5 Fatores que determinaram a competitividade de seu site

8 de maio de 2019

As empresas que buscam visibilidade no mercado e crescimento econômico sabem que um site competitivo e atraente pode alavancar qualquer negócio e aumentar consideravelmente seu posicionamento na visão de futuros clientes, fornecedores e até investidores.

A competitividade de um site

Pode ser medida pela quantidade de retorno que ela entrega ao negócio e como ele pode alavancar vendas, visitas ou contratações, expandindo a lucratividade do empreendedor.

Com a inserção diária da tecnologia na vida das pessoas, especialmente pelo uso da internet e redes sociais, a visibilidade na web é considerada cada vez mais importante e muitas empresas já possuem seu próprio endereço virtual.

Seja para grandes, médias ou pequenas empresas ou ainda, para blogs e profissionais autônomos o site já é considerado uma importante ferramenta de marketing e não deve ser negligenciado como tal.

Mas para ganhar espaço e lucrar com isso, não basta apenas ter um site estagnado, que não receba visitas ou gere negócios. É preciso ficar atento para os fatores atuais e determinantes que ajudam a aumentar a competitividade de seu site e, consequentemente, o crescimento da empresa.

Elencamos alguns fatores que podem ajudar a aumentar a competitividade do seu site e garantir a visita de clientes e retorno financeiro. Fique atento e não perca nenhuma dica!

 1. Identificação da persona e foco no cliente

Essa é uma regra básica para quem busca crescer usando mecanismos on-line de marketing, divulgação e vendas. Para entender melhor esse ponto vamos definir o que é a persona. Persona é quem representa de forma fictícia o seu cliente ideal.

Esse sujeito fictício é obtido através da análise de dados reais sobre comportamento e o local onde se encontram os seus clientes. Através da persona também é possível criar histórias pessoais, que contem com os objetivos, motivações e até medo que podem ser encontrados, oferecendo assim um produto que seja a solução desses dilemas.

Por exemplo, se você possui um site de ração para animais domésticos que realiza entrega a domicílio, sua persona será alguém que possui um Pet, que ama os animais, mas não tem muito tempo para sair e comprar a ração de seu animalzinho. Ela então vai encontrar a solução encontrando seu site, que realiza a entrega em domicílio ou até no seu local de trabalho.

A localização da persona também vai ajudar a encontrar interessados que morem no raio próximo ao seu comércio, onde a entrega é factível, facilitando assim a compra.
Se esse é seu caso, não adiantaria por exemplo, divulgar seu site para pessoas que não gostam de animais ou moram em outro país.

A identificação do seu cliente faz com que você possa direcionar anúncios, marketing digital e outras ferramentas que colaborem com a difusão de seu trabalho, por isso, foco no cliente é a palavra de ordem para aumentar a competitividade.

 2. Ações eficazes de marketing e comunicação

Se você já descobriu quem é o seu cliente e quem você deseja alcançar agora é a hora de planejar ações de marketing e comunicação para divulgar o seu negócio. Uma boa estratégia digital deve ser elabora, de acordo com os objetivos a serem alcançados e a verba disponível para difundir a sua empresa.

Nesse ponto vale lembrar que marketing e comunicação não devem ser encarados como gastos, mas sim como investimentos. O velho ditado de quem “não é visto não é lembrado” nunca se fez tão verdadeiro em tempos de persuasão digital.

Anúncios no Google, Facebook, Instagram e ações direcionadas fazem toda a diferença na hora de inserir seu site em um ambiente competitivo. Se você não possui um colaborador que conheça bem a área, procure sempre um especialista!

3. Insights sobre necessidades atuais e demandas futuras

Ser competitivo é estar sempre um passo a frente no mercado e não somente seguir tendências. Isso quer dizer que, não basta fazer o que o outro faz, mas também criar novas oportunidades!

Realizar uma análise dos dados detalhada e gerar informações que possam revelam as necessidades atuais ou futuras do mercado podem fazer com que o seu negócio seja realmente promissor e alavancar as vendas.

O seu site deve ser um campo rico para essas pesquisas, através de formulários de pesquisas e conteúdos que mostrem ao cliente que você é especialista na área e pode desenvolver produtos e serviços que tenham garantia de qualidade e sejam ao mesmo tempo mais atrativo.

4. Chatboot

Pode parecer um mero detalhe, mas ter um chatboot em seu site pode torná-lo muito mais competitivo e atraente, com mais chances de realizar negócios.

O chatboot é um programa de computador que realiza aquilo para o qual é programado e tem a capacidade de simular uma conversa real entre o cliente e um robô. Dessa forma o programa simula uma conversa em um chat e o visitante pode fazer perguntas e obter respostas como se estivesse em uma conversa normal com um atendente.

Com o chatboot, é possível automatizar tarefas que são tidas como repetitivas como as dúvidas frequentes, por exemplo. Esse atendimento prévio pode mostrar ao cliente que o seu site se preocupa com o bem-estar dos visitantes e facilita o acesso ao conteúdo.

Da mesma maneira, o chatboot pode interagir com um futuro comprador e direcioná-lo ao contato com a equipe real, que poderá finalizar o processo de atendimento.

Essa ferramenta tecnológica pode ajudar a aumentar a visibilidade de seu site e o número de acessos, já que os visitantes serão “convidados” a interagir de uma maneira intuitiva e leve.

5. Boa hospedagem web e host confiável

Um site competitivo deve estar sempre ativo e presente no mundo virtual, imune de panes ou irregularidade que o façam perder sua credibilidade no mercado e deixar o cliente sem respostas quando ele mais precisa.

Para ter um site confiável e aumentar sua competitividade e presença no mercado você deve optar por uma hospedagem de qualidade e um host confiável.

Algumas opções na internet podem oferecer vantagens que ao primeiro olhar parecem ser atrativas, mas não garantem um bom serviço e podem estragar toda a sua reputação.

Escolher uma boa hospedagem e um host que tenha excelência no mercado digital faz uma enorme diferença na hora de mostrar profissionalismo e captar novos negócios, elevando o grau de confiabilidade e segurança. Por isso, é tão importante contar com uma empresa que sabe o que faz e o realiza com qualidade e eficiência.

Agora você já conhece os principais fatores que são determinantes para a competitividade de seu site e que ajudarão a alavancar a sua empresa.
Se você ainda não tem um site ou procura soluções inteligentes e confiáveis para crescer no mercado, fale com nossa equipe e seja atendido por um consultor especializado.