que pode indicar um produto específico ou lançamentos de acordo com as informações oferecidas durante a conversa e seus questionamentos, direcionando aos produtos oferecidos pelo site. É uma forma bem mais moderna e prática de atender ao cliente imediatamente, a qualquer hora do dia, sem a necessidade de aguardar uma fila de atendimento, ligar para uma central, ter que sair de casa para comprar algo ou resolver alguma dúvida.

3. Geolocalização
A geolocalização atua como uma espécie de radar que marca localizações e seus usos podem variar de acordo com quem a utiliza. Essa tecnologia funciona da mesma forma que um mapa, que mostra a localização das pessoas que acessam o seu site ou ainda ativam algum mecanismo especifico que possa identificar a região do acesso.

Muitas empresas já utilizam a geolocalização para identificar onde estão os seus clientes e também quantas vezes por dia ele passa pela loja virtual ou física. Outras empresar criam uma base de dados que mostra onde moram para saber onde está a maioria dos seus consumidores e observar as regiões que atingem mais pessoas, dessa maneira podem traçar melhores estratégias de marketing ou alcance direto para seu público, impulsionando a venda e a procura pelo seu produto.

4. Mobilidade através de aplicativos
Todo mundo sabe que até mesmo os computadores convencionais já estão sendo substituídos por dispositivos móveis. O uso de qualquer dispositivo como smartphones, tablets, notebooks, além dos aparelhos de rastreamento, conecta o cliente à informação que ele busca e pode facilitar a decisão na compra final.

Os dispositivos móveis podem ser a solução de muitas empresas, tanto para captar clientes ou até mesmo para resoluções internas. Os mecanismos de rastreamento ajudam a aumentar o nível de eficiência e o nível de serviços das pequenas e médias empresas, aumentando sua posição de destaque no mercado.

Um aplicativo nada mais é do que um programa que pode ser instalado nos diversos dispositivos móveis dos clientes. Desta forma, o chamado app passa a formar parte do celular, tablet e demais aparelhos. O ícone que identifica com uma imagem a empresa estará sempre visível no menu do dispositivo. Isso faz que as pessoas sempre lembrem da existência da empresa.

Inserir um aplicativo com a cara da empresa oferece inúmeras vantagens em termos de atendimento ao cliente mobile, deixando-o mais moderno e conectado aos seus parceiros e clientes.

5. Armazenamento em Nuvem
O armazenamento de dados em Nuvem pode ser utilizado para empresas ao construir e impulsionar o seu crescimento no mercado, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em tecnologia.
A nuvem antes era utilizada somente para armazenamento de arquivos, mas agora apresenta um modelo diferenciado que é capaz de integrar sistemas virtuais e aplicativos muito potentes e que conseguem substituir todos os servidores de uma empresa.

Para pequenos e médios empreendedores o ganho acontece especialmente por conseguir armazenar de forma escalável todos os dados, com o valor que vai de acordo com a utilização do recurso.

Como última dica de utilização de tecnologias podemos citar as plataformas de relacionamento, como Facebook, LinkedIn, Instagram e o próprio Google – com seus instrumentos próprios – que podem aumentar os chamados negócios digitais, atuando como ferramentas de conectividade e relacionamento.
Diferentes empresas demandam diferentes recursos tecnológicos e por isso cada caso deve ser estudado por uma equipe especializada.

Se você gostou das nossas dicas de utilização de tecnologia para impulsionar o seu site, não deixe de falar com a nossa equipe e descobrir qual a melhor solução para o seu negócio!